Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Gestão do negócio foi foco de seminário nacional das Cooperativas do Ramo Educacional

1 de Agosto de 2019, 12:22 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 68 vezes
24.05.2019 seminario nacional de cooperativas educacionais 2

Cento e setenta (170) pessoas, representando 49 cooperativas educacionais de todo o país, participaram, no dia 24 de julho, do Seminário Nacional do Ramo Educacional, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, com o objetivo de discutir gestão e inovação do negócio. Na programação constou palestras e debates a respeito da gestão do negócio cooperativo, cenário educacional, gestão e inovação do ambiente escolar, entre outros, além de atividades de alinhamento estratégico.

A Bahia marcou presença com uma delegação formada por 12 gestores de cooperativas educacionais, dos municípios de: Irecê, Eunápolis, Salinas da Margarida, Rui Barbosa, Sobradinho e Paulo Afonso.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, deu as boas-vindas aos participantes do seminário e destacou a importância do evento. “Temos vivido momentos de intensos desafios no país e o setor educacional está entre os setores impactados, por isso, é importante nos lembrarmos da premissa que move as cooperativas educacionais, que é oferecer uma educação de qualidade, contribuindo para a formação de cidadãos mais cooperativos. É isso que fará do Brasil, um país mais forte, mais próspero. A educação é o grande motor do desenvolvimento”.

A condução das reflexões do seminário ficou por conta da analista de Desenvolvimento e Gestão de Cooperativas do Sistema OCB, Pamela Lima, do presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite, do palestrante Renato Casagrande, especialista em educação, da gerente de Relações Institucionais da OCB, Fabíola Motta, do professor da Universidade de Brasília, Francisco Thiago Silva, e do diretor de Marketing da Tecnisa, Romeo Busarallo, especialista em inovação.

 

CENÁRIO BAIANO E IMPRESSÕES SOBRE O EVENTO

 

O ramo educacional abrange 265 cooperativas no Brasil, com 60,7 mil cooperados e 3,4 mil empregados, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro. Na Bahia, de acordo com o Relatório de Gestão 2018 do Sistema OCEB, são 10 cooperativas, com 6.467 cooperados e 252 funcionários.

A presidente do conselho de administração da Cooperativa Educacional de Irecê – COPERIL e representante das cooperativas educacionais no Conselho Diretor da OCEB, Alaerte Aronia, considera que por serem empresas que se diferenciam de outras instituições educacionais, as cooperativas precisam investir continuamente, quando o assunto é gestão. “É de fundamental importância termos a consciência que fazemos parte de um mercado altamente competitivo e precisamos estar preparados, com pessoas qualificadas, para desenvolver serviço de qualidade, atendimento diferenciado, coisas que já fazemos, mas que precisam ser aprimoradas cotidianamente”, afirmou a partir da sua experiência e do que foi exposto no seminário

Para Maria das Graças Possenti, presidente da Cooperativa Educacional de Salinas – COOPESAL, o evento também funcionou como motivação para os participantes. “O aprendizado do seminário foi de grande valia. Os palestrantes souberam aproveitar a oportunidade para nos entusiasmar e nos encantar. Ainda mais nesse período de crise onde acabamos ficando desmotivados. A troca de saberes foi muito importante para renovar, sobretudo, nossas esperanças e expectativas”.

A programação do seminário contou, ainda, com um painel moderado pela gerente Técnica e Econômica da OCB, Clara Maffia, que teve por objetivo apresentar um pouco do que tem sido feito pela OCB em prol das cooperativas educacionais.

 

Confira o vídeo com os principais destaques do evento que ocorreu em Irecê.

 

Ascom OCEB com informações do Sistema OCB

 

 


Tags deste artigo: cooperativa cooperativismo educacional negocio

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.