Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Comunicação - Sistema OCEB

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Gescoop impulsiona a melhoria da gestão das cooperativas

21 de Janeiro de 2020, 14:28 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 11 vezes
Gescoop salvador ultimo modulo 2

Aprender para crescer. É pensando assim que o Sescoop/BA oferece várias soluções de formação profissional para conselheiros, dirigentes e funcionários de cooperativas baianas.  Aqui evidenciamos o Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – Gescoop, que contribui para desenvolver atitudes, comportamentos e habilidades de gestores cooperativistas para que conduzam, de forma ainda mais qualificada, a gestão das cooperativas em que estão inseridos.

De junho de 2019 a janeiro de 2020, aconteceram duas turmas do GESCOOP, uma em Salvador e outra em Pintadas. Ao todo, foram 64 participantes.

 

OLHAR SOBRE O COOPERATIVISMO AMPLIA

Após participar de 10 módulos, com 16h cada, cursistas avaliaram que o Gescoop transforma, e muito, o entendimento sobre o cooperativismo. “Foi um divisor de águas na minha carreira porque quando a gente está na cooperativa a gente tem uma visão limitada do que é o cooperativismo, mas a partir do momento que a gente encontra outras cooperativas, descobrimos novas maneiras de trabalhar, de aprimorar processos, além de criar networking e interação entre outras cooperativas”, contou Maria da Conceição, Gestora Financeira da Coopermédica.

Uma característica da capacitação é a diversidade de temas trabalhados nas áreas de recursos humanos, gestão, finanças, negócios, planejamento, governança e educação cooperativista.  Para Ana Borba, Analista Comercial do Sicoob Credmed, apesar de um conteúdo teórico vasto, os conhecimentos podem ser colocados em prática: “O GESCOOP vem com muitas matérias diferentes e, ao mesmo tempo, apesar de ser um conteúdo bem abrangente a gente pode levar para a prática. Foram apresentadas muitas ferramentas, soluções, muitos exercícios práticos que a gente leva no papel para poder fazer lá na cooperativa... Tem coisas que a partir do momento que a gente saiu da aula já pode aplicar”, disse.

 

INTERAÇÃO GERA APRENDIZADO

No processo de aprendizagem a interação é um aspecto fundamental e o Gescoop proporcionou muitos momentos de diálogo e troca de experiências entre os participantes que atuam em cooperativas de diferentes ramos. Uma das participantes, Elaine Barbosa, cooperada da Unifisio, apontou que o Gescoop foi um espaço para as cooperativas apresentarem seus serviços e produtos. “Começamos a entender todas as cooperativas e a entender a nossa importância dentro da cooperativa. Todos os colegas apresentaram suas cooperativas, os serviços oferecidos e as vantagens de ser associado”, contou.

Gescoop salvador ultimo modulo 1

 

PDGC NO GESCOOP

A vinculação das disciplinas do curso ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC tem tido um retorno positivo dos participantes e favorece o entendimento sobre a relevância da profissionalização da gestão cooperativista.

 

CONFIRA MAIS OPINIÕES

“As aulas foram extremamente importantes para todos nós, mas a interatividade de pessoas de cooperativas de vários ramos trouxe um ganho muito grande, pela experiência de cada um, pelos exemplos que cada um trouxe, me enriquecendo muito como profissional”. Everton Luis Almeida, Gerente de Crédito do Sicoob Cred Executivo

 “A princípio eu fui um pouco resistente em vim participar, mas tenho certeza que eu estaria hoje, se não tivesse participado, muito arrependido porque o aprendizado que eu adquiri foi de fundamental importância para mim e para o futuro da cooperativa. Parabenizo o Sescoop/BA, parabenizo o Sr. Cergio Tecchio. Eu estou saindo daqui enriquecido de conhecimentos”. Claudomiro Barbosa, Diretor de Departamento de Adesão da Coomap

“O SESCOOP/BA foi muito assertivo na escolha dos temas para o Gescoop, relacionando-os com o PDGC, de modo a atender as demandas das cooperativas e superar as expectativas dos participantes, contribuindo significativamente para a boa atuação de dirigentes, conselheiros e colaboradores com mais propriedade e sapiência”, comentou Adriana Oliveira da Silva, Conselheira de Administração do Sicoob Coopere.

Novas turmas do Gescoop estão previstas para 2020 e, assim, o Sistema Cooperativista Baiano segue promovendo a profissionalização da gestão das cooperativas.

 Gescoop pintadas ultimo modulo 1

Por ASCOM SESCOOP/BA

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.