Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudantes baianos são premiados na etapa regional do Concurso Cultural do Instituto Sicoob

28 de Outubro de 2019, 20:11 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 75 vezes
Concurso cultural instituto sicoob 17

Com o tema "Todo mundo ganha com a cooperação", estimulando o pensar sobre o consumo consciente, o Concurso Cultural 2019 do Instituto Sicoob mobilizou 764 escolas no Brasil e 61.171 alunos do 3° ano (categoria desenho) e 5° ano (categoria redação) do ensino fundamental I de escolas públicas e privadas. Na Bahia foram 35 escolas participantes, convidadas pelas cooperativas de crédito filiadas ao Sicoob Central BA, em 13 municípios, totalizando 3.080 estudantes.

O Concurso Cultural é realizado anualmente com a finalidade de difundir o conceito de cooperação para crianças dos 3° e 5° anos do Ensino Fundamental I e contribuir para formação de cidadãos mais conscientes.

 

PREMIAÇÃO REGIONAL

Na manhã da última sexta (25) ocorreu, na sede do Sicoob Central BA, em Salvador, o evento de premiação regional do concurso. Estiveram presentes as crianças, os responsáveis, as professoras e as pessoas de apoio estratégico das cooperativas filiadas ao Sicoob Central BA.

Taíse da Cunha Cersosimo, gerente financeira e de desenvolvimento organizacional do Sicoob Central BA, contou que “foi um programa onde toda a comunidade escolar se envolveu com o tema da cultura da cooperação, incentivando os alunos a refletirem, debaterem e produzirem desenhos e textos narrativos relacionados ao cooperar”.

O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, também foi prestigiar o evento. Ele considera louvável toda ação que divulga os benefícios do cooperativismo para a sociedade, ainda mais quando envolve educação.

 

VENCEDORES

Foram três vencedores da categoria desenho e três da categoria redação. Para premiação foram levados em consideração diversos critérios como originalidade e criatividade, abordagem correta do tema, estética, dentre outros.   Na etapa regional a premiação foi uma bicicleta para o aluno e R$500 para o professor. (Fonte: Instituto Sicoob)

Um dos estudantes vencedores foi Igor Matos Silva Gomes, da Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada município de Vitória da Conquista. Ele vai concorrer com estudantes de todo o Brasil na Etapa Nacional do concurso, cujo resultado deve ser anunciado em 11 de novembro de 2019. Antes da estadual, ao lado de quatro colegas da escola, ele já havia vencido a etapa local. A história contada por ele foi inspirada em super-heróis. “Eu gosto muito de super-heróis, por isso, o meu texto foi inspirado neles e conta a história do “Homem Reciclagem”, que tentou despoluir rios e cidades sujos pelo “Homem Lixo”, contou o estudante, que afirmou também ter gostado de participar da iniciativa e agradeceu o incentivo da mãe e da professora, Márcia Bonfim, na conquista do prêmio.

 

TORCIDA GARANTIDA DO COOPERATIVISMO BAIANO

As seis crianças vencedoras (confira na lista, abaixo) representarão a Bahia na etapa nacional, que será realizada em Brasília.  Vamos torcer, então, para os seguintes estudantes:

 

Categoria Desenho

- Daiana Samara Alves dos Santos – Escola Municipal de Caxias, do município de Itamaraju – Sicoob Costa do Descobrimento

- Davi Dantas Guerra – Escola Castelo Forte, do município Teixeira de Freitas – Sicoob Extremo Sul

- Davi Oliveira Borjes da Cruz – Escola Municipal Durval Santos Silva, do município de Mairi – Sicoob Coopemar

 

Categoria Redação

- Rebeca Novaes Neves – Escola Municipal Mário Batista, do município de Vitória da Conquista – Sicoob Crediconquista

- Igor Matos Silva Gomes - Escola Municipal Anísio Teixeira, do município de Vitória da Conquista – Sicoob Credcoop

- Maria Clara Cunha Lopes – Colégio Piaget, do município de Valente – Sicoob Coopere

 

Por Ascom Sescoop/BA (Com informações do Sicoob Central BA e site da Prefeitura de Vitória da Conquista)

Fotos: Cedidas pelo Sicoob Central BA

 

Concurso cultural instituto sicoob 18


Tags deste artigo: cooperativismo cooperativas Educação Concurso cultural Instituto Sicoob

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.