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Educadores de cooperativas baianas participam de jornadas pedagógicas

13 de Fevereiro de 2019, 12:36 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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Jornadas 2019 1

Cooperativas educacionais baianas promoveram, em janeiro, suas jornadas pedagógicas reunindo cooperados, professores e gestores para socializar vivências, debater práticas pedagógicas e aprofundar conhecimentos sobre cooperativismo. O Sescoop/BA apoiou a realização dessas jornadas, que ocorreram nas seguintes Cooperativas: 

Cooperativa Educacional de Sobradinho - Cooes; Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb; Cooperativa Educacional de Salinhas - Coopesal; Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis - Cooeduc; Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas - CETEF; Cooperativa Educacional de Pé de Serra - Coopeps e Cooperativa Educacional de Irecê - Coperil.

 

 

Palestras e avaliação

Com a condução de competentes profissionais, os educadores participaram de palestras sobre: “O que é ser um cooperado ou colaborador em uma cooperativa?”; “Motivação e fortalecimento da essência cooperativista; "Cooperativismo: um legado para a prosperidade"; "Cooperativismo: modelo de negócio para uma sociedade justa”; “Inteligência emocional” e “Leitura e Escrita na Escola - Os Desafios Atuais”. Como de praxe, os temas das palestras foram escolhidos pelas cooperativas, a partir das suas necessidades e estratégicas traçadas para o ano letivo.

 

Avaliando a atividade realizada na CETEF, a presidente da cooperativa, Elaine Silva, disse: “Momento muito enriquecedor e de grande valia para todos, sobretudo para os cooperados ao conscientizá-los através de reflexões e dinâmicas sobre a importância do envolvimento naquilo que se propõe a fazer dentro da cooperativa, como também a importância da boa comunicação no ambiente escolar”.

 

A temática da jornada desse ano foi inovadora, como explica a Orientadora Educacional da Cooeduc, Verônica Alves Oliveira, pois foi tratado sobre como “estimular e valorizar no ambiente escolar os procedimentos organizacionais e produtivistas, bem como deixar em evidência que a filosofia do cooperativismo é indispensável para uma boa prática dessa educação visionária, e que [os professores] possam se concentrar primordialmente na formação de pessoas solidárias, democráticas, capazes de se ajudarem, na base da união e da solidariedade. Destaco a parceria com o Sescoop/BA, enviando a palestrante que veio complementar a nossa semana produtiva”, contou.  

 

O Sescoop/BA continua trabalhando para ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional.

 

 

Por Ascom Sescoop/BA


Tags deste artigo: cooperativa ramo educacional Sescoop/BA educação cooperativista bahia cooperativismo

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