Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Direcoop reúne cooperativas para debater assuntos de interesse do cooperativismo baiano

17 de Julho de 2018, 13:50 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 38 vezes
Direcoop feira 2018 ok

Pelo sexto ano seguido o Sistema OCEB realiza o Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop. A abertura deste ciclo, que acontece em 6 cidades baianas abarcando diferentes regiões, ocorreu em Feira de Santana e reuniu mais de 50 representantes de cooperativas dos ramos trabalho, saúde, transporte, crédito, educacional e agropecuário.

Essa diversidade de representações é uma característica do evento que oportuniza a intercooperação, a proposição de melhorias para o cooperativismo do estado e a apresentação pelas cooperativas das suas demandas para compor o Plano de Trabalho 2019 da OCEB e do Sescoop/BA. Todos esses aspectos foram destacados pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, na sua fala de boas-vindas. Junto com ele, também estava a integrante do Conselho Diretor da OCEB – Ramo Trabalho, Marília Reis, para recepcionar o público.

FOCO DE 2018

O foco deste ciclo é o planejamento estratégico do Sistema OCEB para os próximos quatro anos, onde é apresentada uma lista dos objetivos estratégicos para que os participantes votem e decidam quais objetivos vão nortear as ações que serão implementadas pela OCEB e pelo Sescoop/BA. Para a diretora pedagógica da Cooperativa Educacional Pé de Serra - Coopeps, Sheila Souza, esse foi um diferencial do Direcoop: “Os representantes das cooperativas fazerem parte do planejamento estratégico foi uma novidade e isso é algo que também podemos levar para a nossa cooperativa”.

 Direcoop feira 2018 5

Durante o encontro, os participantes também opinaram sobre as cartas que serão entregues aos candidatos a Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual nas eleições deste ano, contemplando as reinvindicações regionais para o desenvolvimento do cooperativismo. “Nós constamos [nas cartas] as nossas necessidades de projeto legislativo e política pública para todo o cooperativismo do Estado da Bahia”, ressaltou Tecchio.

OPINIÕES

Participando pela primeira vez do evento, o Diretor Executivo da Unicred da Bahia, Breno Lessa, avaliou positivamente o Direcoop porque demonstra a proximidade da OCEB com as cooperativas e, além disso, sensibiliza as cooperativas a participarem, a fazerem parte de algo maior. Ele também achou importante a etapa de debater sobre as cartas para os candidatos para que os “eleitos representem as cooperativas e façam acontecer”, disse.  

O Direcoop recebe representantes de cooperativas recém-registradas na OCEB e de pessoas interessadas em constituírem novas cooperativas, como os participantes que vieram da cidade de Irará/BA e estão constituindo, com apoio da OCEB e do Sescoop/BA, dentro do Programa de Orientação Cooperativista – POC, a COAPIIRARA. “É de fundamental importância ter um evento que promove um planejamento estratégico de modo consultivo e participativo ouvindo as demandas efetivas de cada cooperativa”, afirmou Elias Alves.

 Direcoop feira 2018 4

INSCRIÇÕES ABERTAS

A próxima cidade a sediar o Direcoop é Salvador, no dia 20 de julho. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site: http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/

Confira mais fotos do Direcoop em Feira de Santana na comunidade do Direcoop.

 

Por ASCOM SESCOOP/BA

Fotos: VR14


Tags deste artigo: Gestão cooperativa Sescoop/BA cooperativismo Sistema OCEB OCEB Direcoop eleições 2018
Fonte: Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.