Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

DIRECOOP 2019: Encontro aconteceu em Vitória da Conquista

7 de Agosto de 2019, 14:33 , por Brenda Gomes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 87 vezes

Rede ola vdc

Planejar o futuro do cooperativismo na Bahia coletivamente. Com esse objetivo o Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop tem percorrido os quatro cantos do estado. A sétima edição do Direcoop já passou pelas cidades de Feira de Santana, Salvador, Irecê, e na última sexta-feira (2/8) foi realizado no município de Vitória da Conquista.

O encontro, que foi realizado no auditório da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, iniciou com as boas-vindas do presidente da cooperativa anfitriã e conselheiro representante do ramo agropecuário da OCEB, Jaymilton Gusmão, que agradeceu a presença dos participantes, destacando o potencial do evento. “O Direcoop é um evento que vem se desenvolvendo com o passar das edições. Hoje, consigo ver uma qualidade muito grande das coisas que produzimos neste espaço e reconheço que a OCEB e o SESCOOP/BA têm se empenhado para colocar cada item apontado como prioridade, pelas cooperativas, em prática”, afirmou.

Com a missão de fazer o repasse das ações realizadas pelo Sistema Cooperativista Baiano, em parceria com as cooperativas do estado, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, iniciou sua participação apresentando o vídeo institucional do SESCOOP/BA, chamando a atenção para a importância da disseminação da cultura cooperativista por meio de ferramentas multimídias. “Esses vídeos estão disponíveis para todos, estamos na era da imagem, então nós precisamos levar a imagem do cooperativismo para todos os lugares, além das nossas cooperativas. Vamos levar esses vídeos para as nossas faculdades, escolas, eventos, enfim, para todos os espaços possíveis.  Precisamos mostrar a cara da nossa gente. O cooperativismo é feito de pessoas”. Os vídeos produzidos pelo Sistema OCEB podem ser acessados através do link https://bit.ly/2YSba0s .

 

Ola

VOTAÇÃO DAS PRIORIDADES

É prática do Direcoop a escolha das prioridades estratégicas para o planejamento do Sistema OCEB pelos cooperativistas. Por exemplo, em 2018 uma das prioridades escolhidas para a gestão do ano de 2019, foi a “implantação de um programa de certificação de dirigentes”. Sobre o assunto, o presidente da OCEB afirmou que “um bom dirigente já prepara seu substituto todos os dias. A sucessão tem que ser estratégica”.

Neste ano, as prioridades que construirão o planejamento do Sistema OCEB para 2020 estão sendo selecionadas por meio de votação eletrônica pelo smartphone dos participantes. Inovação que tem como inspiração o modelo do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo – CBC, e tem diminuído a quantidade de papel utilizado nos encontros.

Para Ana Angélica Carvalho, secretaria da Cooperativa Educacional de Caetité – COOPEC, a novidade demonstra um processo de transparência do Sistema Cooperativista Baiano, já que os resultados são apresentados para os participantes logo em seguida. “Votar nas diretrizes através do celular é uma inovação simples e possível de fazer dentro das cooperativas. É uma forma rápida e que não deixa dúvidas do resultado. As cooperativas, principalmente as educacionais, devem utilizar as diretrizes escolhidas como prioridades em seu quadro de trabalho, pois o que o futuro está buscando, é a cooperação entre as pessoas, para o progresso do nosso país”, declarou.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

O próximo encontro do ciclo acontece na cidade de Itabuna, nesta sexta-feira (9/8). Inscrições e mais informações encontram-se no site: http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/ .

Fotos do Direcoop 2019 em Vitória da Conquista
Vídeo de Abertura do Direcoop 2019
 

 

Ascom  OCEB 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.