Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cooperativismo baiano marca presença no World of Coffee

7 de Junho de 2019, 17:24 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 25 vezes
World coffee 8

O cooperativismo baiano marca presença no World of Coffee, evento essencial para profissionais de café - atraindo um público fiel da comunidade global de cafés especiais. Organizado pela Specialty Coffee Association, a exposição deste ano, que acontece em Berlim, na Alemanha, é a maior dos últimos tempos, contando com mais de 300 expositores em três Salas de Expositores, duas Aldeias de Torrefação, Melhor Novo Produto, Laboratório de Design, Campeonato Mundial de Café, dentre outros espaços.

A programação do evento conta com campeonatos de baristas, lançamento de máquinas e cafés, palestras temáticas sobre futuro da produção, preço, consumo do café, forma de extração, apresentação de cases de sucesso de sustentabilidade, stands expondo diferentes tipos de cafés e seus derivados, etc.

Jaymilton Gusmão, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac e integrante do Conselho Diretor da OCEB, que está no World of Coffee representando as cooperativas agropecuárias vinculadas ao Sistema OCEB, destaca suas percepções sobre o foco do evento: “Nós estamos observando o mercado na ótica dos consumidores ou das pessoas que trabalham com café da porteira para fora, não nas propriedades, mas quem manipula o café e o extrai de diversas formas”.

Um dos assuntos debatidos nos ambientes da exposição é a preocupação com a sustentabilidade social, financeira e ambiental dos negócios que envolvem o café e o papel do cooperativismo nesse contexto na diminuição das diferenças e na agregação de valor para a cafeicultura. “A organização dos produtores em cooperativas se não for a única é a principal forma de agregar valor ao produtor e distribuir melhor as riquezas que são geradas pelo café. Temos que distribuir melhor essa riqueza e o cooperativismo é fundamental para diminuir essas diferenças”, concluiu Jaymilton.

O World of Coffee termina no dia 08 de junho e a perspectiva é proporcionar muitas experiências e conhecimentos para profissionais de café e organizações que atuam no ramo.

 

 

World coffee 2

 

Por Ascom Sescoop/BA (Com informações do site da World of Coffee)

Fotos: Jaymilton Gusmão


Tags deste artigo: Agro agropecuário

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.