Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cooperativismo baiano celebra parceria com Centro Universitário do oeste do estado

10 de Dezembro de 2019, 18:34 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 50 vezes
Parceria recorte

O cooperativismo baiano celebra mais uma conquista: o curso de Administração de Empresas do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira (UNIFAAHF) terá na sua grade curricular uma disciplina sobre cooperativismo. A UNIFAAHF é o maior centro universitário de Luís Eduardo Magalhães/BA, e um dos maiores do oeste baiano.

O interesse em estudar sobre cooperativismo dentro de um dos 11 cursos da UNIFAAHF, o de Administração, partiu da instituição de ensino, como conta David Schmidt, presidente da Cooperativa Educacional de Barreiras – Coopeb, e conselheiro fiscal suplente do Sescoop/BA. “A coordenadora Rossana Santos buscou alguns empresários da região para fazer um levantamento da aderência da grade curricular existente com as demandas do mercado. Aproveitei para mostrar o amplo mercado das cooperativas no Oeste e na Bahia em geral”, contou.

O diálogo avançou e as perspectivas são positivas com a previsão da matéria de Gestão de Cooperativas fazer parte da matriz curricular do curso de Administração da universidade a partir do ano que vem. “Além das expectativas institucionais pelo fortalecimento de uma parceria com uma entidade educacional de nível superior, o que nos viabilizará programas de capacitação profissionalizantes e técnicas aqui na região, a tranquilidade por um futuro com mais mão de obra desenvolvida e orientada com a filosofia cooperativista”, complementou Schmidt.

A Ms. Rossana Santos, professora e coordenadora dos cursos de administração e do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos, falou sobre a motivação para formar profissionais com conhecimentos sobre cooperativismo. “A parceria vem ao encontro da proposta acadêmica do Curso de Administração do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira - UNIFAAHF de prepararmos nossos alunos para o mercado de trabalho, de forma a interpretar e articular as ferramentas de gestão no atendimento específico dessa demanda. O Estado da Bahia tem um grande número de cooperativas e associações, principalmente na região oeste, e que precisa de profissionais com habilidades e competências necessárias para atender a esse setor, de forma a contribuir com ações efetivas para promover a transformação social que a região oeste precisa”.

Enquanto organizações que atuam para o desenvolvimento do cooperativismo na Bahia, a OCEB e o Sescoop/BA, que integram o Sistema OCEB, vão colaborar para a estruturação da diretriz curricular do curso. “Ficamos satisfeitos com essa parceria e vamos trabalhar para que os conceitos, diretrizes, princípios e valores do cooperativismo sejam contemplados na disciplina, sempre zelando pela qualificação dos profissionais que vão atuar no mercado de trabalho, após a graduação, e que eles possam atender as demandas das cooperativas da Bahia e do Brasil”, disse Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB.

O desenvolvimento dessa parceria será acompanhado pelas cooperativas do oeste da Bahia e também pelo Sistema OCEB, que têm trabalhado para que o cooperativismo seja, cada vez mais, conhecido e reconhecido pela sociedade.

Por Ascom Sescoop/BA

Foto cedida 

 

 

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.