Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cooperativas de Luís Eduardo Magalhães se mobilizam e fazem entrega de donativos ao Hemocentro de Barreiras

17 de Abril de 2020, 14:44 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 76 vezes

Mais uma vez o segmento cooperativista de Luís Eduardo Magalhães mostrou que, especialmente no atual cenário de pandemia pela COVID -19, todo movimento e intenção de cooperar são engrenagens de transformação individual e coletiva. Juntas, as cooperativas agrícolas: Cooperfarms (Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia) e Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e a de transporte COOPGNP (Cooperativa de Transportadores de Luís Eduardo Magalhães) realizaram nesta quinta-feira (16), a entrega de álcool em gel e equipamentos de proteção individual ao Hemocentro Regional de Barreiras.

As cooperativas e a unidade já são parceiros da campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea Doar Faz Bem, realizada desde 2017, em Luís Eduardo Magalhães e que integra o movimento Dia C, uma agenda estratégica do cooperativismo brasileiro, com o objetivo de executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A arrecadação dos equipamentos de proteção individual, especialmente máscaras e luvas, aconteceu num sistema de troca de donativos com o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, entidade que já coordena uma ação com a mesma finalidade e que beneficia o sistema de saúde pública da região. Em um ato de contrapartida do material recebido, as cooperativas doaram cestas básicas ao movimento SOS LEM, de inciativa da sociedade civil organizada e que atende famílias carentes do município.

Para o presidente da Cooperfarms, Marcelo Kappes, o gesto reforça o compromisso das cooperativas e de seus associados com a comunidade. “Este é mais um momento de unirmos e de cada um fazer a sua parte: o cidadão, redobrar os cuidados e hábitos de higiene e de isolamento social, sempre que possível; e à sociedade civil organizada promover verdadeiros mutirões de solidariedade, contribuindo com a doação de recursos, equipamentos e mantimentos, independente da causa social”, ressaltou Kappes.

Segundo a enfermeira e coordenadora do Hemocentro Regional de Barreiras, Dulce Rodrigues de Matos, a parceria é um meio solidário para que a unidade dê continuidade ao trabalho de coleta de sangue e, consequentemente, na manutenção dos estoques dentro de uma margem de segurança para atender a demanda da população, uma vez que as outras doenças não deram uma pausa. “Receber essa doação se torna muito importante neste momento de pandemia porque os nossos cuidados estão redobrados, principalmente com relação às normas de biossegurança”, pontuou Dulce.

Segundo ela, as coletas somente estão sendo realizadas mediante agendamento através do fone (77) 3613 3799, com o intuito de evitar aglomerações dentro da unidade. “O isolamento social deve ser mantido para evitar novas contaminações pelo COVID-19 e por isso, tais medidas de segurança e de proteção ao doador foram adotadas, mas as doações voluntárias precisam continuar para não haver um desabastecimento nos estoques”, conclamou a coordenadora. Atualmente o Hemocentro é responsável pelo abastecimento sanguíneo de 23 municípios da região Oeste do Estado.

 

Fonte: site da Cooperfarms


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.