Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cooperativas de crédito recebem capacitação sobre condução de assembleias

31 de Janeiro de 2012, 3:00 , por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado uma vez

Representantes das cooperativas de crédito da Bahia e Sergipe se reuniram nesta segunda-feira, 30 de janeiro, para participar do Curso de Condução e Realização de Assembleias, que teve com foco as ferramentas Sisorf e Unicad. O treinamento foi ministrado por Ormina Ferreira e Diego Silva do Banco Central do Brasil (BCB), no auditório do Hotel da Aeronáutica, Ondina, Salvador/BA.

Segundo o presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio, o curso surgiu da necessidade apresentada pelas cooperativas de crédito em entender os processos assembleares junto ao Banco Central do Brasil. "A expectativa é que haja uma melhora significativa na elaboração dos processos assembleares realizados pelas cooperativas de crédito. Em conseqüência, esperamos mais rapidez na aprovação dos projetos", ressalta.

O curso foi promovido pelo Banco Central do Brasil, por meio da Gerência Técnica Regional do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Bacen/Deorf/Gtsal), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/BA), em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).

Segundo Ormina Ferreira, os problemas mais recorrentes nos processos assembleares são as falhas na instrução dos processos, como por exemplo, a falta de toda documentação necessária. "Quanto mais instruída uma cooperativa estiver, mas rápido ela receberá respostas aos seus processos", destaca.

De acordo com o BCB, o Sisorf - Manual de Organização do Sistema Financeiro "tem por objetivo fornecer meio de consulta às informações sobre os aspectos legais, regulamentares e operacionais relativos aos atos que dependem de autorização do Banco Central do Brasil, de instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e administradoras de consórcio."

Segundo Diego Silva, não faz parte da cultura das cooperativas consultar o Sisorf, o que acaba dificultando o registro dos dados na Unicad. "Consequentemente, as cooperativas acabam se prejudicando na instrução dos pleitos junto ao Banco Central", completa. O objetivo do curso é capacitar as cooperativas para dissolver esta realidade.


Fonte: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias/cooperativas-credito-recebem-capacitacao-sobre-conducao-assembleias

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.