Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cooperativas da Região Sudoeste da Bahia comparecem ao Direcoop 2018

16 de Agosto de 2018, 11:27 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 47 vezes
Direcoop 2018 vitoria da conquista 3

O Direcoop reuniu gestores e líderes cooperativistas de diferentes ramos da Região Sudoeste da Bahia, além de representantes do campo universitário. Atendendo ao convite do Sistema OCEB, o público compareceu, em mais um ano, ao auditório da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC, localizado em Vitória da Conquista, no dia 10 de agosto. 

Como de praxe, o momento de boas vindas foi feito pelos conselheiros da OCEB e do SESCOOP/BA presentes no evento e, dessa vez, quem recepcionou o público foi Jaymilton Gusmão Filho, Valeriano Severino e Gerson Carlos e Cergio Tecchio. Eles destacaram a necessidade de maior integração entre as cooperativas da região para que o cooperativismo cresça e se fortaleça.

A apresentação sobre a atuação da OCEB e do SESCOOP/BA para responder às solicitações das cooperativas baianas e quais são as prioridades estratégicas do Sistema OCEB para o horizonte de 2019-2022 ficaram a cargo de Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB. Ele também pediu aos participantes que escolhessem 10 (dez) ações estratégicas para integrar o plano de trabalho do Sistema OCEB para 2019. 

Participando pelo terceiro ano do Encontro Regional, a secretária da Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo - COOPARDO, Marineide de Jesus, elogiou a metodologia participativa do evento e achou que é uma oportunidade para as cooperativas se atualizarem sobre o que tem sido feito em prol do cooperativismo no estado.

A leitura das cartas que serão destinadas aos candidatos a Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual nas eleições deste ano, e o debate sobre as propostas que constam nesses documentos, foram considerados de suma importância pelo presidente da COOPMAC, Jaymilton Gusmão. “Vamos escolher os nossos representantes e esse é o momento da gente analisar o que cada candidato tem para somar e o que ele(a) tem para fazer pelo cooperativismo. Nós, enquanto gestores e líderes de cooperativas, temos a obrigação de provocar os candidatos e saber quais são os planos que eles têm para o cooperativismo”, disse. 

O Direcoop também oportuniza que pessoas que estudam sobre cooperativismo e trabalham na área acadêmica se aproximem do Sistema OCEB e das cooperativas. Foi o caso da professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Maria Zilda Dantas, que participou do evento e fez um balanço positivo: “O Sistema OCEB nos trouxe conhecimento e informação sobre o movimento cooperativista na Bahia. Foram elencados itens que as cooperativas podem utilizar como forma de alavancar o seu desenvolvimento, dos seus associados, das suas famílias e da própria comunidade em que está inserida”. A professora também lembrou o quanto as cooperativas são instrumento de mudança e transformação das pessoas e da sociedade e esta foi a mensagem divulgada e reforçada no final do evento com a exibição do vídeo do Movimento SomosCoop.

O ciclo 2018 do Direcoop encerra na próxima sexta, dia 17 de agosto, na cidade de Luís Eduardo Magalhães. 

Confira mais fotos do evento clicando aqui.


Por Ascom SESCOOP/BA


Tags deste artigo: Gestão cooperativa Sescoop/BA bahia cooperativismo Sistema OCEB OCEB intercooperação Direcoop eleições 2018

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.