Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cooperativas baianas participam de Cursos em Gestão de Processos do PDGC

11 de Outubro de 2019, 14:33 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 8 vezes
Workshop em gestao de processos

Dando continuidade à agenda de capacitações voltadas para o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o Sescoop/BA iniciou a rodada de Cursos em Gestão de Processos do PDGC. Em abril desse ano, os representantes das cooperativas baianas participaram de workshops (veja aqui) que focaram no preenchimento do questionário de autoavaliação.

Os participantes desse novo ciclo de capacitações vão entender sobre os conceitos relacionados à gestão de processos, identificar os processos da cooperativa, compartilhar práticas e modelos consagrados de gestão e análise de processos de negócio, de forma que desenvolvam habilidades relevantes para atuar com foco nos resultados planejados.

A primeira turma do curso ocorreu nos dias 03 e 04 de outubro, em Salvador, sob a condução da palestrante Gênia Porto.  A programação está bem dinâmica, com construção de mapas mentais para consolidar os conhecimentos. Moema Maia, analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Central BA, destacou a boa condução do curso, tornando-o, segundo ela, “bem prático e participativo”.

A realização dessas capacitações tem como objetivo promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas baianas. Uma das cooperativas participante é a  dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio, que aderiu ao PDGC em 2016. A gerente administrativa da Unifisio, Josy Lobo, fez um balanço desse curso. “Muito importante ter participado do curso de Gestão de Processos. Através dele percebemos a grande importância do mapeamento dos processos para melhorar nossos resultados, ter uma visão do todo e, com isto, nos possibilita enxergar os pontos de melhorias, alcançando mais produtividade e qualidade”.

As próximas turmas do Curso em Gestão de Processos serão nas cidades baianas de Pintadas e Vitória da Conquista, com carga horária de 16h.

 

RELEMBRE COMO FUNCIONA O CAMINHO PARA EXCELÊNCIA

Uma das prioridades do PDGC é compreender em que nível estão as cooperativas para que elas atinjam o mesmo patamar, respeitando a sua trajetória e seu tempo de evolução. Tendo como premissa o processo evolutivo, a metodologia da Fundação Nacional da Qualidade, adotada pelo SESCOOP, possui quatro estágios de maturidade da gestão,, que são: Primeiros Passos para a Excelência (estágio inicial), Compromisso com a Excelência (estágio intermediário), Rumo a Excelência (estágio intermediário) e Excelência (estágio avançado).

 

Por Ascom Sescoop/BA

 


Tags deste artigo: PDGC Gestão Governança

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.