Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cooperativas baianas na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito

25 de Julho de 2018, 19:19 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 34 vezes
Conferencia woccu 2018

O cooperativismo baiano marcou presença na 14ª edição da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, evento promovido pelo Woccu (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito), que aconteceu de 15 a 18 de julho, em Singapura, reunindo mais de 1400 participantes de cooperativas financeiras de 58 países.  

Mais de 23 mil lideranças das cooperativas de crédito do mundo já participaram do evento, que tem como objetivo apresentar os resultados, as ações mais inovadoras das instituições e compartilhar as melhores práticas, além de promover o debate sobre o cotidiano das cooperativas e refletir a respeito dos desafios e visão de futuro do sistema no mundo.

Nesta edição foram abordados temas relacionados à tecnologia com foco nos conceitos globais de liderança, mecanismos de defesa digital, diversidade e inclusão, entre outros. Durante os quatro dias, os congressistas estreitaram relacionamento e participaram de sessões de aprendizado com especialistas de grandes instituições que propuseram reflexões relacionadas à inovação e ganho coletivo.

A delegação baiana, formada por gestores de cooperativas de crédito singulares e central da Bahia e conselheiros da OCEB e do Sescoop/BA, retornou com o compromisso de socializar os aprendizados e experiências adquiridos com a participação nessa conferência.

 

Saiba a opinião de quem participou

“A conferência foi uma oportunidade inspiradora para nós cooperativistas que lutam pelo aperfeiçoamento do sistema e das cooperativas. Dentre as muitas lições que volta na bagagem é a reafirmação de que planejar a sucessão de bons líderes e investir em inovação não se trata de opção, mas de sobrevivência e perenidade para as cooperativas”. (Maria Vandalva Lima de Oliveira, Cooperativa de Crédito de Livre Admissão no Nordeste e Centro Sul da Bahia – SICOOB COOPERE e Conselheira do SESCOOP/BA)

“O conhecimento de novas culturas e as apresentações dos diversos temas ligados ao cooperativo financeiro de vários países trouxeram bases vitais para nosso dia-dia em nossas comunidades. Saímos deste evento cheio de esperança que o cooperativismo financeiro é e será um grande instrumento de desenvolvimento social e econômico das nações”. (Valeriano Severino de Almeida, Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Sudoeste Baiano – SICOOB CREDICONQUISTA e Conselheiro Fiscal do SESCOOP/BA)

“Entendo que buscarmos o conhecimento contínuo é extremamente importante para nós, gestores, e participar da Conferência Mundial de Cooperativas foi muito rico, pois reforçou a ideia que devemos avançar em uma velocidade maior no quesito tecnologia digital e avaliarmos com cuidado as vantagens e desvantagens das Fintechs. Gostei muito do evento e aproveito para agradecer ao Sescoop pela oportunidade”. (Vandevaldo Teixeira Rios, Cooperativa Central de Crédito da Bahia – SICOOB CENTRAL BA e Conselheiro da OCEB)

“O ponto central nos alerta para as tendências tecnológicas e suas movimentações, e que nesta roda em movimento não devemos desacelerar, nunca parar. Devemos fortalecer o ensino e dar ferramentas para essa "globalização digital". Outro aspecto importante foi a intercooperação cultural: diversas nações falando e/ou se esforçando para caminharem no mesmo propósito. Um momento como este fortalece as cooperativas de crédito, que juntas percebem como podem fazer a diferença. Agradeço ao Sescoop/BA que tem acreditado na consolidação do cooperativismo baiano”. (Arnóbio Rios de Almeida, Cooperativa de Crédito do Sertão Baiano – SICOOB SERTÃO e Conselheiro Fiscal do SESCOOP/BA)

  

Próxima edição

A próxima parada, em 2019, será nas Bahamas, entre os dias 28 e 31 de julho.

 

Por Ascom Sescoop/BA

Com informações do site Portal do Cooperativismo Financeiro e Sicoob Coopere


Tags deste artigo: cooperativa crédito bahia cooperativismo Sescoop/BA Sistema OCEB OCEB mundo inovação

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.