Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cooperativas baianas iniciam Programa de Acompanhamento Econômico-financeiro

27 de Abril de 2018, 20:19 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 66 vezes
Curso gda rede ola

Contribuir para a melhoria da gestão e governança de cooperativas, promovendo o desenvolvimento da sua autogestão, é um dos focos de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, que desenvolve diferentes programas e processos de orientação, constituição, assessoramento e acompanhamento de cooperativas em todo o país.

Dentre os programas, existe o de acompanhamento econômico-financeiro das cooperativas, que é operacionalizado por meio uma ferramenta chamada GDA, em ambiente virtual, onde são registrados os dados econômicos, financeiros e sociais das cooperativas, organizando as informações e gerando conhecimento e subsídios técnicos aos dirigentes e executivos das respectivas cooperativas para a tomada de decisão.

E para ensinar como utilizar o GDA, foi realizado, em Salvador, no dia 20 de abril, o “Curso: Agente de Desenvolvimento Cooperativo” voltado para representantes de duas cooperativas baianas, a CAJ – Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia e a COOMAP – Cooperativa Nacional de Transporte Terrestre, e para os analistas de monitoramento do SESCOOP/BA. A capacitação foi realizada pelo Sescoop Nacional e teve como objetivo ensinar aos agentes como utilizar a ferramenta para, a partir daí, ser implantada nessas cooperativas como projeto piloto.  

A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/BA, Jussiara Lessa, ressaltou que os participantes do curso avaliaram positivamente o evento e as cooperativas CAJ e COOMAP já aderiram à ferramenta e estão em fase de alimentação do Sistema GDA, confirmando, assim, o interesse delas em demonstrar a capacidade econômica para parceiros, clientes e outras cooperativas.

A perspectiva futura é sensibilizar novas cooperativas baianas a aderirem ao programa para que o registro das informações contribua para melhorar a gestão econômica, financeira e social de cooperativas por meio de indicadores e para a promoção da transparência junto aos cooperados.

 

Por Ascom SESCOOP/BA


Tags deste artigo: Gestão cooperativismo cooperativas GDA Sescoop Governança

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.