Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Comunicação - Sistema OCEB

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Coopera Sudoeste: maior evento do cooperativismo da região sudoeste da Bahia

24 de Julho de 2019, 13:58 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 17 vezes
Coop10

 

ABERTURA E HOMENAGENS

A abertura aconteceu no dia 17 de julho com as boas-vindas dadas ao público pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, pelo Secretário de Finanças de Vitória da Conquista, Jonas Sala, e por Márcio Freitas, presidente do Sistema OCB, que proferiu a palestra magna da abertura.

Na sua fala, Tecchio refletiu acerca do cooperativismo no cenário atual, das possibilidades de crescimento desse modelo de negócios que traz desenvolvimento econômico e social, tanto nacionalmente, quanto regionalmente, como é o caso do sudoeste baiano.  “Esse evento é para mostrar um pouco o que a região faz, o que ela desenvolve, o que ela produz, o que ela pode dar para a população e para os pequenos municípios da região. Cada vez mais, Conquista aparece no cenário baiano e brasileiro do cooperativismo e isso é muito importante”, disse.

Representando o prefeito da cidade, o Secretário Jonas Sala ressaltou que as cooperativas são estruturas econômicas importantes, pois além dos princípios éticos e interesse pela comunidade, é um sistema que distribui renda de forma mais igualitária e incentiva a capacitação dos associados. “Vitória da Conquista é um celeiro do cooperativismo e eventos como este estimulam e divulgam o trabalho desse sistema, que, sem dúvida, melhora a nossa sociedade, produzindo e distribuindo riquezas”, completou.

Durante a sua palestra, o presidente Márcio Lopes apresentou um panorama do sistema cooperativista no Brasil e no mundo, o trabalho de representação que o Sistema OCB tem feito na defesa de importantes pautas favoráveis ao cooperativismo, além do compromisso do sistema cooperativista com o desenvolvimento sustentável. Em relação ao evento, ele comentou: “A ideia base ao organizarem o evento é muito interessante porque é sumamente cooperativista. A cooperativa não é um negócio que sai de fora, ela é um negócio que vem de dentro, que vem da base, então, eu acredito muito nisso, na sustentabilidade do cooperativismo porque ele age dessa forma, portanto, tem um ambiente muito propício para o desenvolvimento”.

Encerrando a noite, os organizadores do evento homenagearam o ex-deputado Coriolano Sales, “in memoriam”, pelo legado no desenvolvimento do cooperativismo no sudoeste baiano, e também Márcio Lopes de Freitas e Cergio Tecchio, por trabalharem em prol do cooperativismo, difundindo seus princípios e defendendo seus valores.  

 
CICLO DE PALESTRAS

A programação do dia 18 de julho contou com palestrantes de referência no cenário cooperativista e de destaque nacional que abordaram assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável, relacionamento com o associado, gestão empreendedora, competitividade e sustentabilidade econômica de cooperativas.

A palestra de Dr. Ayrton Spier, líder cooperativista com vasta experiência na área, coordenador Geral da Aliança Láctea Sul Brasileira e ex-secretário de agricultura e da pesca de Santa Catarina, foi sobre os "Fundamentos da Competitividade e Sustentabilidade Econômica de Cooperativas”. Ele embasou sua fala com muitos exemplos e dados sobre o cenário brasileiro em relação a negócios e competividade e explicou como a boa gestão pode ser um diferencial para o cooperativismo nesse contexto.

​Ainda pela manhã, Carmem Tereza Zagheti, Assessora de Ação Educativa na Lar Cooperativa Agroindustrial/PR, com a participação de Adriano Finger, Coordenador do Conselho Fiscal da Lar Cooperativa, falaram sobre “Relacionamento com associado”, apresentando o trabalho feito na Lar nas diferentes dimensões (econômica, social e ambiental) para estimular a participação dos associados e funcionários na cooperativa, com ações voltadas para a educação cooperativista.





Roberto Belotti, professor especialista em palestras motivacionais com foco no tema cooperativismo, refletiu com os participantes sobre “O desafio dos dirigentes da cooperativa: atrair e manter cooperados”, apontando ações e estratégias necessárias para construir e/ou potencializar essa relação entre gestores e cooperados.

O encerramento do evento ficou a cargo de Caco Barcellos, escritor e repórter de destaque nacional e apresentador de programa jornalístico na Rede Globo, que conversou com o público sobre temas atuais e instigantes, como desigualdade econômica e social, sob a perspectiva das suas experiências jornalísticas e com olhar sempre voltado para as pessoas.

Uma das participantes, a artista plástica, Valéria Vidigal, opinou sobre o Coopera Sudoeste, destacando o aspecto da intercooperação. “Eu acho que Vitória da Conquista ganhou muito com a edição. Eu achei super bacana a união de quatro cooperativas bem diferentes [para a realização do evento]. E que esta primeira edição venha a ser uma semente para que a gente possa colher mais frutos no decorrer dos anos e que não pare por aqui”.

Já para Uagnis Souza, diretor superintendente e cooperado fundador da Unimed Sudoeste, o Coopera Sudoeste é um fato de extrema relevância para o cooperativismo, principalmente da região. “Temos em Vitória da Conquista algumas cooperativas em franco progresso, mas precisamos de um incentivo maior das pessoas, de uma creditação maior das pessoas no cooperativismo, tendo em vista que no Nordeste ainda é incipiente. Ao realizarmos eventos como esse eu tenho a impressão que, em breve, vamos ter um avanço no cooperativismo”, refletiu.

 

EXPOSIÇÃO DAS COOPERATIVAS

O Coopera Sudoeste também abriu espaço para as cooperativas da região fazerem negócios por meio da exposição de seus produtos e serviços. Nesta edição participaram da exposição as seguintes cooperativas: Coopmac, Unimed Sudoeste, CTES, Sicoob Crediconquista, Sicoob Credcoop, Cooproaf e Coopardo / Cooleite. O Sistema OCEB aproveitou a oportunidade para montar seu stand com a identidade visual do SomosCoop para ampliar a visibilidade desse Movimento que levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil.

 

 
CONFIRA AS OPINIÕES DAS COOPERATIVAS ORGANIZADORAS

A 1ª edição do Coopera Sudoeste foi marcada pela intercooperação entre as cooperativas idealizadoras e apoiadoras do evento, tendo como principal objetivo disseminar o cooperativismo na Região Sudoeste da Bahia, o qual foi alcançado com sucesso, diante das manifestações positivas do público envolvido. Agradecemos a todos que prestigiaram o evento e contamos com a participação na 2ª edição” - Rejane Silva de Almeida, presidente da Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos, Empresa Privadas e seus Empregados de Vitória da Conquista – Sicoob Credcoop.

Foram dois dias sensacionais. Eu acho que nós conseguimos, com os palestrantes que vieram aqui, deixar algo de positivo para a sociedade de Conquista. Era realmente o nosso objetivo, a gente trazer palestrantes de primeira qualidade, palestrantes que entendem do sistema de progresso, do sistema de sustentabilidade para as comunidades. E nós estamos completamente satisfeitos com as apresentações, porque sentimos que o público absorveu algo, e algo positivo para a sociedade”. - Valeriano de Almeida, presidente da Cooperativa de Crédito do Sudoeste Baiano - Sicoob CrediConquista.

"Refletir e discutir ideias para conquistarmos a sustentabilidade das cooperativas no cenário do sudoeste baiano é muito importante. O Coopera Sudoeste, além disso, possibilitou mais união, mais intercooperação e conexões de esforços para fortalecermos a campanha SomosCoop. Nós, cooperados Unimed, temos orgulho de fazermos parte da maior cooperativa em saúde do mundo e, nesta ocasião, renovamos nossos votos de confiança e comprometimento em prol do cooperativismo em nossa região. Saudações, cooperativas!". – Dr. Liomar Couto, diretor presidente da Unimed Sudoeste.

Nós da CTES somos profundamente gratos por todo apoio e confiança prestados a nós para a realização deste novo e grandioso evento. O Coopera Sudoeste foi idealizado pelas cooperativas regionais, com o apoio da SESCOOP, mas o sucesso foi devido à soma de centenas de pessoas que se dispuseram a nos prestigiar. O cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Nosso objetivo é impulsionar essa ideia no nosso município e em toda região sudoeste, fortalecendo, juntos, os ideais cooperativistas”. - Elicarla Silva de Queiroz, presidente da Cooperativa de Trabalho Especializado em Serviço - CTES

"O evento foi muito positivo, não só para as cooperativas, para as lideranças cooperativas, para os colaboradores das cooperativas, para as cooperativas que não estão regulares com o Sistema OCEB, mas foi altamente positivo para os formadores de opinião da cidade, para o corpo docente de diversas universidades, empresários e diretores de escolas. As palestras conversaram entre si o que foi muito importante. Por detrás de todo o conteúdo que as palestras transmitiram conseguiram linkar uma palestra na outra.Talvez uma das coisas que melhor aconteceu nesse evento foi a formação de um núcleo. Nós formamos um núcleo das cooperativas do sudoeste da Bahia e vamos continuar promovendo eventos, workshops. Estamos muito empolgados e vimos a nossa capacidade de organização. Isso é a força do cooperativismo”. - Jaymilton Gusmão, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC.

 

Por Ascom Sescoop/BA

 

 

Tags deste artigo: cooperativa cooperativismo SomosCoop Desenvolvimento coopera sudoeste

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.