Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Conselheiros do Sistema OCEB participam de intercâmbio na Espanha

26 de Dezembro de 2017, 14:35 , por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 19 vezes
Missao internacional cooperativista mondragon 4

Uma delegação formada por Conselheiros do Sistema OCEB participou de 11 a 15 de dezembro da “Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo na Espanha”, realizada em Mondragón e Madri, para intercambiar experiências a partir do modelo de gestão e intercooperação desenvolvido pelas cooperativas locais, além de conhecer a participação econômica do cooperativismo nos setores agropecuário, alimentício, de trabalho e crédito.

Os dois primeiros dias foram dedicados ao curso de formação de gestão na Universidade Mondragón com grande troca de conhecimentos sobre ferramentas de gestão, intercooperação e liderança, além de conhecerem a estrutura e política organizacionais do conglomerado cooperativo Mondragón.

A programação da missão também contemplou visitas a entidades e órgãos cooperativistas em Madri, como a “Confederação de Cooperativas de Trabalho”, que contribui para a diminuição dos indicadores de desemprego do país; a “Agro-alimentarias”, organização que representa e defende os interesses econômicos e sociais do movimento cooperativo agrário espanhol; e a “União Nacional das Cooperativas de Crédito”, principal representante do setor no país com 43 centrais de cooperativas de crédito, 1,4 milhões de cooperados, mais de 3 mil postos de atendimento e 97 bilhões de euros em ativos.

O desempenho e sucesso das cooperativas de trabalho em Madrid chamaram atenção do representante do Conselho Diretor da OCEB, Vandevaldo Teixeira Rios, que explicou como as cooperativas contribuem na redução dos indicadores de desemprego: “elas ajudam Empresas Mercantis, quando estão em dificuldade, através da mudança do modelo de gestão e as transformam em empresas cooperativistas que, em sua maioria, obtêm sucesso”.

Um dos aprendizados principais proporcionados pelo intercâmbio foi o de perceber como o modelo de cooperativismo espanhol é consolidado e coloca a pessoa, seja associado(a) ou empregado(a) da cooperativa, em primeiro lugar, e essa valorização reflete no desenvolvimento do trabalho e na geração de riqueza que será distribuída entre eles, destacou a Conselheira Fiscal do SESCOOP/BA, Nereide Segala Coelho.

Carlos Meurer, Conselheiro do Ramo Agropecuário da Bahia, fez um balanço sobre as missões promovidas pelo Sistema OCEB: “Leva-nos sempre a uma reflexão da nossa responsabilidade de diretores e colaboradores que somos de um sistema que ao mesmo tempo em que trás resultados financeiros também se preocupa com a distribuição mais justa de renda entre seus associados. O exemplo claro de desenvolvimento de uma região é Mondragón com o menor índice de desemprego e a maior renda per capita de toda a Espanha”.

Missões como essa impactam positivamente em todo o sistema cooperativista baiano, pois as experiências e os conhecimentos adquiridos são compartilhados para colaboradores e associados das cooperativas, que ao agregar esses novos aprendizados buscam, a partir das suas realidades, melhorar a gestão, intercooperação e competividade das cooperativas frente ao mercado.

Confira mais informações sobre a missão: Missão cooperativista oportuniza intercâmbio para conhecer a experiência da Corporação Mondragón

 

Por Ascom SESCOOP/BA (Com informações do Sicoob Coopere e dos participantes da Missão)

Fotos cedidas pelos participantes da Missão


Categorias

Formação, Organização do movimento, Articulações internacionais, Relações internacionais, Desenvolvimento de lideranças, Governança Cooperativista
Fonte: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias/conselheiros-do-sistema-oceb-participam-de-intercambio-na-espanha

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.