Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Cergio Tecchio recebeu título de cidadão baiano

16 de Maio de 2018, 12:43 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 11 vezes
Sesso especial cergio tecchio 42001589872 o

A sessão na Alba foi marcada por momentos de homenagens e reconhecimento do trabalho do líder cooperativista

 

A manhã do dia 11 de maio de 2018 foi um marco para o cooperativismo baiano e, principalmente, para o presidente do Sistema Cooperativista Baiano, Cergio Tecchio, que recebeu o título de cidadão baiano das mãos da Deputada Estadual, Neusa Cadore, durante sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia.

CERIMÔNIA

Para homenagear o catarinense, residente há 23 anos na Bahia, marcaram presença na cerimônia representantes do poder público e do Sistema OCB, das cooperativas baianas, funcionários da OCEB e do SESCOOP/BA, familiares e amigos. A mesa de abertura foi composta por pessoas que fazem parte da trajetória do líder cooperativista, que se tornou uma referência do cooperativismo no Estado, segmento que ajudou a organizar, fortalecer e dar visibilidade.

Estavam presentes na mesa: o presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e do SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e da CNCOOP (Confederação Nacional das Cooperativas), Márcio Lopes de Freitas; a presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão no Nordeste e Centro Sul da Bahia - SICOOB COOPERE, Maria Vandalva; o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários do Grupo Walmart – SICOOB COOPERBOM, Alexandre Teixeira de Cerqueira; o presidente da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo – COOMAP,  Jair Romualdo de Oliveira; o ex-Conselheiro Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, Renato Altino Paiva Neto; a vice-presidente da Cooperativa Ser do Sertão, Nereide Segala Coelho; a Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, Jussiara Lessa; a irmã do homenageado, Zenaide Tecchio Munari; e a esposa, Vera Lucia Ventura.

RECONHECIMENTO

Em seu discurso, a deputada estadual Neusa Cadore falou que acompanha há muito tempo a caminhada de Cergio Tecchio e o definiu como um grande defensor do cooperativismo, inclusive lembrou o quanto foi decisiva a contribuição dele para a construção da Lei Estadual do Cooperativismo, projeto que ela relatou na Assembleia Legislativa. “Cergio, a Bahia lhe acolhe carinhosamente e formalmente como cidadão baiano e lhe agradece por toda a sua contribuição até aqui”, disse.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes Freitas, ressaltou que o cooperativismo brasileiro reconhece a força e o grande líder que é Cergio Tecchio, pois, mais do que gerar ideias e fazer planejamento, ele faz acontecer. Quem também destacou a capacidade de liderança do homenageado foi Maria Vandalva de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito Sicoob Coopere. Ela recordou momentos que representa o quanto ele se empenhou no avanço do cooperativismo no estado e o seu trabalho de mobilização e articulação das pessoas. “Tenho aprendido com Cergio que o cooperativismo é um movimento de pessoas que acreditam, sonham, mas também agem na direção de um mundo mais justo. De reinventar a vida de uma forma que as pessoas possam compartilhar resultados, participar de decisões”.

As qualidades profissionais e pessoais do presidente e sua capacidade de motivar, liderar e construir coletivamente também foram citadas em diversos depoimentos de familiares e representantes cooperativistas retratados em vídeos de homenagem e presencialmente, como a fala da sua irmã, Zenaide Tecchio Munari. Ela agradeceu, em nome de todos os familiares pela honraria, e reconheceu a capacidade de seu irmão de superar muitas dificuldades ao longo da vida, contando sempre com o apoio da sua esposa, Vera. 

O presidente do Sicoob Cooperbom, Alexandre Cerqueira, elogiou a capacidade de Cergio reunir pessoas em torno de um propósito e que ele é um grande incentivador da elaboração de planejamentos estratégicos para contribuir com o desenvolvimento da gestão e da governança das cooperativas.  Jair Romualdo, presidente da COOMAP, disse que Tecchio é uma das suas referências como pessoa e liderança e declarou convicto: “o cooperativismo baiano tem duas fases, uma antes e uma depois de Cergio Tecchio”.

NOVO CIDADÃO BAIANO

Muito emocionado e, depois de receber o título, o novo cidadão baiano rememorou a sua trajetória, desde a sua chegada à Bahia, em 1995. E como um grande visionário que sempre foi, ele dividiu com o público um dos seus sonhos e projetos daquela época, de implantar o cooperativismo nos 417 municípios do estado. E, para isso, ele explicou que foram selecionados 50 municípios prioritários para visitar e incentivar a organização de cooperativas.

E, atualmente, é possível constatar muitos frutos daquele trabalho. De acordo com ele, apesar da crise econômica do Brasil, o sistema cooperativista segue com o pé no acelerador. Hoje, as mais de 200 cooperativas baianas que fazem parte da OCEB administram ativos totais da ordem de R$ 3,5 bilhões. Além do ramo crédito, Tecchio destacou a atuação das cooperativas dos demais ramos: saúde, trabalho, transporte, educacional e agropecuário. Segundo ele, o foco do Sistema OCEB nos últimos anos tem sido aprimorar a gestão e a governança, expandir os serviços e profissionalizar cada vez mais e melhor.

E, antes de ser saudado com muitas palmas, o mais novo cidadão baiano encerrou o seu discurso dizendo: “Agradeço ao povo baiano, a deputada Neusa, a minha família e a todos os presentes. Estou muito orgulhoso de ser cidadão baiano. Nós SomosCoop, nós somos baianos, nós somos um povo que merece respeito, dignidade e qualidade de vida”. 

 

Por Ascom OCEB e SESCOOP/BA (Com informações da Alba e VR14)

Créditos/Fotos: Pedro Ivo Sena (Ascom ALBA)

 

Confira alguns registros: 

Sesso especial cergio tecchio 28172056518 o

Sesso especial cergio tecchio 42045801561 o

Sesso especial cergio tecchio 41145582055 o

 

Sesso especial cergio tecchio 41145638835 o


Tags deste artigo: cooperativismo cooperativas reconhecimento título liderança cooperativasbaianas

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.