Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Bahia marca presença no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

14 de Maio de 2019, 17:22 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 17 vezes
14o cbc ba

A família cooperativista brasileira se reuniu em Brasília, de 08 a 10 de maio, no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) para construir o futuro do cooperativismo no país. Para o presidente da OCB, Márcio de Freitas, esse futuro desejado “é aquilo o que a gente desenha, imagina, sonha, compartilha e vai construir. O futuro não é um negócio que você fica esperando acontecer, precisa ser construído”, atestou no seu discurso de abertura.

 

Representando os 14 milhões de cooperados das mais de 6,8 mil cooperativas existentes no Brasil, os 1,3 mil participantes do evento, considerado o mais importante do setor, puderam vivenciar uma programação dedicada à realização de palestras, atividades interativas e apresentação de casos de sucesso de cooperativas, que ampliou o conhecimento e o horizonte dos participantes, além de ter preparado e inspirado para os debates e a elaboração das Diretrizes Estratégicas para o Cooperativismo.

 

 

A Bahia no CBC

A Bahia marcou presença no congresso com uma delegação de 49 pessoas, sendo formada por lideranças, uma jovem participante do Programa JovemCoop, equipe técnica do Sistema OCEB, representantes do meio acadêmico, além de Vera Ventura, cooperada do Sicoob Norte Sul, e Daniele Carmo Scopel, assistente de crédito da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento, ambas selecionadas nos concursos culturais - (Embaixadora Coop e Jovens Embaixadores Coop) - realizados pela OCB.

 

Todos do grupo puderam refletir e debater, juntamente com autoridades mundiais e nacionais do cooperativismo, dirigentes e cooperados, embaixadores, ouvintes e imprensa, sobre os seis temas principais do congresso: Comunicação, Governança e Gestão, Inovação, Intercooperação, Mercado e Representação. Já os congressistas baianos, integrantes da delegação que tiveram direito a fala e voto, e foram, na prática, os representantes das cooperativas baianas, votaram, dentre as diretrizes estabelecidas durante as sessões temáticas ocorridas na quinta (9/5) aquelas consideradas prioritárias para os próximos anos. Clique aqui e saiba quais foram essas diretrizes.

 

Aprendizados e percepções

Presenciar momentos como o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo para 2019, documento que pauta os temas mais importantes do setor junto aos Três Poderes da República, e a posse da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional (Frencoop), no primeiro dia do evento, foram importantes para o sr. Mauro Muiños, presidente da Federação das Cooperativas Médicas - Unimed do Estado da Bahia, confirmar o trabalho de representação que a OCB tem feito em prol do desenvolvimento do cooperativismo. “A OCB é que tem a representatividade e competência para nos conduzir dentro de nossa diversidade, para ocuparmos a posição que queremos no cenário nacional. Este congresso será referência de como a união e a democracia podem construir um futuro desejado por pessoas com um mesmo objetivo”, disse.

 

A participação no evento foi um marco para vida da Jovem Embaixadora Coop, Daniele Scopel. “Foi uma experiência única poder representar a juventude cooperativista da Bahia neste congresso. Foi enriquecedor, pois obtive muito conhecimento através das palestras e ainda a oportunidade de fala e voto em importantes decisões para o cooperativismo do futuro”. Ela também destacou o seu desejo de contribuir, ainda mais, com o fortalecimento da doutrina cooperativista no estado: “trabalhar com as crianças e os jovens através de programas como o JovemCoop - Juventude Cooperativista, núcleo jovem e educação cooperativista mirim, visto que crianças e jovens serão os futuros colaboradores de cooperativas, criadores de futuras cooperativas e os futuros associados das mesmas, sendo uma necessidade urgente este trabalho com as crianças e os jovens da Bahia”.

 

Para o professor do Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFBR, Hugo Matias, convidado pelo Sistema OCEB para participar do CBC, a grande lição aprendida, depois de acompanhar uma série de palestras e bate-papos sobre os temas centrais do congresso, e sempre ligados à ideia de renovação e novas práticas, é “a necessidade de combater a inércia organizacional, isto é, de que nos movamos, de que estejamos em movimento, de nos integrarmos à dinâmica do tempo, à velocidade das transformações ao nosso redor, a fim de capturarmos as oportunidades evanescentes ao nosso redor”.

 

Refletindo sobre os aprendizados do congresso, um dos aspectos apontados por Maria Vandalva Lima, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere, foi sobre a perenidade do cooperativismo a partir de quem faz esse movimento existir. “O cooperativismo sobreviverá se os propósitos de quem pratica essa filosofia (independente dos ramos) estiverem alinhados, e, percebo que sob a liderança de Cergio, a Bahia vem fazendo isso cada vez mais - isso é bom para nós, isso é bom para o cooperativismo, isso é bom para a Bahia e isso é bom para o mundo que estamos em marcha para construir”, afirmou.

 

Agradecimento

A atuação exitosa da Bahia no CBC foi destaque na fala de agradecimento do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio: “Gostaria de agradecer a toda delegação de cooperativistas baianos pela participação no Congresso Brasileiro de Cooperativismo. Uma delegação com propósitos de fazer a diferença e marcar o jeito de ser do cooperativismo da Bahia. Parabéns a todos e que o retorno seja de muito trabalho para fazer a diferença no desenvolvimento do cooperativismo”.

 

A Bahia, mais uma vez, cumpriu seu papel, ajudando a escrever a história do cooperativismo, que almeja construir um mundo mais feliz e justo para todos.  

 

Cobertura

O evento teve a cobertura completa do Sistema OCB, com postagens em tempo real e transmissões ao vivo.  Todo o conteúdo (notícias, fotos e vídeos) produzido antes, durante e depois do evento está disponível no site e nas redes sociais da OCB e também nos nossos canais, inclusive a entrevista realizada sobre o CBC para a TV Educativa da Bahia (TVE) e a Rádio Educadora FM.

 

Acesse:

www.facebook.com/SistemaOCEB/

www.ola.coop.br/bahiacooperativo

www.twitter.com/sistemaoceb

www.youtube.com/SistemaOCEB

 

Por Ascom Sescoop/BA (Com informações do Sistema OCB)


Tags deste artigo: cooperativa Gestão Cooperação cooperativismo economia Governança intercooperação inovação

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.