Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Nenhum artigo selecionado ainda.
 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

2020, um ano inovador para a 8ª edição do Direcoop

25 de Agosto de 2020, 21:24 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 14 vezes
Card resultados direcoop2020

Todos os anos a cena se repetia: reencontros, abraços, contar as novidades, as fotos para guardar de recordação, aquele papo durante o almoço... até que em 2020 as coisas precisaram se adequar, já que em um cenário de crise sanitária precisávamos cuidar, mesmo distantes, de quem sempre defendeu o Sistema Oceb: nossos cooperativistas!

Neste ano, o Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop ganhou um formato digital. Os encontros com as cooperativas, das seis regiões, foram realizados através de videoconferências, no período de 17 de julho a 21 de agosto, evidenciando, ainda mais, o compromisso do Sistema Oceb com as cooperativas baianas, pois se reinventou e, utilizando a tecnologia, manteve o calendário já definido através do planejamento participativo em 2019. Com a realização do evento em formato digital, foi possível ultrapassar barreiras, permitindo que independente de onde estivessem os representantes das cooperativas a mensagem pudesse chegar.

Os encontros foram iniciados com os representantes de cooperativas “colocando as conversas em dia”, partilhando as novidades, trocando experiências sobre as novas estratégias de trabalho e relembrando as edições anteriores. Apesar da distância física, foi possível perceber a conexão do grupo nos encontros, que, ao todo, contabilizou a presença de 311 participantes de 67 cooperativas.

O Direcoop tem como objetivo maior o aprimoramento da gestão das cooperativas baianas e o desenvolvimento do cooperativismo de forma participativa. Nesta edição, levando em conta esse contexto de inovações constantes, o evento trouxe a palestra “Marketing Digital para o novo cenário e oportunidades para o desenvolvimento econômico das cooperativas”.

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a formação é essencial no momento em que vivemos, para que as cooperativas possam dar cada vez mais suporte às suas comunidades. “As cooperativas baianas nunca tiveram um papel tão importante nas comunidades que estão inseridas. Elas podem proporcionar um diálogo sobre sustentabilidade e minimizar os efeitos da pandemia em cada região. Então, se capacitar, conhecer sobre marketing digital, e sobre outros temas, é fundamental neste momento onde a vida acontece on-line”, afirmou.

DE OLHO NO FUTURO

Como nos anos anteriores, o encontro também teve seu momento de planejamento, onde os presentes puderam votar nas prioridades mais importantes para a construção do Planejamento Estratégico do Sistema Oceb para 2021. Após consolidadas, as diretrizes escolhidas serão transformadas em ações de diferentes áreas, como mercado, educação cooperativista, comunicação, dentre outras, para nortear o trabalho da Oceb e do Sescoop/BA.

Após a votação nos encontros realizados, nas seis regiões, o resultado final das prioridades foi:

  1. Desenvolver ações de educação cooperativista em diferentes modalidades para as cooperativas e comunidades.
  2. Estimular as cooperativas a terem foco em mercado para a melhoria dos resultados.
  3. Fomentar a intercooperação, com foco na promoção de oportunidades de negócio.
  4. Criar uma comissão técnica com a participação de representantes das cooperativas para acompanhar a modernização da legislação cooperativista, especialmente em relação à definição de ato cooperativo e impacto da reforma tributária no cooperativismo.
  5. Divulgar o cooperativismo brasileiro e seus benefícios por meio de estratégias e ferramentas de comunicação, como mídia convencional, plataformas digitais, entre outras.

A oitava edição do Direcoop também foi espaço para falar sobre como a crise financeira, em decorrência da pandemia, chegou para as cooperativas. O momento pede a aplicação dos sexto e sétimo princípios do cooperativismo como saída: a intercooperação e o interesse pela comunidade. “Sabemos que muitas cooperativas estão passando por muitas dificuldades, principalmente em seus caixas. Que neste momento a gente possa reforçar essa intercooperação e disponibilizar umas para as outras os nossos serviços e produtos. As cooperativas de crédito da Bahia estão juntas nessa, oferecendo linhas de crédito compatíveis com esse momento para que as atividades principais das cooperativas permaneçam fortes”, afirmou Vandevaldo Rios, presidente do Sicoob Coopermar e conselheiro da Oceb.

Os encontros foram finalizados sempre com a partilha das experiências dos participantes. “Gostaria de agradecer a todos os presentes. E desejar que tenhamos melhores dias. E que possamos mostrar juntos que o cooperativismo baiano tem sua forma de atuar. Somos diferentes, temos que colocar a essência de cada região e levar para as nossas comunidades. A cooperativa precisa ser algo vivo para as comunidades”, encerrou Cergio Tecchio.

 ALGUNS DEPOIMENTOS

 “Agradeço a oportunidade e parabenizo o Sistema Oceb, pois mesmo nesse período de instabilidade conseguimos fazer um evento nessa dimensão. Foi bastante valioso e a prova disso são os pronunciamentos dos aprendizados que as pessoas tiveram nesta manhã.” – Nélio Conceição – Sicoob Norte Sul

“Parabéns pelo evento! Tudo muito enriquecedor. A palestra, a participação do presidente Cergio, a consultoria do instrutor, e todo o envolvimento dos funcionários do Sistema Oceb, um encontro de muita qualidade. Agradecemos por toda a parceria e sensibilidade conosco da COOEPS!” – Daniele Almeida - Cooperativa Educacional de Porto Seguro

“Essa edição do Direcoop foi muito bem estruturada, com a apresentação de um tema que eu acho fundamental. Precisamos ser mais competitivos. A crise econômica, gerada pela pandemia, tem modificado muito o mercado. Então, quanto mais estivermos juntos, mostrando que somos diferentes, fazendo ações de intercooperação, e começarmos a trabalhar neste sentido, teremos um bom retorno.” Silvio Porto – Unimed Itabuna

 

“É muito bom participar desse espaço democrático, para que possamos construir um planejamento ainda mais forte. Com o Direcoop o Sistema Oceb tem estimulado a atuação das cooperativas, demonstrando que é possível fazer diferente mesmo neste momento de crise.” Rejane Silva – Sicoob Credcoop

 

MAIS LINKS

Apresentação da palestra de Marketing Digital.

Apresentação do balanço das ações do Sistema Oceb.A


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

* campo é obrigatório

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.