Ir para o conteúdo
ou

Encontro de Mulheres Cooperativistas

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Sistema OCEB apoia projeto de empoderamento feminino na Bahia

21 de Dezembro de 2017, 19:23, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

O papel da mulher na sociedade e da liderança feminina no cenário cooperativista são temas que o Sistema OCEB procura motivar o debate por meio da realização de eventos, como o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, e do apoio às cooperativas que realizam ações nesse sentido. Esse é o caso da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Sertão Baiano – Sicoob Sertão, que iniciou o projeto “Empoderamento feminino”, voltado para mulheres cooperadas do Sicoob Sertão.

O projeto, realizado em parceria com o SESCOOP/BA e a OCEB, aconteceu em 11 cidades baianas (Capela do Alto Alegre, Pintadas, Pé de Serra, Boa Vista do Tupim, Utinga, Piritiba, Ruy Barbosa, Baixa Grande, Várzea da Roça, Itaberaba e Ipirá) e capacitou mais de 200 mulheres empreendedoras e ligadas a movimentos sociais. Temas como liderança, empreendedorismo, educação financeira e cooperativismo fizeram parte do curso que teve como objetivo melhorar as habilidades das mulheres frente ao mercado.

Uma das participantes foi Marilândia da Silva que destacou a importância dos assuntos tratados e das experiências adquiridas: “Nós agradecemos ao Sicoob por essa iniciativa. Levarei muito conhecimento desse curso que será de grande uso para as nossas vidas’’.

A gerente da agência de Pintadas, Rejane Fernandes, ressaltou a relevância do projeto para as mulheres. “O projeto Empoderamento feminino tem o objetivo de qualificar nossas empreendedoras, que já possuem muitas habilidades, mas é preciso o aprendizado contínuo para assumirmos, cada vez mais, nossos papéis na sociedade. Empoderar nossas mulheres e dizer que somos capazes de atuar em qualquer espaço social’’, concluiu.

Já Moisés Inácio, coordenador do departamento de formação do Sicoob Sertão, comentou sobre a finalidade de criar esse projeto. “Pensamos no projeto para as mulheres entenderem que apesar da capacidade que todas elas têm hoje, está faltando um processo de empoderamento, atitude e confiança delas que não foi passado em décadas, mas que todas têm capacidade de melhorar”.

Todas as participantes receberam certificado e além de agregar essa conquista aos seus currículos vão levar as experiências para a vida.

O Sistema OCEB continuará desenvolvendo e apoiando ações que oportunize um protagonismo cada vez maior das mulheres na sociedade e na gestão de empreendimentos, sejam cooperativas ou entidades de representação.

 

Por Ascom SESCOOP/BA (Com informações de Moisés Inácio e VR14)

Fotos: VR14