Ir para o conteúdo
ou

OCEB - Sindicato e Organização das Cooperativas da Bahia

Tela cheia

Eventos

28 de Julho de 2014, 14:04 , por daniela - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 232 vezes

 Pop up encontro de direito cooperativo 457x388 px rev

Com o objetivo de oportunizar aos profissionais da área do Direito informações relevantes e atualizadas sobre o Direito Cooperativo, além de criar um espaço de  interação e troca de experiências e aproximação entre esses profissionais, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promovem o Encontro de Direito Cooperativo, que acontecerá no dia 24 de novembro de 2017, das 8 às 18h, no São Salvador Hotéis e Convenções, em Salvador/BA.

O evento é voltado para advogados das cooperativas e profissionais do Direito em geral.

As inscrições serão realizadas até o dia 22/11/2017 ou até que sejam preenchidas as 50 vagas destinadas a esse encontro, o que ocorrer primeiro.


 

Banner gescoop comunidade sescoop rede ola

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, abre as inscrições para o Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP 2017.

O Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas - GESCOOP foi desenvolvido para atender as demandas das cooperativas baianas no intuito de promover a capacitação dos gestores, nos diversos ramos de cooperativas, nas áreas de: recursos humanos, gestão, finanças, negócios, planejamento, governança e educação cooperativista. O GESCOOP possui as suas disciplinas vinculadas ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC e é composto por 10 (dez) módulos, com duração de 16 (dezesseis) horas/módulo, totalizando 160 (cento e sessenta) horas.

A capacitação é voltada para Dirigentes, Gerentes, Conselheiros, Técnicos e Encarregados de Setor das Cooperativas no Estado da Bahia. Serão disponibilizadas 25 vagas por turma, totalizando 50 (cinquenta) participantes, distribuídas em 02 (duas) turmas, a serem realizadas nas cidades de Salvador/BA e Ilhéus/BA.

O curso será realizado no período de agosto de 2017 a fevereiro de 2018. As disciplinas serão ministradas uma vez ao mês, em dois dias corridos, das 8h às 18h, totalizando 16 horas por encontro.

O período de inscrição será de 06 de julho a 16 de agosto de 2017 por meio do deste portal (http://www.bahiacooperativo.coop.br/ficha-de-inscricao), limitando-se a 02 (duas) vagas por cooperativa. Após este período, as vagas remanescentes serão preenchidas pelas cooperativas demandantes, por ordem de solicitação. 


 

Direcoop 920x269Direcoop 920x269

Desde 2013, os Encontros Regionais são realizados com sucesso, devido à expressiva participação dos dirigentes das cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB. Por isso, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA – contam com a participação dos presidentes, dirigentes e gestores do Cooperativismo Baiano na nova edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, que esse ano passa a se chamar Direcoop

O evento tem como foco o aprimoramento da gestão das cooperativas baianas e o desenvolvimento de forma participativa, para que, juntos, possamos avaliar os próximos passos para o planejamento estratégico do Sistema OCEB.

Levando em consideração as sugestões dos eventos anteriores e com o objetivo de fortalecer a ferramenta disponibilizada pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista, que visa aperfeiçoar os critérios de excelência da gestão das cooperativas, o Direcoop traz como tema “Cenários e Perspectivas da Gestão”, que será abordado na palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, a ser ministrada pelo presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.

Além da palestra, a programação do evento contará com a abertura do Presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio; apresentação dos trabalhos do Sistema Cooperativo na Bahia após os encontros de 2016 e abordagem sobre a proposta de melhorias do cooperativismo na região e no estado para os próximos anos; e momentos de debate e avaliação.

Faça já sua inscrição clicando aqui.


 

O  Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA realizará o Curso de Prevenção e Solução de Inadimplência em Cooperativas Educacionais, no dia 10 de julho de 2017, das 08h às 18h, em Salvador/BA. A capacitação tem como finalidade orientar as cooperativas educacionais em como agir em casos de inadimplências de alunos, utilizando ferramentas de negociação para solucionar a questão e executando estratégias para evitar futuras inadimplências. 

O curso é voltado para presidentes, dirigentes, gerentes e funcionários do setor financeiro das cooperativas do ramo educacional da Bahia que sejam integrantes do Sistema OCEB, e a disponibilidade é de até 02 (duas) vagas por cooperativa.

As inscrições estão abertas por meio do portal Bahia Cooperativo e sua participação é fundamental!

Em caso de dúvida, entrar em contato com Fernanda Fontes por meio do telefone 71 3421-5841 ou pelo e-mail fernanda.fontes@sescoopba.coop.br


 

Acontecerá no dia 22 de junho (quinta-feira), em Luís Eduardo Magalhães/BA, o Curs o para Conselheiros Fiscais. O evento, que será das 8h às 18h, tem como objetivo sensibilizar e apresentar aos conselheiros fiscais temas relevantes para seu desempenho no exercício do cargo, além de discutir o papel do conselho face à gestão da cooperativa, motivando-o ao alcance das boas práticas de governança identificadas pelo Sistema OCB.

O curso é voltado para conselheiros fiscais (efetivos e suplentes) das cooperativas baianas da região de Luís Eduardo Magalhães, vinculadas ao Sistema OCEB. O curso disponibiliza até 02 (duas) vagas por cooperativa. Havendo interesse em mais de duas vagas, entrar em contato com este SESCOOP/BA.

A programação do evento contemplará conteúdos como: Noções de cooperativismo; Direito e deveres do cooperado; A importância da participação do Conselho Fiscal no quadro social da sociedade cooperativa; Noções básicas de governança corporativa; Noções contábeis para análise de balanço; Direitos, deveres, responsabilidades, funções e limitações dos conselheiros fiscais no exercício do seu mandato nas sociedades cooperativas e o impacto das suas ações e omissões no quadro social da cooperativa.

As inscrições estão abertas no portal Bahia Cooperativo. Clique aqui e participe!


ENCONTRO DAS COOPERATIVAS DO RAMO TRABALHO

Acontecerá no dia 19 de junho (segunda-feira), em Salvador, o Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho. O evento, que será das 8 às 18h, visa estimular as Cooperativas a aprimorarem sua gestão para viabilizar a ampliação do seu acesso ao mercado, o que ensejará no fortalecimento do Ramo.

Público Alvo: Dirigentes, Associados, Gestores e Assessores Jurídicos das Cooperativas do Ramo Trabalho do Estado da Bahia.

Abaixo a programação do evento, contemplando momentos para debater os cenários e perspectivas em relação às questões previdenciárias, de terceirização e aspectos da Lei 12.690/2012.

Esse encontro visa, ainda, a obtenção de respostas dos participantes para os seguintes questionamentos:

1. Qual a real carga tributaria incidente numa Cooperativa de Trabalho?
2. Quais as perspectivas da Cooperativa de Trabalho dentro da Lei de Terceirização?

Inscreva-se pelo portal Bahia Cooperativo.



Banner rotativo mba gestao de cooperativas 960x270px atual

O SESCOOP/BA informa que já estão abertas as inscrições para a realização do curso de MBA em Gestão de Cooperativas. A pós-graduação é destinada a conselheiros, diretores e funcionários de cooperativas vinculadas, registradas e adimplentes junto ao Sistema OCEB.

As inscrições podem ser feitas de 12 de maio a 16 de junho de 2017, limitando-se a 01 (uma) vaga por cooperativa.

Sobre o Curso:

1.    Nome: Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Gestão de Cooperativas, Nível Especialização.
2.    Área de Conhecimento: Área das Ciências Sociais Aplicadas
3.    Carga Horária Total do Curso: 380 (trezentas e oitenta) horas
4.    Instituição: ESCOOP – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo.
5.    Coordenador de Curso: Professor Derli Schmidt
6.    Dias e Horários do Curso: Sextas-feiras e Sábados, das 08h30 às 18h30
7.    Período: de julho de 2017 até março de 2019
8.    Número de Vagas: 30 vagas 
9.    Local de Realização: Salvador/BA
10.  Público-Alvo: Diretores e Funcionários de cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB. 
11.  Realização: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA.

Para mais informações, entrar em contato com Fernanda Fontes por meio do telefone 3421-5841 ou pelo e-mail fernanda.fontes@sescoopba.coop.br.

Informações e procedimentos para inscrição, seleção e matrícula no MBA em Gestão de Cooperativas estão disponíveis clicando aqui.


Avatar workshop 2O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promoverão o Workshop Excelência da Gestão – Plano de Melhorias.

OBJETIVO E INSCRIÇÕES

O objetivo desse evento é auxiliar as cooperativas para a construção das ações de melhorias identificadas no diagnóstico de autoavaliação da gestão do PDGC, visando maior qualidade nos aspectos de governança e gestão.

As inscrições serão realizadas por meio deste site, sendo no máximo 2 participantes por cooperativa. Serão admitidas as inscrições das cooperativas que participaram dos Workshops de Excelência da Gestão: Critérios de Avaliação da Governança e Gestão e que finalizaram o PDGC Ciclo 2017.

O workshop será realizado em Salvador, nos dias 23 e 24 de maio de 2017, das 8h às 18h, tendo como principal público-alvo dirigentes e responsáveis pelo preenchimento e acompanhamento do PDGC em suas respectivas cooperativas e que participaram do Workshop de Excelência da Gestão, que foi oferecido nas 5 regiões da Bahia.

SOBRE O PDGC

O PDGC é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). O Programa é um caminho ideal para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo e visa melhorias paras as cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.

O sistema é simples! Realizado através do preenchimento de questionários online, na medida em que é preenchido, o programa promove a adoção de boas práticas de gestão e governança, melhora o desempenho e aumenta a competitividade das cooperativas no mercado.

Para mais informações, entrar em contato com Geisa Félix por meio do telefone 3421-5845 ou pelo e-mail geisa.felix@sescoopba.coop.br.


 

Com o objetivo de promover a integração, a troca de experiências e a intensificação da comunicação entre as cooperativas do estado da Bahia, qualificando os cooperados e funcionários de cooperativas que atuem com comunicação e relacionamento institucional, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB/BA, realizará o V Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia.

O evento acontecerá no dia 28 de abril de 2017, das 08h às 18h, no Grande Hotel da Barra, na capital baiana. O evento destina-se a 30 participantes, sendo composto por profissionais de comunicação e responsáveis pela comunicação das cooperativas dos diversos ramos do estado da Bahia. Inscreva-se clicando aqui

Programação

8h às 08h30 - Credenciamento
8h30 às 08h45 - Abertura
8h45 às 09h30 – Apresentação de Comunicação – Representante da OCB e SESCOOP Nacional
9h30 às 10h – Apresentação da Rede Olá – SESCOOP/BA
10h às 10h30 – Coffee Break
10h30 às 12h30 – Palestra Criatividade e Inovação na Comunicação das Cooperativas
12h30 às 13h30 - Almoço
13h30 às 15h30 - Oficina Criatividade e Inovação na Comunicação das Cooperativas – Parte I
15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 18h - Oficina Criatividade e Inovação na Comunicação das Cooperativas – Parte II
18h – Encerramento


Participe!


Avatar

Acontece no dia 25 de Abril, no Auditório da Coomap em São Sebastião do Passé, o Encontro das cooperativas baianas do ramo Transporte. O evento, que acontece durante todo o dia, é voltado para dirigentes e cooperados de cooperativas do ramo transporte, filiadas ao sistema OCEB, e tem como objetivo estimular as cooperativas a aprimorarem a Gestão, debater estratégias de ampliação da participação destas no mercado e ações de fortalecimento do ramo.

Inscreva-se clicando aqui

Programação:

08:00 – Credenciamento
08:30 – Abertura
09:00 – Palestra: Tecnologia e Inovação – Desenvolvimento de Aplicativos
10:30 – Coffee Break
11:00 – Painel sobre Plataforma de Negócios - Bandeira Única
12:30 – Almoço
13:30 – Cases de Sucesso – Boas Práticas de Gestão
15:00 – Coffee Break
15:30 – Palestra – Panorama do Cooperativismo do Ramo Transporte no Espírito Santo
16:30 – Debates sobre os temas apresentados
17:00 – Encerramento


Avatar workshop

Buscando promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas e orientá-las quanto ao preenchimento do questionário do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promove o Workshop Excelência da Gestão - Critérios de Avaliação da Governança e Gestão em 5 cidades do estado: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Luis Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.

Durante dois dias, das 8h às 18h, gestores, dirigentes e responsáveis pelo preenchimento do formulário do PDGC na cooperativa, serão auxiliados na construção do plano de melhorias visando maior qualidade nos aspectos de governança e gestão.

Cada cooperativa pode inscrever até dois participantes. As inscrições já estão abertas e são realizadas através do site Bahia Cooperativo. Porém é preciso atentar que, como pré-requisito para o workshop, a cooperativa já deve estar inscrita no PDGC e já ter preenchido o primeiro bloco de informações.

Inscreva-se no Workshop mais próximo de sua região: clique aqui.

PDGC

Para aqueles que ainda não conhecem, o PDGC é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). O Programa é um caminho ideal para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo e visa melhorar as cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.

O sistema é simples e realizado através do preenchimento de questionários online, de modo que, na medida em que é preenchido, o programa promove a adoção de boas práticas de gestão e governança, melhora o desempenho e aumenta a competitividade das cooperativas no mercado. As cooperativas interessadas devem acessar o site do programa e seguir o passo-a-passo disponível no portal.

CONFIRA ABAIXO O CRONOGRAMA:

Salvador: 
28 e 29 de Março de 2017 as 18:30
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 23/03/2017 

Feira de Santana: 
30 e 31 de Março de 2017 
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 27/03/2017 

Itabuna: 
03 e 04 de Abril de 2017 
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 30/03/2017

Luís Eduardo Magalhães: 
06 e 07 de Abril de 2017 
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 03/04/2017 

Vitória da Conquista: 
11 e 12 de Abril de 2017
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 07/04/2017 

INSTRUTORA: Gênia Porto

Mestre em Administração de Empresas – Escola de Administração – UFBA – 2007 com artigos e trabalhos publicados na área de gestão do conhecimento e com 15 anos de experiência em consultoria em Gestão Empresarial e avaliação da gestão (MEG); Sócia da empresa Dinâmica Apoio Empresarial com atuação na área de consultoria e treinamento em gestão desde 1999; Coordenadora dos processos de Premiações na ABGC – Associação Baiana para Gestão Competitiva: PGQB – Prêmio Gestão Qualidade Bahia e MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas desde 1998; Professora em cursos de pós-graduação e Instrutora de cursos relacionados aos critérios de excelência para a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e ABGC; Examinadora de sistema de gestão com base nos critérios de excelência desde 1998.

Para mais informações, entrar em contato com Geisa Félix por meio do telefone 3421-5845 ou geisa.felix@sescoopba.coop.br 


VI ENCONTRO ESTADUAL DE MULHERES COOPERATIVISTAS

Início: 17 de Março de 2016

Término: 17 de Março de 2016

Horario: 8h às 18h

Local: Centro Cultural Ana Rios de Araújo, localizado na Praça Dr. José Gonçalves, Centro, Conceição do Coité/BA. 

Inscrições até 12 de Março de 2017

O Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas é um evento que se destina exclusivamente às mulheres e em 2017 abordará o tema 'O Empreendedorismo das Mulheres no Cooperativismo'. Pretende-se assim proporcionar reflexões, análises e debates sobre os desafios enfrentados por elas frente à gestão de cooperativas, incluindo o papel no desenvolvimento do cooperativismo e o empreendedorismo feminino.

Em sua sexta edição, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, realizado pelo Sistema OCEB, acontecerá no dia 17 de março, das 8h às 18h, na cidade de Conceição do Coité, a 210 km de Salvador, atendendo à demanda da região e em conformidade com a política de interiorização e democratização do acesso a eventos e serviços do Sescoop/BA e da OCEB.

O VI Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas é destinado às mulheres cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB e promove além da reflexão sobre o tema, uma inserção cultural e lúdica. Confira a programação clicando aqui.

OBS.:

- As inscrições para o evento deverão ser feitas no site http://www.bahiacooperativo.coop.br/, no período de 3 de fevereiro a 12 de março de 2017.

- Os custos com transporte, hospedagem e alimentação fora do evento serão de responsabilidade de cada participante.


ENCONTRO DE COMUNICADORES COOPERATIVISTAS DA BAHIA

Início: 08 de Outubro 2014

Término: 08 de Outubro de 2014

Horario: 8h às 17h

Local: Hotel Fiesta - Avenida Antônio Carlos Magalhães, 711 - Itaigara, Salvador - BAOutras 

Inscrições até 06 de Outubro de 2014

Objetivo: Conhecer as diretrizes nacionais de comunicação do Sistema OCB; conhecer algumas das principais ações de comunicação do Sistema OCEB; contribuir com o planejamento de comunicação 2015 do Sistema OCEB; e lançar a Rede de Comunicadores Cooperativistas da Bahia. 

 Público Alvo: Responsáveis pela comunicação das cooperativas

 Vagas: 40(quarenta)vagas e as inscrições ficam abertas até atingir esse número.

 Carga Horária: 8(oito) horas

 Programação

Manhã

08:00 - Credenciamento

08:30 - Saudação de abertura (Presidente e Superintendente do Sistema OCEB e SESCOOP/BA) 

09:00 - Diretrizes Nacionais de Comunicação do Sistema OCB (Daniela Lemke – gerente de Comunicação do Sescoop Nacional)

10:30 -10:45 Intervalo pro café

10:45 - A Comunicação do Sistema OCEB (Ricardo Caribé – assessoria da OCEB/SESCOOP/BA)

11:00 - Rede Olá – uma proposta de integração da comunicação do Sistema na Bahia

11:45 - Debate

12:15 - Intervalo para almoço

 

Tarde

13:30 - Atividade lúdica de integração

14:00 - Oficina de planejamento de comunicação

15:30 - 15:45 Intervalo pro café

15:45 - Consolidação da Oficina de planejamento de comunicação

16:30 - Proposta de Instalação da Rede de Comunicação Cooperativista da Bahia

17:00 - Balanço final, agenda futura e encerramento

 Alimentação*

Coffee break e almoço por conta do evento 


III ENCONTRO ESTADUAL DA COOPERATIVAS BAIANAS -  BAHIACOOP

 

Início: 09 de Outubro 2014

Término:10 de Outubro de 2014

Horario: Dia 09 (início às 19:30) Dia 10 (início às 09:00)

Local: Gran Hotel Stella Mares - R. Prof. Felipe Tiago Gomes, 5 - Stella Maris, Salvador-BahiaOutras

Inscrições até 30 de Setembro de 2014

Objetivo: Apresentar o novo posicionamento estratégico do Sistema OCB/OCEB; promover a intercooperação das cooperativas, além de evidenciar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social da Bahia. 

 Público Alvo: Cooperados, Presidentes e Dirigentes das Cooperativas do Estado da Bahia; Representantes do Sistema Cooperativista e das Organizações Estaduais das Cooperativas Brasileiras; Gestores Governamentais; Representantes das Universidades e Centros de Formação do Cooperativismo; Professores, Consultores e Formadores de opinião.

 Vagas: 250(duzentas e cinquenta) vagas.


Categorias

Realização de Eventos

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.