Ir para o conteúdo
ou

OCEB - Sindicato e Organização das Cooperativas da Bahia

Tela cheia

Eventos

28 de Julho de 2014, 14:04 , por daniela - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 213 vezes

 Banner gescoop comunidade sescoop rede ola

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, abre as inscrições para o Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP 2017.

O Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas - GESCOOP foi desenvolvido para atender as demandas das cooperativas baianas no intuito de promover a capacitação dos gestores, nos diversos ramos de cooperativas, nas áreas de: recursos humanos, gestão, finanças, negócios, planejamento, governança e educação cooperativista. O GESCOOP possui as suas disciplinas vinculadas ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC e é composto por 10 (dez) módulos, com duração de 16 (dezesseis) horas/módulo, totalizando 160 (cento e sessenta) horas.

A capacitação é voltada para Dirigentes, Gerentes, Conselheiros, Técnicos e Encarregados de Setor das Cooperativas no Estado da Bahia. Serão disponibilizadas 25 vagas por turma, totalizando 50 (cinquenta) participantes, distribuídas em 02 (duas) turmas, a serem realizadas nas cidades de Salvador/BA e Ilhéus/BA.

O curso será realizado no período de agosto de 2017 a fevereiro de 2018. As disciplinas serão ministradas uma vez ao mês, em dois dias corridos, das 8h às 18h, totalizando 16 horas por encontro.

O período de inscrição será de 06 de julho a 16 de agosto de 2017 por meio do deste portal (http://www.bahiacooperativo.coop.br/ficha-de-inscricao), limitando-se a 02 (duas) vagas por cooperativa. Após este período, as vagas remanescentes serão preenchidas pelas cooperativas demandantes, por ordem de solicitação. 


 

Direcoop 920x269

Desde 2013, os Encontros Regionais são realizados com sucesso, devido à expressiva participação dos dirigentes das cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB. Por isso, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA – contam com a participação dos presidentes, dirigentes e gestores do Cooperativismo Baiano na nova edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, que esse ano passa a se chamar Direcoop

O evento tem como foco o aprimoramento da gestão das cooperativas baianas e o desenvolvimento de forma participativa, para que, juntos, possamos avaliar os próximos passos para o planejamento estratégico do Sistema OCEB.

Levando em consideração as sugestões dos eventos anteriores e com o objetivo de fortalecer a ferramenta disponibilizada pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista, que visa aperfeiçoar os critérios de excelência da gestão das cooperativas, o Direcoop traz como tema “Cenários e Perspectivas da Gestão”, que será abordado na palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, a ser ministrada pelo presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.

Além da palestra, a programação do evento contará com a abertura do Presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio; apresentação dos trabalhos do Sistema Cooperativo na Bahia após os encontros de 2016 e abordagem sobre a proposta de melhorias do cooperativismo na região e no estado para os próximos anos; e momentos de debate e avaliação.

Faça já sua inscrição clicando aqui.


 

Curso inadimplencia cooperativas educacionais ok

O  Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA realizará o Curso de Prevenção e Solução de Inadimplência em Cooperativas Educacionais, no dia 10 de julho de 2017, das 08h às 18h, em Salvador/BA. A capacitação tem como finalidade orientar as cooperativas educacionais em como agir em casos de inadimplências de alunos, utilizando ferramentas de negociação para solucionar a questão e executando estratégias para evitar futuras inadimplências. 

O curso é voltado para presidentes, dirigentes, gerentes e funcionários do setor financeiro das cooperativas do ramo educacional da Bahia que sejam integrantes do Sistema OCEB, e a disponibilidade é de até 02 (duas) vagas por cooperativa.

As inscrições estão abertas por meio do portal Bahia Cooperativo e sua participação é fundamental!

Em caso de dúvida, entrar em contato com Fernanda Fontes por meio do telefone 71 3421-5841 ou pelo e-mail fernanda.fontes@sescoopba.coop.br


 

 Avatar curso conselheiros

Acontecerá no dia 22 de junho (quinta-feira), em Luís Eduardo Magalhães/BA, o Curso para Conselheiros Fiscais. O evento, que será das 8h às 18h, tem como objetivo sensibilizar e apresentar aos conselheiros fiscais temas relevantes para seu desempenho no exercício do cargo, além de discutir o papel do conselho face à gestão da cooperativa, motivando-o ao alcance das boas práticas de governança identificadas pelo Sistema OCB.

O curso é voltado para conselheiros fiscais (efetivos e suplentes) das cooperativas baianas da região de Luís Eduardo Magalhães, vinculadas ao Sistema OCEB. O curso disponibiliza até 02 (duas) vagas por cooperativa. Havendo interesse em mais de duas vagas, entrar em contato com este SESCOOP/BA.

A programação do evento contemplará conteúdos como: Noções de cooperativismo; Direito e deveres do cooperado; A importância da participação do Conselho Fiscal no quadro social da sociedade cooperativa; Noções básicas de governança corporativa; Noções contábeis para análise de balanço; Direitos, deveres, responsabilidades, funções e limitações dos conselheiros fiscais no exercício do seu mandato nas sociedades cooperativas e o impacto das suas ações e omissões no quadro social da cooperativa.

As inscrições estão abertas no portal Bahia Cooperativo. Clique aqui e participe!


ENCONTRO DAS COOPERATIVAS DO RAMO TRABALHO

Acontecerá no dia 19 de junho (segunda-feira), em Salvador, o Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho. O evento, que será das 8 às 18h, visa estimular as Cooperativas a aprimorarem sua gestão para viabilizar a ampliação do seu acesso ao mercado, o que ensejará no fortalecimento do Ramo.

Público Alvo: Dirigentes, Associados, Gestores e Assessores Jurídicos das Cooperativas do Ramo Trabalho do Estado da Bahia.

Abaixo a programação do evento, contemplando momentos para debater os cenários e perspectivas em relação às questões previdenciárias, de terceirização e aspectos da Lei 12.690/2012.

Esse encontro visa, ainda, a obtenção de respostas dos participantes para os seguintes questionamentos:

1. Qual a real carga tributaria incidente numa Cooperativa de Trabalho?
2. Quais as perspectivas da Cooperativa de Trabalho dentro da Lei de Terceirização?

Inscreva-se pelo portal Bahia Cooperativo.


Banner rotativo mba gestao de cooperativas 960x270px atual

O SESCOOP/BA informa que já estão abertas as inscrições para a realização do curso de MBA em Gestão de Cooperativas. A pós-graduação é destinada a conselheiros, diretores e funcionários de cooperativas vinculadas, registradas e adimplentes junto ao Sistema OCEB.

As inscrições podem ser feitas de 12 de maio a 16 de junho de 2017, limitando-se a 01 (uma) vaga por cooperativa.

Sobre o Curso:

1.    Nome: Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Gestão de Cooperativas, Nível Especialização.
2.    Área de Conhecimento: Área das Ciências Sociais Aplicadas
3.    Carga Horária Total do Curso: 380 (trezentas e oitenta) horas
4.    Instituição: ESCOOP – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo.
5.    Coordenador de Curso: Professor Derli Schmidt
6.    Dias e Horários do Curso: Sextas-feiras e Sábados, das 08h30 às 18h30
7.    Período: de julho de 2017 até março de 2019
8.    Número de Vagas: 30 vagas 
9.    Local de Realização: Salvador/BA
10.  Público-Alvo: Diretores e Funcionários de cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB. 
11.  Realização: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA.

Para mais informações, entrar em contato com Fernanda Fontes por meio do telefone 3421-5841 ou pelo e-mail fernanda.fontes@sescoopba.coop.br.

Informações e procedimentos para inscrição, seleção e matrícula no MBA em Gestão de Cooperativas estão disponíveis clicando aqui.


Avatar workshop 2O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promoverão o Workshop Excelência da Gestão – Plano de Melhorias.

OBJETIVO E INSCRIÇÕES

O objetivo desse evento é auxiliar as cooperativas para a construção das ações de melhorias identificadas no diagnóstico de autoavaliação da gestão do PDGC, visando maior qualidade nos aspectos de governança e gestão.

As inscrições serão realizadas por meio deste site, sendo no máximo 2 participantes por cooperativa. Serão admitidas as inscrições das cooperativas que participaram dos Workshops de Excelência da Gestão: Critérios de Avaliação da Governança e Gestão e que finalizaram o PDGC Ciclo 2017.

O workshop será realizado em Salvador, nos dias 23 e 24 de maio de 2017, das 8h às 18h, tendo como principal público-alvo dirigentes e responsáveis pelo preenchimento e acompanhamento do PDGC em suas respectivas cooperativas e que participaram do Workshop de Excelência da Gestão, que foi oferecido nas 5 regiões da Bahia.

SOBRE O PDGC

O PDGC é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). O Programa é um caminho ideal para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo e visa melhorias paras as cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.

O sistema é simples! Realizado através do preenchimento de questionários online, na medida em que é preenchido, o programa promove a adoção de boas práticas de gestão e governança, melhora o desempenho e aumenta a competitividade das cooperativas no mercado.

Para mais informações, entrar em contato com Geisa Félix por meio do telefone 3421-5845 ou pelo e-mail geisa.felix@sescoopba.coop.br.


Avatar rede ola e site

Com o objetivo de promover a integração, a troca de experiências e a intensificação da comunicação entre as cooperativas do estado da Bahia, qualificando os cooperados e funcionários de cooperativas que atuem com comunicação e relacionamento institucional, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB/BA, realizará o V Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia.

O evento acontecerá no dia 28 de abril de 2017, das 08h às 18h, no Grande Hotel da Barra, na capital baiana. O evento destina-se a 30 participantes, sendo composto por profissionais de comunicação e responsáveis pela comunicação das cooperativas dos diversos ramos do estado da Bahia. Inscreva-se clicando aqui

Programação

8h às 08h30 - Credenciamento
8h30 às 08h45 - Abertura
8h45 às 09h30 – Apresentação de Comunicação – Representante da OCB e SESCOOP Nacional
9h30 às 10h – Apresentação da Rede Olá – SESCOOP/BA
10h às 10h30 – Coffee Break
10h30 às 12h30 – Palestra Criatividade e Inovação na Comunicação das Cooperativas
12h30 às 13h30 - Almoço
13h30 às 15h30 - Oficina Criatividade e Inovação na Comunicação das Cooperativas – Parte I
15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 18h - Oficina Criatividade e Inovação na Comunicação das Cooperativas – Parte II
18h – Encerramento


Participe!


Avatar

Acontece no dia 25 de Abril, no Auditório da Coomap em São Sebastião do Passé, o Encontro das cooperativas baianas do ramo Transporte. O evento, que acontece durante todo o dia, é voltado para dirigentes e cooperados de cooperativas do ramo transporte, filiadas ao sistema OCEB, e tem como objetivo estimular as cooperativas a aprimorarem a Gestão, debater estratégias de ampliação da participação destas no mercado e ações de fortalecimento do ramo.

Inscreva-se clicando aqui

Programação:

08:00 – Credenciamento
08:30 – Abertura
09:00 – Palestra: Tecnologia e Inovação – Desenvolvimento de Aplicativos
10:30 – Coffee Break
11:00 – Painel sobre Plataforma de Negócios - Bandeira Única
12:30 – Almoço
13:30 – Cases de Sucesso – Boas Práticas de Gestão
15:00 – Coffee Break
15:30 – Palestra – Panorama do Cooperativismo do Ramo Transporte no Espírito Santo
16:30 – Debates sobre os temas apresentados
17:00 – Encerramento


Avatar workshop

Buscando promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas e orientá-las quanto ao preenchimento do questionário do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promove o Workshop Excelência da Gestão - Critérios de Avaliação da Governança e Gestão em 5 cidades do estado: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Luis Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.

Durante dois dias, das 8h às 18h, gestores, dirigentes e responsáveis pelo preenchimento do formulário do PDGC na cooperativa, serão auxiliados na construção do plano de melhorias visando maior qualidade nos aspectos de governança e gestão.

Cada cooperativa pode inscrever até dois participantes. As inscrições já estão abertas e são realizadas através do site Bahia Cooperativo. Porém é preciso atentar que, como pré-requisito para o workshop, a cooperativa já deve estar inscrita no PDGC e já ter preenchido o primeiro bloco de informações.

Inscreva-se no Workshop mais próximo de sua região: clique aqui.

PDGC

Para aqueles que ainda não conhecem, o PDGC é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). O Programa é um caminho ideal para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo e visa melhorar as cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.

O sistema é simples e realizado através do preenchimento de questionários online, de modo que, na medida em que é preenchido, o programa promove a adoção de boas práticas de gestão e governança, melhora o desempenho e aumenta a competitividade das cooperativas no mercado. As cooperativas interessadas devem acessar o site do programa e seguir o passo-a-passo disponível no portal.

CONFIRA ABAIXO O CRONOGRAMA:

Salvador: 
28 e 29 de Março de 2017 as 18:30
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 23/03/2017 

Feira de Santana: 
30 e 31 de Março de 2017 
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 27/03/2017 

Itabuna: 
03 e 04 de Abril de 2017 
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 30/03/2017

Luís Eduardo Magalhães: 
06 e 07 de Abril de 2017 
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 03/04/2017 

Vitória da Conquista: 
11 e 12 de Abril de 2017
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 07/04/2017 

INSTRUTORA: Gênia Porto

Mestre em Administração de Empresas – Escola de Administração – UFBA – 2007 com artigos e trabalhos publicados na área de gestão do conhecimento e com 15 anos de experiência em consultoria em Gestão Empresarial e avaliação da gestão (MEG); Sócia da empresa Dinâmica Apoio Empresarial com atuação na área de consultoria e treinamento em gestão desde 1999; Coordenadora dos processos de Premiações na ABGC – Associação Baiana para Gestão Competitiva: PGQB – Prêmio Gestão Qualidade Bahia e MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas desde 1998; Professora em cursos de pós-graduação e Instrutora de cursos relacionados aos critérios de excelência para a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e ABGC; Examinadora de sistema de gestão com base nos critérios de excelência desde 1998.

Para mais informações, entrar em contato com Geisa Félix por meio do telefone 3421-5845 ou geisa.felix@sescoopba.coop.br

 


VI ENCONTRO ESTADUAL DE MULHERES COOPERATIVISTAS

Início: 17 de Março de 2016

Término: 17 de Março de 2016

Horario: 8h às 18h

Local: Centro Cultural Ana Rios de Araújo, localizado na Praça Dr. José Gonçalves, Centro, Conceição do Coité/BA. 

Inscrições até 12 de Março de 2017

O Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas é um evento que se destina exclusivamente às mulheres e em 2017 abordará o tema 'O Empreendedorismo das Mulheres no Cooperativismo'. Pretende-se assim proporcionar reflexões, análises e debates sobre os desafios enfrentados por elas frente à gestão de cooperativas, incluindo o papel no desenvolvimento do cooperativismo e o empreendedorismo feminino.

Em sua sexta edição, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, realizado pelo Sistema OCEB, acontecerá no dia 17 de março, das 8h às 18h, na cidade de Conceição do Coité, a 210 km de Salvador, atendendo à demanda da região e em conformidade com a política de interiorização e democratização do acesso a eventos e serviços do Sescoop/BA e da OCEB.

O VI Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas é destinado às mulheres cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB e promove além da reflexão sobre o tema, uma inserção cultural e lúdica. Confira a programação clicando aqui.

 

OBS.:

- As inscrições para o evento deverão ser feitas no site http://www.bahiacooperativo.coop.br/, no período de 3 de fevereiro a 12 de março de 2017.

- Os custos com transporte, hospedagem e alimentação fora do evento serão de responsabilidade de cada participante.


ENCONTRO DE COMUNICADORES COOPERATIVISTAS DA BAHIA

Início: 08 de Outubro 2014

Término: 08 de Outubro de 2014

Horario: 8h às 17h

Local: Hotel Fiesta - Avenida Antônio Carlos Magalhães, 711 - Itaigara, Salvador - BAOutras 

Inscrições até 06 de Outubro de 2014

Objetivo: Conhecer as diretrizes nacionais de comunicação do Sistema OCB; conhecer algumas das principais ações de comunicação do Sistema OCEB; contribuir com o planejamento de comunicação 2015 do Sistema OCEB; e lançar a Rede de Comunicadores Cooperativistas da Bahia. 

 Público Alvo: Responsáveis pela comunicação das cooperativas

 Vagas: 40(quarenta)vagas e as inscrições ficam abertas até atingir esse número.

 Carga Horária: 8(oito) horas

 Programação

Manhã

08:00 - Credenciamento

08:30 - Saudação de abertura (Presidente e Superintendente do Sistema OCEB e SESCOOP/BA) 

09:00 - Diretrizes Nacionais de Comunicação do Sistema OCB (Daniela Lemke – gerente de Comunicação do Sescoop Nacional)

10:30 -10:45 Intervalo pro café

10:45 - A Comunicação do Sistema OCEB (Ricardo Caribé – assessoria da OCEB/SESCOOP/BA)

11:00 - Rede Olá – uma proposta de integração da comunicação do Sistema na Bahia

11:45 - Debate

12:15 - Intervalo para almoço

 

Tarde

13:30 - Atividade lúdica de integração

14:00 - Oficina de planejamento de comunicação

15:30 - 15:45 Intervalo pro café

15:45 - Consolidação da Oficina de planejamento de comunicação

16:30 - Proposta de Instalação da Rede de Comunicação Cooperativista da Bahia

17:00 - Balanço final, agenda futura e encerramento

 Alimentação*

Coffee break e almoço por conta do evento

  


III ENCONTRO ESTADUAL DA COOPERATIVAS BAIANAS -  BAHIACOOP

 

Início: 09 de Outubro 2014

Término:10 de Outubro de 2014

Horario: Dia 09 (início às 19:30) Dia 10 (início às 09:00)

Local: Gran Hotel Stella Mares - R. Prof. Felipe Tiago Gomes, 5 - Stella Maris, Salvador-BahiaOutras

Inscrições até 30 de Setembro de 2014

Objetivo: Apresentar o novo posicionamento estratégico do Sistema OCB/OCEB; promover a intercooperação das cooperativas, além de evidenciar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social da Bahia. 

 Público Alvo: Cooperados, Presidentes e Dirigentes das Cooperativas do Estado da Bahia; Representantes do Sistema Cooperativista e das Organizações Estaduais das Cooperativas Brasileiras; Gestores Governamentais; Representantes das Universidades e Centros de Formação do Cooperativismo; Professores, Consultores e Formadores de opinião.

 Vagas: 250(duzentas e cinquenta) vagas.

 

 

 


Categorias

Realização de Eventos

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.