Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

30 de setembro - Dia do Profissional de Secretariado

1 de Outubro de 2015, 13:05, por Rute Costa - 1Um comentário

Ontem, dia 30 de setembro de 2015, comemorou-se mais uma Dia do Profissional de Secretariado.

Um grande orgulho e prazer para mim ser uma Secretária Executiva.

Aproveitei o dia para agradecer as parabenizações e também refletir acerca do exercício da profissão, criação do Conselho, dificuldades e alegrias do dia-a-dia e claro, relembrar com as nobres colegas que puderam me acompanhar na graduação, os percalços e situações engraçadas que passamos à época.

Para finalizar farei uso de uma citação de Confucio " Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida." É assim que me sinto.

 

 

 



Arte, Educação e Cultura marcam celebração do Dia C da COOPROAF em Manoel Vitorino

5 de Agosto de 2015, 15:09, por Rute Costa - 0sem comentários ainda

No dia 30 de julho de 2015 a Praça Nelson Davi em Manoel Vitorino, na Bahia, ficou lotada para a celebração do Dia de Cooperar 2015. O evento contou com a realização de feira, com exposição de produtos de cooperativas da região, com destaque aos produzidos com a cultura do umbu. Além disso, foram realizadas diversas atividades educacionais, artísticas e culturais durante todo o dia. O evento, que teve como tema Manoel Vitorino para Cooperar, contou com a participação de 61 voluntários que se envolveram na organização do evento e realização das apresentações e palestras.

A celebração contou ainda com o apoio da Prefeitura, Câmara Municipal, ISFA (Instituto de Formação Cidadã São Francisco de Assis), das secretarias de educação e agricultura e do Sistema Oceb.

A abertura foi realizada pela Presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia – COOPROAF, Sra. Helenita Maria Souza Silva que destacou a importância dos voluntários e parceiros. A Presidente convidou para o palco autoridades locais, como o Prefeito e a Presidente da Câmara de Vereadores e também a ex-presidente da COOPROAF, Sra. Marilda Santos, que reforçou o agradecimento aos parceiros, em especial ao Sistema Oceb, que participou do evento com a presença da Sra. Rute Costa, Secretária Executiva da OCEB.

Na sequência, as escolas locais realizarem apresentações artísticas, como a dança da saia, apresentações de teatro e coral, que foram ensaiadas especialmente para a celebração do Dia de Cooperar 2015, que aconteceu no dia do 53º aniversário da cidade de Manoel Vitorino.

Foi à sombra de uma gameleira que as atividades da tarde começaram, com a palestra sobre Educação Ambiental e Lixo, ministrada pela Professora Márcia Luzia Cardoso Neves do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB (Campus Amargosa). Na palestra a professora destacou a importância dos 5 R’s (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar) utilizando exemplos práticos relacionados ao dia-a-dia da população. A Coordenadora do Projeto Umbu da Gente, Rita de Cássia Silva Braga, continuou a programação de palestras falando sobre o Projeto, que tem o objetivo de plantar mudas de umbu e árvores nativas, além de capacitar agricultores locais sobre a maneira correta de realizar o cultivo do umbuzeiro. A importância do umbu para o desenvolvimento econômico e social da região foi o ponto chave da palestra.

Arte, cultura e diversão permearam toda a programação noturna, que teve início com uma roda de capoeira e seguiu com as apresentações de ballet, quadrilha, teatro (Cia de Teatro SEM DIREÇÃO), Reizado (Raiz do Umbuzeiro) e finalizou com apresentação da banda Umbu com Leite.

A Presidente da cooperativa declarou que o processo de mobilização para realização do Dia C pela COOPROAF foi surpreendente, pois os voluntários aderiram ao projeto de imediato. Ela relatou ainda que os custos previstos para realização do evento ficaram bem abaixo do previsto, pois cada parceiro entrou com uma coisa, desde a doação de brindes para sorteio, até disponibilização de estruturas.

O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Em 2015, o número de ações voluntárias e cooperativas participantes duplicou na Bahia. No total foram inscritas 36 cooperativas, que desenvolveram 33 ações em todo o estado.



O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO COMO AGENTE DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

21 de Julho de 2015, 17:33, por Rute Costa - 0sem comentários ainda


Rute Costa dos Santos


RESUMO


Em meio a um mercado cada dia mais competitivo as organizações tiveram que se adaptar as necessidades de seus clientes para não perder espaço, dando origem assim ao Marketing de Relacionamento, que busca satisfazer e reter seus clientes. Apesar das inúmeras ferramentas tecnológicas associadas à implantação dos processos de relacionamento com o cliente, não é possível criar um relacionamento eficaz sem a presença de recursos humanos qualificados para lidar com a tecnologia associada a esse tipo de Marketing e também com as pessoas as quais a organização deseja reter. Ao analisar a história, as qualificações e atribuições do profissional de secretariado é possível percebê-lo como agente de relacionamento com o cliente, já que esse profissional é, por muitas vezes, aquele que está em contato direto com os clientes. Este trabalho buscou levantar, através de questionários com secretários de diversos Estados brasileiros, de que maneiras esses profissionais contribuem no relacionamento entre a organização e seus clientes.

Palavras chave: Marketing de relacionamento – Profissional de secretariado – Competitividade – Clientes.

 

RESUMÉN

En medio de un de mercado cada vez más competitivo las organizaciones tuvieron que adaptarse a las necesidades de sus clientes para no perder espacio, de esta manera surgió el Marketing relacional, que busca satisfacer y retener clientes. A pesar de numerosas herramientas tecnológicas asociadas a la implementación de los procesos de relación con el cliente, no es posible crear una relación efectiva sin la presencia de recursos humanos calificados a manejar la tecnología asociada a este tipo de Marketing, así como con las personas a las que la organización desea conservar. Mediante el análisis de la historia, las calificaciones y los deberes del profesional de secretariado es posible percibirlo como un agente de la relación con el cliente, ya que este profesional es, a menudo, uno que está en contacto directo con los clientes. Este trabajo buscó recaudar, a través de cuestionarios a los secretarios de varios estados brasileños, de qué manera estos profesionales contribuyen a la relación entre la organización y sus clientes.
Palabras clave: Marketing Relacional – Profesional de secretariado – Competitividad - Clientes.

 

Leia artigo completo aqui



 Discente do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal da Bahia – UFBA. rutecsantos@bol.com.br
Orientador: Fábio Almeida Ferreira - professor da Escola de Administração da UFBA; professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA e professor permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social do Centro de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS) da Escola de Administração da UFBA.