Ir para o conteúdo
ou

Ramo Agropecuário

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Novo encontro do Fórum Baiano das Cooperativas do Agronegócio

16 de Agosto de 2017, 13:52 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3 vezes

O Fórum Baiano das Cooperativas do Agronegócio realizou novo encontro, no dia 11 de agosto, e contou com a participação de gestores de cooperativas do Agronegócio da Bahia, registradas no Sistema OCEB; representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e do Adapta Sertão. A reunião aconteceu em Salvador, após o primeiro encontro do Fórum realizado em maio deste ano, e proporcionou troca de experiências e encaminhamentos importantes para a consolidação do fórum.

O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, deu as boas-vindas aos participantes relembrando o interesse do SESCOOP/BA e da OCEB em integrar as cooperativas do ramo agropecuário do segmento do agronegócio para fortalecer a intercooperação e ampliar as estratégias de acesso ao mercado baiano, nacional e interncacional, superando, por exemplo, desafios climáticos das diferentes regiões do estado.

E para tratar sobre o tema mudanças climáticas, Valdirene dos Santos e Joselito Barbosa foram convidados para socializar a experiência exitosa do Adapta Sertão, aliança de organizações que atuam no semiárido nordestino e desenvolvem estratégias e tecnologias sociais para que famílias de agricultores continuem a produzir alimentos mesmo nos períodos de estiagem. O projeto também viabiliza a atuação das cooperativas, pois os agricultores podem comercializar seus produtos via cooperativas, movimentando o comércio da região. Os participantes parabenizaram as ações do Adapta Sertão e demonstraram o apoio a iniciativas que contribuem para a geração de trabalho e renda para os agricultores familiares.

Dando continuidade à programação, os representantes do MAPA fizeram uma apresentação sobre o Programa de Comércio Eletrônico para o Pequeno e Médio Produtor Rural: Plataforma e-commerce Agro Mais. Eles explicaram o porquê da criação da plataforma, que é uma ferramenta de negócios voltada para atender o pequeno e médio produtor; mostraram as principais funcionalidades de uso da plataforma e informaram que essa etapa de apresentação é importante para ouvir os potenciais interessados pelo produto, como os que atuam nas cooperativas agropecuárias interagindo com produtores rurais. Após a exposição, o grupo participante pode sanar dúvidas e apresentar sugestões para a plataforma.

Durante a tarde, os participantes dialogaram com o Diretor Executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina - FECOAGRO, Ivan Ramos, que apresentou a experiência da federação, desde a sua origem até os dias atuais. A FECOAGRO reúne 10 cooperativas singulares e uma central e presta serviços nas áreas de compras conjuntas dos principais insumos agrícolas e produtos de abastecimento, distribuídos pelas filiadas aos seus associados. Ivan destacou que a FECOAGRO está praticando e estimulando a integração e a intercooperação em Santa Catarina e que o trabalho de comunicação que é feito por eles atinge diversos canais (TV, rádio, redes sociais) e dá grande credibilidade ao cooperativismo no estado.

O último momento do evento foi dedicado à aprovação das Diretrizes Orientadoras do Fórum Baiano, além da formação da comissão que vai elaborar o Regimento Interno desse coletivo e da definição de agenda do fórum para o próximo ano. Para Jaymilton Gusmão, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, o evento foi bastante proveitoso e as perspectivas de fortalecimento do fórum são muito positivas.

Por Ascom SESCOOP/BA


Categorias

Agropecuário

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.