Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia
 Feed RSS

Teste Bahiacooperativo RSS

16 de Setembro de 2015, 20:11 , por Joenio Costa - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Workshop Excelência da Gestão concluiu primeira fase e SESCOOP/BA anuncia nova abordagem dentro do ciclo

19 de Abril de 2017, 20:45, por Portal Bahia Cooperativo - 1Um comentário

workshop-pdgc-vitoria-da-conquista-1

Após percorrer cinco cidades do interior baiano e capacitar mais de 90 integrantes de cooperativas, o ciclo de Workshops Excelência da Gestão: Critérios de Avaliação da Governança e Gestão, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, vai dar início a uma nova etapa, onde apresentará uma abordagem sobre a elaboração do Plano de Melhorias da Gestão e seus elementos essenciais.  

O Workshop Excelência da Gestão teve início em Salvador nos dias 28 e 29 de março e passou por Feira de Santana (30 e 31 de março), Itabuna (03 e 04 de abril), Luís Eduardo Magalhães (6 e 7 de abril) e, por fim, Vitória da Conquista (11 e 12 de abril). Sempre com dois dias de realização, o evento teve como objetivo preparar os dirigentes, cooperados e funcionários de diferentes ramos do cooperativismo baiano para participarem do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, que tem como foco mecanismos de melhoria na gestão da cooperativa.

Um dos participantes do evento, em Luís Eduardo Magalhães, foi André Oliveira, representante da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - COOPERFARMS, que destacou o PDGC como uma ferramenta incrível para melhorar a gestão e que a participação no workshop potencializou esse entendimento ao fazer os exercícios práticos propostos durante a capacitação.

Thamires Lima, representante da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, marcou presença no workshop de Vitória da Conquista. Ela expressou a importância do evento para promover a intercooperação e a expectativa de, juntamente com a diretoria e demais envolvidos, responder ao questionário do PDGC e implantar as mudanças necessárias para melhorar, cada vez mais, a governança na cooperativa que faz parte e aumentar a competitividade.

A próxima etapa do ciclo, denominado “Workshop Excelência da Gestão: Plano de Melhorias”, consiste no auxílio às cooperativas para a construção das ações de melhorias identificadas no diagnóstico de autoavaliação da gestão. O workshop será realizado nos dias 23 e 24 de maio e as inscrições serão abertas, em breve, neste portal.



Workshop de Excelência da Gestão visita cidades do interior baiano

6 de Abril de 2017, 13:19, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

Workshop

O ciclo de Workshops Excelência dea Gestão, promovido pelo SESCOOP/BA, continua acontecendo nas cidades do interior baiano. Depois de passar por Feira de Santana, nos dias 30 e 31 de março, e por Itabuna, nos dias 3 e 4 de abril, o evento agora será realizado em Luís Eduardo Magalhães, a partir desta quinta-feira (6).

Durante a passagem por Feira de Santana, cerca de 20 representantes de cooperativas da região puderam se preparar para o preenchimento do questionário que compõe o PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, tirar dúvidas e compreender melhor sobre a metodologia e os parâmetros que norteiam o Programa. Um desses participantes foi a Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, que afirma se sentir bem mais preparada após participar do workshop. “Entendo que o desafio neste caminho reside na necessidade de mudanças nas práticas das cooperativas, precedidas pelas mudanças de atitudes das pessoas, concebendo um modelo de gestão que seja organizado, padronizado e compartilhado entre os agentes da governança”.

Doze cooperativas estiveram presentes no Workshop de Feira de Santana, que é ministrado por Gênia Porto, consultora Mestre em Administração e também especialista em Avaliação em Gestão. “O workshop é divido em duas fases; uma onde apresentamos a metodologia do Programa e discutimos sobre a importância de adotar melhorias na Gestão, e a segunda, que é a prática, onde é possível exercitar e fixar o conteúdo teórico”, explica.

Quem também participou do Workshop e aprovou, mas desta vez na cidade de Itabuna, foi Diana Ferreira Campos da cooperativa Unimed Itabuna, durante os dias 03 e 04 de abril esteve em contato direto com o universo do PDGC. Diana informou que a aplicação do Programa já está em andamento na cooperativa mas que, a partir deste workshop será realizado com mais segurança.

Diana aproveitou para parabenizar o SESCOOP/BA “Por estar sempre focado na evolução dos princípios de governança das cooperativas e mais ainda pelo conjunto de ações muito bem orquestradas, tendo de 2013 a 2015 investido nos Primeiros Passos para a Excelência e, desde o ano passado até agora, incentivando o compromisso Rumo à Excelência”.

Luís Eduardo Magalhães é próximo local a sediar o Workshop, a partir do próximo dia 6, que também tem duração de dois dias. Em seguida, o workshop será realizado em Vitória da Conquista, onde encerra o ciclo, nos dias 11 e 12 de abril. Os interessados em participar dos próximos workshops podem fazer a inscrição online através deste link.

SOBRE O PDGC

O PDGC é um Programa do Sescoop e objetiva promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo, visando melhorar as cooperativas em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.



Ciclo de Workshops Excelência da Gestão tem início em Salvador

30 de Março de 2017, 22:50, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

workshop-pdgc-salvador-marco-2017-1

Dirigentes, cooperados e funcionários de diferentes ramos participaram da primeira edição do workshop ‘Excelência da Gestão: Critérios de Avaliação da Governança e Gestão’, realizado em Salvador nos dias 28 e 29 de março. A atividade visa preparar as cooperativas para a participação no PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.


Durante os dois dias, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o preenchimento do Questionário de Autoavaliação do PDGC e aprenderam sobre a metodologia e os conceitos do programa. Entre os participantes estava a presidente da Coperil - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê, Alaerte Martins, que afirmou ter aproveitado bastante o evento: “Volto para a cooperativa com a sensação de que vamos preencher o questionário do PDGC de forma bem mais consciente e que estamos no caminho certo para termos melhores resultados”.

Além das explanações, o workshop também conta com atividades práticas, onde os participantes realizam exercícios baseados na realidade de suas cooperativas. A metodologia também foi aprovada pelo diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi Salvador, Miguel Calmon: “Com a nossa participação neste Workshop e a aplicação do que foi absorvido aqui, implementaremos melhorias em nossos processos e práticas de gestão na busca da excelência”.


O workshop tem como instrutora Gênia Porto, mestra em administração com grande experiência em consultoria e avaliação em Gestão. “A expectativa é que após o workshop as cooperativas possam realizar a autoavaliação com melhor qualidade, já que esclarecemos sobre possíveis dúvidas contidas no questionário de autoavaliação do Programa”, esclarece Gênia e ressalta que a diversidade da turma, formada por representantes de vários ramos, torna a troca de experiências ainda mais rica.

Sempre com dois dias de duração, o workshop em Salvador foi o primeiro de uma série que irá passar por mais quatro cidades baianas: Feira de Santana, nos dias 30 e 31 de março; Itabuna nos dias 03 e 04 de abril; Luís Eduardo Magalhães, nos dias 6 e 7 e, por fim, Vitória da Conquista, nos dias 11 e 12 de abril. Os interessados em participar dos próximos workshops podem fazer a inscrição online através deste link.

Realizado pelo SESCOOP/BA, o ciclo de Workshops Excelência da Gestão promove a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas, através da participação destas no PDGC, que é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN)



Sistema OCEB marca presença na 51ª Expoconquista

29 de Março de 2017, 21:04, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

abertura-expoconquista-2017

Foi iniciada na noite desta terça-feira, 28, a 51ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista - Expoconquista. O evento é realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e se estenderá até o dia 2 de abril de 2017, no Parque Teopompo de Almeida.

A abertura oficial foi feita pelo presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão Filho, e contou com a presença do prefeito da cidade, Herzem Gusmão, além de outras autoridades municipais, estaduais, eclesiásticas e presidentes de Cooperativas. A ExpoConquista é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil e beneficia tanto quem visita, quanto os parceiros e apoiadores, fortalecendo o agronegócio.

Presente em mais uma edição do evento, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, convidam todas as cooperativas da região a visitarem o seu stand, espaço onde serão realizados atendimentos às cooperativas, divulgação de produtos de cooperativas, promoção da cultura da cooperação e do cooperativismo, além da divulgação do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e dos produtos e serviços oferecidos pela OCEB e pelo SESCOOP/BA.

O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista e o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, estarão presentes durante toda a feira no stand. José Alberto afirma que a participação na Expoconquista é uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento com as cooperativas da região, além de permitir que a OCEB e o SESCOOP/BA sejam amplamente conhecidos pela sociedade em geral. 



Formatura em Gandu (BA) encerra ciclo 2016 do Jovemcoop

29 de Março de 2017, 20:36, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

encerramento-jovemcoop-gandu-1

Última turma desta edição teve 25 formandos que apresentaram projetos sociais para banca examinadora. Capacitação visa formar lideranças em cooperativismo.

Em Gandu, cidade do Sul da Bahia, 25 jovens tiveram neste sábado (25) um dia bastante diferente do habitual. É que todos estavam participando da cerimônia de conclusão do Jovemcoop, programa de capacitação para futuros gestores e líderes do cooperativismo.

Após 9 meses de encontro quinzenais, os 25 participantes apresentaram Trabalhos de Conclusão de Curso para uma banca examinadora. Foram 4 projetos, voltados para atividades culturais, educação e combate ao analfabetismo e divulgação da cultura cooperativista. Essa formatura encerra o ciclo Jovemcoop iniciado em 2016 e que passou por outras cidades da Bahia (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista e Pintadas).

Além da banca examinadora, ocorreu a cerimônia de encerramento, com a presença da presidente da Cooliba - Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia, Marília Cavalcante Reis; o presidente do Sicoob Norte Sul, Afrorisval Olímpio de Almeida; a presidente da Cooperativa Agrícola de Gandu, Ana Paula, e o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista.

Para Marília, que também é coordenadora e facilitadora do curso, a iniciativa é extremamente importante e foi um prazer fazer parte do processo. “Participar do Jovemcoop foi uma honra. Fico agraciada por trabalhar com o desenvolvimento das futuras lideranças do cooperativismo e despertar nestes jovens a vontade de se preparar. O passo inicial para isto é o autoconhecimento e os facilitadores auxiliaram os participantes a desenvolverem habilidades comportamentais e técnicas para momentos de conflito e de decisão”, disse.

Emerson Quirino, 18 anos, foi um dos concluintes e falou que foi uma ótima experiência: “O Jovemcoop capacita através de experiências e desperta o desejo de ser uma liderança. Cada módulo, cada aula, abre um mundo. A metodologia utilizada nos proporcionou um aprendizado prazeroso e hoje eu tenho o objetivo de chegar na presidência de uma cooperativa”, relatou o jovem que tem um ano e meio na Coopag -  Cooperativa Agrícola Gandu.

O sentimento é similar ao de Djeane Souza, assistente administrativa na Sicoob Norte Sul. “O projeto de conclusão da minha equipe foi a criação de uma biblioteca sobre cooperativismo para levar para as escolas. Propomos isso porque a gente não ouve falar sobre cooperativismo. Eu mesma não conhecia antes de começar a trabalhar e depois do Jovemcoop já me sinto apaixonada pela ideia e quero fazer com que mais pessoas entendam”, disse Djeane ao contar que o curso contribuiu muito com a sua rotina de trabalho. Feliz com a aprovação na banca, Djeane diz rindo: “Já quero o Jovemcoop 2!”

Jovemcoop

Implantado pelo Sescoop/BA, em parceria com as Cooperativas Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Coopmac, Sicoob Coopere, Sicoob Sertão e Sicoob Norte Sul, o programa Jovemcoop foi realizado no ano de 2016 e início de 2017 em cinco cidades baianas (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Pintadas e Gandu), sempre promovendo nos participantes o interesse pelo cooperativismo, conscientizando-os sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam e capacitando-os para atuar na liderança.

Os conteúdos abordados foram divididos em três etapas, Cooperativismo, Organização do Quadro Social e Atividades, que envolveram apresentação de representantes de cooperativas para falar sobre a sua experiência exitosa enquanto dirigente de cooperativa, orientação e elaboração de projeto de atuação, aulas de Comunicação Empresarial, Legislação Específica do Cooperativismo e Organização Financeira, além de técnicas de Gestão. O público alvo foi composto por funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB.