Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia
 Feed RSS

Teste Bahiacooperativo RSS

16 de Setembro de 2015, 20:11 , por Joenio Costa - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Nova edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano

23 de Maio de 2017, 14:04, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

avatar-oficial-300x300

Desde 2013, os Encontros Regionais são realizados com sucesso, devido à expressiva participação dos dirigentes das cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB. Por isso, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA contam com a participação dos presidentes, dirigentes e gestores do Cooperativismo Baiano na nova edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, que esse ano passa a se chamar Direcoop

O evento tem como foco o aprimoramento da gestão das cooperativas baianas e o desenvolvimento de forma participativa, para que, juntos, possamos avaliar os próximos passos para o planejamento estratégico do Sistema OCEB.

Levando em consideração as sugestões dos eventos anteriores e com o objetivo de fortalecer a ferramenta disponibilizada pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista, que visa aperfeiçoar os critérios de excelência da gestão das cooperativas, a palestra desse ano terá como tema “Cenários e Perspectivas da Gestão”, e será ministrada pelo presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.

Além da palestra, a programação do evento contará com a abertura do Presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio; apresentação dos trabalhos do Sistema Cooperativo na Bahia após os encontros de 2016 e abordagem sobre a proposta de melhorias do cooperativismo na região e no estado para os próximos anos; e momentos de debate e avaliação.

Confira as cidades da Bahia que sediarão os Encontros: 

  • Luís Eduardo Magalhães - Dia: 14.07
  • Salvador - Dia: 21.07
  • Irecê - Dia: 28.07
  • Vitória da Conquista - Dia: 04.08
  • Itabuna - Dia: 11.08 
  • Feira de Santana - Dia: 18.08 

 

Inscreva-se AQUI e participe!



Representantes da Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas Baianas se reúnem no CRC/BA

23 de Maio de 2017, 13:12, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

reuniao-comissao-crcba-02

Representantes da Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas Baianas estiveram reunidos na manhã da última sexta-feira, 19, para serem empossados e realizarem a primeira reunião ordinária do colegiado, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC/BA), localizado em Salvador. Oito profissionais da área contábil, que atuam no cooperativismo, integram a nova comissão, que foi instituída pela Portaria nº 050/2017, expedida no dia 5 de abril de 2017.

Fruto da parceria entre o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC/BA), o colegiado tem como objetivo promover o desenvolvimento de atividades que divulguem a produção do conhecimento, o estímulo das melhores práticas de reconhecimento e avaliação das ações relacionadas às cooperativas, além de propor ações que busquem aperfeiçoar os instrumentos regulatórios e normas contábeis relacionadas ao segmento.

Durante a reunião, foram discutidos o planejamento das atividades para o exercício de 2017, divisão das tarefas e proposta de calendário para as próximas reuniões entre os integrantes da comissão. 

Para o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, “a criação da colegiado é uma importante conquista para o sistema cooperativo baiano, pois visa aperfeiçoar os controles e a contabilidade das cooperativas baianas ”.

Valmir Lima Silva, coordenador responsável pelo colegiado, disse que face às especificidades das atividades desempenhadas e as peculiaridades nos aspectos normativos das cooperativas, é de suma importância a existência de uma comissão técnica de contabilidade para cooperativas, dentro do órgão de classe da área contábil (CRC/BA), com o objetivo de proporcionar aos profissionais contábeis a discussão, a organização e a promoção de ações relacionadas a esse segmento. Além disso, a comissão busca a disseminação do conhecimento e das boas práticas, fazendo com que essas particularidades sejam refletidas nas rotinas e nas demonstrações contábeis das cooperativas.

Por Ascom/OCEB.



EBPC 2017 seleciona pesquisas acadêmicas sobre cooperativismo

22 de Maio de 2017, 16:39, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

logo-ebpc

Atenção, pesquisador! Se o foco de sua pesquisa acadêmica é o movimento cooperativista brasileiro, não perca a oportunidade de inscreve-la na submissão de artigos e trabalhos que poderão ser apresentados durante a 4ª edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). O evento é uma realização do Sistema OCB e ocorrerá em Brasília, entre os dias 20 e 22 de novembro deste ano. O encontro terá como tema central: “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”.

De acordo com a organização do evento, o 4º EBPC é um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias, capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável nas cooperativas. Por isso, o objetivo do encontro é estimular a pesquisa acadêmica que, cada dia mais, tem aproximado as instituições de ensino superior da realidade das cooperativas do país.

Se ficou interessado, clique aqui para acessar todas as informações do EBPC.

IMPORTANTE

A submissão é gratuita e pode ser feita pelo site do EBPC até o dia 6 de julho. A comissão organizadora orienta que os pesquisadores leiam com atenção o edital, que norteia todo o processo de apresentação e avaliação dos trabalhos. Vale lembrar, ainda, que as pesquisas precisam estar vinculadas a um dos quatro eixos temáticos abaixo:

- Identidade e Educação
- Quadro Legal
- Governança e Gestão
- Capital e Finanças

Fonte: Sistema OCB 



Fórum reuniu cooperativas agropecuárias da Bahia

16 de Maio de 2017, 20:00, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

forum-das-cooperativas-do-agronecio-da-bahia-33

O Fórum Baiano das Cooperativas do Agronegócio, realizado nos dias 11 e 12 de maio, na sede da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC, em Vitória da Conquista, reuniu 23 representantes de 5 cooperativas da Bahia. O evento foi desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB. 

A abertura foi realizada pelo Diretor do Ramo Agropecuário na OCEB, Carlos Meurer, que abordou sobre os objetivos e oportunidades que este Fórum traz para as cooperativas participantes. Ele destacou que o Fórum foi resultado da vontade demonstrada pelas cooperativas do ramo do agronegócio, depois de terem participado da Missão de Prospecção de Negócios na França e Alemanha, de se unirem para buscar maior integração e comunicação para fazer frente aos desafios do setor. 

Dando continuidade, o presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio, falou sobre importância das cooperativas se organizarem por segmento, além de participarem do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC para promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Ele destacou ainda sobre a necessidade das cooperativas buscarem constantemente a intercooperação para ampliar o acesso ao mercado baiano e se aproximarem, cada vez mais, dos seus cooperados, integrando-os à gestão.

Para abordar sobre os benefícios do PDGC, a Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, apresentou as melhorias que ocorreram na Cooperativa, após aderirem ao Programa, e incentivou a ampla participação das cooperativas para alcançar qualidade na gestão e o aumento da competitividade. 

Já para falar sobre a experiência do Fórum dos Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio do Estado do Mato Grosso, foi convidado o consultor Antônio Augusto Ribeiro que explicou sobre os propósitos do Fórum, os pontos positivos e as lições aprendidas na experiência do Mato Grosso. Abordou, também, que o Fórum permite criar uma rede de negócios para identificar as possibilidades das cooperativas operarem entre si, proporcionando um crescimento da cooperação, que é tendência das grandes regiões produtoras do mundo.

O último momento do evento foi dedicado a debates sobre o Fórum baiano e quais serão os próximos passos, desde a realização de projetos, tanto na união de ações das cooperativas, como na verticalização por meio da industrialização de determinada produção primária. Carlos Meurer confirmou que há “um longo caminho para trilhar, mas caminhando unidos vamos fazer a diferença no nosso sucesso”.

O próximo encontro do Fórum foi marcado para final de agosto com projeção de ações mais concretas. 

Confira algumas fotos:



Coopesal inicia ações do Dia de Cooperar 2017 na Bahia

16 de Maio de 2017, 14:42, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

dia-c-2017-coopesal-1-capa

A Cooperativa Educacional de Salinas – Coopesal realizou um movimento de solidariedade, em Salinas da Margarida, que culminou com a arrecadação de quase 300kg de alimentos não-perecíveis. A ação fez parte do Dia de Cooperar 2017 e teve como lema “Quem é solidário não vive solitário”.

A cooperativa mobilizou estudantes e seus familiares, cooperados, além do comércio local, para participar da campanha para beneficiar famílias da localidade que foram cadastradas e estão em situação de vulnerabilidade social. As etapas da ação envolveram reuniões de organização, visitas em estabelecimentos comerciais do município para divulgação e arrecadação de alimentos.

A distribuição das cestas básicas foi feita em um momento celebrativo no dia 12 de maio, com programação diversificada: palestra realizada pelos adolescentes sobre a importância de ser solidário; declamação de poesias em homenagem às mulheres, apresentação teatral e de dança feita pelas crianças para as mães, já que o evento ocorreu em uma data próxima ao Dia das Mães.

A alegria e envolvimento das pessoas na ação e o resultado da arrecadação dos alimentos, além do sentimento de gratidão daqueles que receberam os mantimentos, foram aspectos destacados pela presidente da Coopesal, sra. Maria das Graças Possenti. Uma das famílias beneficiadas foi a de dona Rejanci de Almeida, que expressou seu agradecimento ao receber a doação e relatou as dificuldades vivenciadas por ela e outros moradores da região.

O aumento da participação do público no Dia C, segundo o diretor pedagógico da Coopesal, Gilson Menezes, foi por causa da compreensão sobre o “saber cooperar” na comunidade de Salinas. Esse entendimento foi confirmado pelo Sr. Carlos Jorge Santana, um dos que contribuíram com a ação, que afirmou: “Cooperar deve ser um exercício diário entre as pessoas porque vivemos em grupo e sempre temos algo a oferecer, seja material ou conhecimento".

Esse é o quarto ano de participação da COOPESAL no Dia C e ainda estão planejadas mais duas atividades para o mês de agosto, com previsão de ações voltadas para a saúde e melhoria da qualidade de vida.  
 
Sobre o Dia C na Bahia

Em 2016, o Sistema OCEB mobilizou 45 cooperativas que empreenderam, sozinhas ou em parceria com outras cooperativas e instituições locais, 44 projetos de voluntariado em diferentes áreas, envolvendo 2749 voluntários e beneficiando um número estimado de 20 mil pessoas, em 35 municípios da Bahia.

Por Ascom – SESCOOP/BA (com informações da COOPESAL)

Confira algumas fotos da ação: