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31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Profissionais de secretariado das cooperativas baianas participam de Workshop

16 de Novembro de 2015, 19:35, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

O V Workshop do Profissional de Secretariado da Bahia, realizado nos dias 13 e 14 de novembro, reuniu cerca de 45 profissionais da área a fim de aperfeiçoar o desempenho de suas atividades nas cooperativas em que atuam. O workshop é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, e este ano teve o tema “Como organizar as decisões da sua cooperativa?”.

A abertura do Workshop foi feita pelo presidente da OCEB, Cergio Tecchio, que apresentou sobre o cooperativismo através da visão do Sistema OCEB, ressaltando os princípios e valores do cooperativismo. "O profissional de secretariado tem a importante função de organizar as ações e deliberações das cooperativas que estão inseridos, e de seus dirigentes. Nossa intenção foi de reunir estes profissionais e capacitá-los, qualificando os trabalhos das cooperativas", afirmou o presidente. 

Em seguida a palestrante Cristiane Araújo, comunicóloga especializada em Gestão de Recursos Humanos, com abordagens específicas em comportamento organizacional, apresentou sobre “Relações interpessoais voltada para a gestão do emocional”.  Durante a palestra, Cristiane apresentou um grande referencial teórico sobre as relações intra e interpessoais, trazendo uma reflexão sobre o comportamento deste profissional das organizações em que atuam. Para a palestrante, a abordagem deste assunto é importante para todas as profissões, especialmente para o profissional de secretariado, que lida diretamente com uma relação hierárquica e de poder, necessitando de um autocontrole emocional diário.

A técnica da gerência de operações do Sescoop/BA, Rosemeire Brito, faz questão de participar do Workshop desde a sua terceira edição, e enfatiza a evolução do evento ao longo dos anos. “A cada ano o workshop se supera nos temas abordados. As oficinas de comunicação e a palestra sobre inteligência emocional são temas que, além de serem imprescindíveis para o nosso trabalho, levamos o conteúdo para as nossas vidas também”, conclui Rosemeire.

No turno da tarde foi iniciada a primeira de quatro oficinas de comunicação voltadas para resultados, com a consultora Laila Vanetti, que já desenvolveu trabalhos em parceria com o Sescoop\MG e Sescoop\SP. As oficinas trouxeram para os participantes, através de referências teóricas e atividades dinâmicas em grupo, uma discussão sobre três importantes pilares para planejar e organizar as ações de suas cooperativas, através da comunicação: ler, escrever e revisar. "O principal ponto destas oficinas é sensibilizar os participantes desenvolvendo uma visão crítica e incentivando um comportamento proativo, empático, mudando de forma positiva as relações dentro da comunicação da cooperativa", ressalta Laila.

Para Larissa Libarine do Cred Conquista, que está participando do Workshop do profissional de secretariado pela segunda vez, tem sido bastante proveitoso, em especial as oficinas de comunicação “que tem nos orientado a como nos expressar, através de textos e oralmente, influenciando em nossa postura no trabalho, e na nossa imagem como profissional”.

 



“Como organizar as decisões da sua cooperativa?” é tema de Workshop voltado para profissionais de secretariado das cooperativas baianas

28 de Outubro de 2015, 14:53, por Portal Bahia Cooperativo - 0sem comentários ainda

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Os profissionais de secretariado das cooperativas baianas estarão reunidos nos dias 13 e 14 de novembro para o V Workshop do Profissional de Secretariado da Bahia, que tem como tema deste ano: “Como organizar as decisões da sua cooperativa?”. O workshop é realizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA. No evento serão realizadas palestras e oficinas com temas voltados para o aperfeiçoamento do desempenho do secretariado em geral.

 

O workshop acontece anualmente, estando em sua quinta edição, e é um dos eventos mais importantes para os profissionais do secretariado que atuam nas cooperativas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui, Estão disponibilizadas o total de 50 vagas. O evento irá proporcionar aos profissionais de secretariado que atuam nas cooperativas do Estado, a oportunidade de adquirirem e desenvolverem conhecimentos, atitudes e habilidades essenciais ao exercício de assessoria e apoio a quem auxiliam, bem como de familiarizarem-se com técnicas e práticas facilitadoras à atuação eficaz, além de internalizarem crenças e valores que norteiam a postura ética do secretariado.

 

De acordo com o Superintendente da OCEB, José Alberto Batista, o Workshop é um evento de alta demanda para o Sescoop/BA, devido ao número de profissionais de secretariado que existem nas cooperativas e a importância do evento para a rotina de trabalho destes profissionais. “Com organização, integração e eficiência, o secretariado pode e deve influenciar de maneira positiva as decisões estratégicas e operacionais das cooperativas, auxiliando assim todos os processos da organização”, afirmou o superintendente.

 

Além de promover a cultura de cooperação e disseminar a doutrina, valores e os princípios cooperativistas, o Workshop desenvolverá suas atividades em duas áreas importantes para o profissional do secretariado: o lado motivacional nas relações interpessoais, e a comunicação corporativa.

 

Confira abaixo a programação do evento:

Dia 13/11/2015

08h – Credenciamento

08h30 – Abertura com o Presidente do Sistema OCEB e SESCOOP/BA

9h – Palestra sobre Cooperativismo visão do Sistema OCEB/SESCOOP (Cergio Tecchio)

9h45 – Intervalo/Parada para café

10h – Palestra: Relações Interpessoais voltada para a Gestão do Emocional (Cristiane Araújo)

12h00 – Almoço

14h – Oficina Parte I: Comunicação Voltada para Resultados (Laila Vanetti)

16h – Coffee Break

16h30 - Oficina Parte II: Comunicação Voltada para Resultados (Laila Vanetti)

18h – Encerramento do primeiro dia

 

Dia 14/11/2015

08h – Oficina Parte III: Comunicação Voltada para Resultados (Laila Vanetti)

10h - Intervalo/Parada para café

10h30 – Oficina Parte IV: Comunicação Voltada para Resultados (Laila Vanetti)

12h - Encerramento com avaliação e entrega dos certificados