Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Dia C Bahia

COOPERE COM A VIDA

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Sistema Cooperativista Baiano se mobiliza em campanha de incentivo à doação de órgãos

27 de Setembro de 2017, 12:54 , por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 39 vezes
Img 3355

A mensagem sobre a doação de órgãos ecoou em mais de 60 cidades da Bahia, além da capital, Salvador, representando a força do cooperativismo baiano ao levantar a bandeira de uma importante causa social: o incentivo à doação de órgãos. A campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família foi a temática escolhida pelo Sistema OCEB para celebrar o Dia de Cooperar  2017 e também mobilizar cooperativas de diferentes regiões do estado a realizaram ações para sensibilizar a sociedade em torno da doação de órgãos.

O chamado do Sistema Cooperativista Baiano foi ouvido e cooperados, funcionários e dirigentes de cooperativas de diferentes ramos promoveram, no dia 22 de setembro, palestras educativas, panfletagem, caminhada, passeio ciclístico, mobilização por meio de redes sociais e canais de comunicação, com a intenção de chamar a atenção para a situação de carência de doadores para transplantes de órgãos na Bahia e a necessidade do engajamento popular neste ato solidário. Mais ações estão planejadas para acontecer ao longo dos próximos meses.

 Caminhada cooperativista sistema oceb 14

Já em Salvador, a campanha teve destaque por meio da V Caminhada Cooperativista Baiana, que ocorreu no dia 23 de setembro, no Dique do Tororó, com a participação de centenas de pessoas que prestigiaram o evento e demonstraram seu apoio à doação de órgãos. O público, antes de iniciar a caminhada, foi embalado pelo coral “Raio de Luz”, e fez alongamento para se preparar para fazer o percurso. Uma banda de sopro e percussão fez a animação durante a caminhada e foi correspondida pela vibração dos participantes, que, mesmo com chuva, mantiveram o entusiasmo. 

Um dos participantes da caminhada foi Ive Braz, que ressaltou a importância do tema, foco da campanha, e da necessidade de dialogar sobre o assunto: “ainda tem muitas pessoas que não concordam com a doação de órgãos, mas quando a gente conversa com os parentes e amigos motiva e conscientiza sobre a doação”.  A estudante Verena Passos, que está participando pela segunda vez da caminhada, promovida pelo Sistema OCEB, falou sobre a generosidade do ato de doar:  “É um ato bonito e importante. Saber que uma outra pessoa poderá viver com o meu coração é muito especial. Eu vou estar viva de alguma forma”, disse.

O Sistema Cooperativista Baiano pretende continuar apoiando essa causa para ampliar a rede de solidariedade em torno da doação de órgãos e fortalecer, ainda mais, o cooperativismo como um modelo socioeconômico que busca promover, de forma igualitária, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social das pessoas, baseado em princípios e valores.

 Mg 3375

Sobre a Caminhada Cooperativista Baiana

A OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia) e o SESCOOP/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia) realizam, anualmente, desde o ano de 2013, a Caminhada Cooperativista Baiana – Pela Qualidade de Vida, Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de divulgar as ações realizadas pelo cooperativismo no estado, além de proporcionar um espaço de lazer, bem-estar, incentivar a prática de exercícios físicos, a integração das pessoas com a natureza e a busca pela qualidade de vida.

Cobertura

A campanha “Coopere com a Vida” teve repercussão na mídia baiana. O programa Bahia no Ar da Record TV Itapoan veiculou no dia 22/9 uma entrevista, ao vivo, com o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que falou sobre a campanha “Coopere com a Vida” e o seu objetivo de sensibilizar a sociedade baiana sobre a importância da doação de órgãos. Já o BA TV, telejornal da TV Bahia, fez a divulgação no dia 23/09 da realização da V Caminhada Cooperativista Baiana e veiculou em outros canais de comunicação da Rede Bahia informações sobre a campanha. Acompanhe as matérias e fotos da mobilização das cooperativas e da Caminhada pelo Facebook do Sistema OCEB (https://www.facebook.com/SistemaOCEB/) e pelo site (http://www.bahiacooperativo.coop.br/).

 

Saiba mais sobre as últimas edições das Caminhadas Cooperativistas no espaço de notícias deste site: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias

Por Sistema OCEB

Fotos: Life Photo


Categorias

Atividades Esportivas e de Lazer, Ações Sociais e Comunitárias, Saúde popular

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.