Ir para o conteúdo
ou

Este perfil não tem posição geográfica registrada.
Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

18 de Setembro de 2014, 8:46 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Acompanhe aqui, o dia a dia da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - Cooperfarms, com sede em Luís Eduardo Magalhães, oeste do Estado. À todos, uma ótima leitura!

Grupo de mulheres ligado a Cooperfarms participou de Congresso Nacional das Mulheres do Agro

24 de Outubro de 2017, 16:52, por Cátia Andreia Dörr - 1Um comentário

Img 7254

Mais de mil mulheres estiveram reunidas entre os dias 17 e 18 de outubro, no Transamérica Expocenter em São Paulo para falar de gestão, liderança e outros temas relacionados ao agronegócio. A 2ª Edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio teve inscrições esgotadas este ano, e pelo segundo ano consecutivo contou com a presença de mulheres do oeste da Bahia, sendo a maioria com incentivo da Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms).


O evento que valoriza a liderança e empreendedorismo feminino, reúne em um único espaço agricultoras, pecuaristas, profissionais da indústria, executivas de corporações do setor, sucessoras, produtoras integradas e cooperadas e toda a cadeia do agronegócio. Ao total, foram 15 workshops práticos e painéis de debates conduzidos por acadêmicos e renomados profissionais do agronegócio, com temas que vão desde liderança integrada e empreendedora, criatividade e cooperação, agricultura digital, tecnologia e genética, sucessão, crédito rural, até cases de sucesso.

Para a advogada, Luciana Kappes, foi uma experiência inspiradora. “Ouvir de tantas mulheres suas histórias de superação, cada qual com sua experiência de vida, nos inspira para fortalecer a atuação da mulher no Agro”, ressaltou Luciana, assessora jurídica na Cooperfarms e integrante do Núcleo de Mulheres do Agro - Oeste da Bahia. Esta foi a primeira vez que ela integrou o grupo de cooperadas, esposas e filhas de cooperados da Coopeerfarms presente no evento. Ao total, 14 mulheres ligadas aos negócios da Cooperativa representaram a região em São Paulo.

Núcleo Regional - Desde o primeiro contato do grupo com o movimento, em 2016, a ideia constituía-se na implantação de um núcleo regional de mulheres do agronegócio na região. A iniciativa ganhou força em março deste ano, quando a Cooperfarms promoveu em Luís Eduardo Magalhães, a primeira edição do Encontro de Mulheres Cooperfarms.

Apesar dessas vertentes, o Núcleo Mulheres do Agro - Oeste da Bahia é independente e homogêneo, com a participação de mulheres de diversas organizações do setor produtivo da região, tendo como objetivo a busca de conhecimento para a formação pessoal e profissional com o escopo de fortalecer a atuação do grupo na atividade, bem como uma agenda que contemple ações regionais integradas, que vão desde as áreas de educação, social até ambiental em comunidades do entorno das propriedades. “Acreditamos que o segredo para a superação das dificuldades enfrentadas pelas mulheres na atuação diária na atividade é agregar conhecimento e compartilhar experiências”, enfatizou Luciana.



Cooperfarms participa de intercâmbio de boas práticas de gestão

2 de Outubro de 2017, 21:45, por Cátia Andreia Dörr - 0sem comentários ainda

Intercambio chapeco cooperfarms
“Dois dias de muito aprendizado”. Essa foi a definição conjunta da supervisora financeira, Graziela kowalski e da analista contábil, Franciele Magni, colaboradoras na Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms) sobre a participação no intercâmbio de boas práticas de gestão, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, entre os dias 26 e 27 de setembro.

Integrantes de uma comitiva baiana formada por representantes dos ramos agropecuário, transporte e de saúde, elas visitaram três cooperativas catarinenses reconhecidas pelo Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão ou que utilizam o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), como ferramenta de gestão.

A visita começou pela Cooperativa Central Aurora Alimentos nas instalações da fábrica de abate de suínos, e seguiu para uma cooperativa singular do grupo, a Cooperativa Regional Alfa (Cooperalfa), com mais de 17 mil famílias associadas e quase 3 mil funcionários. Com atuação nos segmentos de fomento e comercialização da produção agropecuária de seus associados: milho, soja, trigo, feijão, suinocultura, avicultura e leite; produção de sementes, rações e suplementos; industrialização de trigo, soja e milho; rede de supermercados, lojas agropecuárias e postos de combustíveis, a Cooperalfa tem mais de 80% da base associativa formada por agricultores familiares. O encerramento foi na Cooperativa Unimed Chapecó, vencedora em 2015, do Prêmio de Excelência de Gestão na categoria Prata, consagrando-se naquela edição, uma das 17 melhores cooperativas do Brasil, segundo o Programa.

O intercâmbio, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, fez parte da agenda de cooperativas baianas que aderiram ao PDGC, - uma iniciativa do Sescoop nacional executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN), que visa promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo, melhorando a atuação das cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.

Para a analista contábil, Franciele Magni, a ida à Chapecó foi um “gás” para a implementação de novas ações na Cooperativa. “Foi uma oportunidade única. Voltamos entusiasmadas com a troca de experiência, agora é filtrar o melhor de cada modelo visitado e adaptar ao nosso”, ressaltou Magni. Esse é o quarto ano que a Cooperfarms adere ao PGDC.



Cooperfarms marcou presença no Congresso Brasileiro do Algodão

5 de Setembro de 2017, 20:25, por Cátia Andreia Dörr - 0sem comentários ainda

Cba cooperfarms

Cooperados e diretores das áreas técnica e comercial da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms) foram até Maceió, capital alagoana, participar do 11° Congresso Brasileiro do Algodão (11° CBA). O objetivo, complementar a experiência na atividade com novas técnicas em manejo e tecnologia para aumentar a produtividade. O Congresso realizado entre os dias 29 de agosto a 1º de setembro, acontece a cada dois anos e é maior evento da cotonicultura nacional e um dos principais no mundo, envolvendo a cadeia produtiva da fibra.

Promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o CBA teve como tema "inovação e rentabilidade" e aconteceu em um momento de otimismo para o setor, tanto pelos números da safra 2016/17, cerca de 15% superiores ao ciclo anterior, quanto pelas tendências altistas para o mercado da pluma, com o consumo mundial superando a produção pelo terceiro ano consecutivo, e a gradual liberação dos estoques chineses, que devem sustentar os preços em torno de 70 centavos de dólar por libra-peso.

Para o presidente da Cooperfarms, Luiz Pradella, o congresso foi uma oportunidade para apresentar o trabalho da cooperativa e estreitar os laços com futuros parceiros e cooperados “Foi um ambiente muito bom para novas possibilidades e prospecções de negócios a cooperativa, além do aproveitamento integral do conteúdo apresentado nos fóruns e palestras”, avaliou.



Ação cooperativista sensibiliza comunidade e mais de 250 bolsas de sangue são coletadas

5 de Setembro de 2017, 14:04, por Cátia Andreia Dörr - 0sem comentários ainda

Diac lem 2017


Um saldo de 265 bolsas de sangue coletadas e 75 novos doadores de medula óssea cadastrados. Os números são da campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea Doar Faz Bem, promovida pelas cooperativas agrícolas: Cooperfarms (Cooperativa do Produtores Rurais da Bahia), Unibahia (Sociedade Cooperativa Unibahia), Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e a Coopernordeste (Cooperativa dos Produtores de Fibras do Nordeste) e a de crédito, Sicredi, nos dias 28 de agosto a 1º de setembro, em Luís Eduardo Magalhães.

A iniciativa aconteceu na Praça Municipal Sergio Alvim Mota, com o apoio institucional da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), prefeitura municipal e Clínica São Camilo; e integrou o programa nacional Dia C (Dia de Cooperar) -  uma agenda estratégica do segmento impulsionada pela Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB), com o objetivo de executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias.

Segundo a Comissão Organizadora, o objetivo da campanha, em reforçar a importância do ato de doar sangue foi atendido com sucesso.  “Esse foi o primeiro passo para sensibilizarmos a população de Luís Eduardo Magalhães sobre a importância do gesto voluntário de salvar vidas. Esperamos que esse gesto se torne hábito entre os doadores”, disse a Comissão. Todo o material coletado foi encaminhado à unidade Hemoba de Barreiras para atender a demanda regional que, é considerada significativa em função da extensão territorial.  Segundo a Hemorrede pública da Bahia, o número de doações mensais no estado representa em média 9.300 bolsas, sendo que aproximadamente 900 dessas, são do oeste baiano.

Denilson Cardoso de Matos, gerente comercial, aproveitou a vinda da unidade móvel da Hemoba à cidade e chegou cedinho para garantir a doação. Esta foi a segunda vez que Denilson reservou um horário na agenda para atender a causa. “ Sangue é vida! E devido à grande demanda por bolsas não custa nada tirar um tempinho e doar”, afirmou.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada ato voluntário de doação de sangue até três vidas são salvas. Apesar da equação parecer simples, os desafios ainda são grandes, principalmente na sensibilização e fidelização de novos doadores. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual ainda é baixo se comparado com índice ideal estimado pela própria OMS, de 3 a 5% da população, para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país.

“Um dos principais desafios que enfrentamos para manter os bancos estáveis é o fato de que muitas pessoas só doam quando há alguém conhecido precisando de sangue. Por isso, nosso trabalho é contínuo para que o número de pessoas que doam de forma espontânea e regular seja suficiente para atender a demanda do estado”, disse a responsável administrativa da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação Hemoba no Município de Seabra - unidade que abraçou a causa -, Cyntia Maria Nunes Ribeiro.

Paralelo a campanha foram oferecidos os serviços gratuitos de teste de glicose e aferição da pressão arterial.



Cooperfarms promove evento comemorativo ao Dia do Agricultor

8 de Agosto de 2017, 15:03, por Cátia Andreia Dörr - 0sem comentários ainda

Como intuito de integrar e aproximar o quadro de associados à rotina da Cooperativa e a prática na propriedade, a Cooperfarms (Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia) tem implantada uma agenda estratégica para fortalecer esse laço e aprimorar o conhecimento de seus cooperados em diferentes aéreas de atuação que vão, desde gestão rural e agronômica até autoestima.

Para este mês, um novo encontro quer celebrar três importantes datas para a Cooperativa. O Dia do Agricultor Cooperfarms, organizado para o dia 19 de agosto, marcará a passagem do Dia Internacional do Cooperativismo (primeiro sábado de julho), o Dia do Agricultor (28 de julho) e o aniversário de nove anos de fundação da Cooperfarms (18 de agosto).

O encontro celebrativo acontecerá o Auditório do Senar, junto ao Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, a partir das 8h. Na pauta, um dos temas que mais tem instigado o produtor rural: a sucessão dos negócios familiares. O tema “ Sucessão Familiar não é só Holding” será debatido por profissionais da Prado Suzuki, de Cuiabá/MT, empresa parceira do evento.


O segundo momento do Encontro será com o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia (Sescoop/BA) - entidade também parceira da iniciativa, Leoney Miranda, com palestra “Educação Cooperativista”.


O evento é gratuito e aberto ao público geral. Interessados poderão efetivar sua inscrição pelo site da Cooperfarms ( www.cooperfarms.com.br  ) ou pelo link https://goo.gl/KRjkUr 

SERVIÇO
Dia do Agricultor Cooperfarms
Quando: 19 de agosto (sábado)
Aonde: Auditório Senar (Luís Eduardo Magalhães/BA)
Horário: 8h às 12h
ENTRADA GRATUITA
Inscrições: https://goo.gl/KRjkUr