Ir para o conteúdo
ou

Contabilidade Cooperativista

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Encontro de contadores cooperativistas aconteceu em Salvador

26 de Outubro de 2017, 16:50, por Iasmin Santana - 0sem comentários ainda

Neste mês que se celebra o Dia do Contador, o SESCOOP/BA em parceria com a OCEB, promoveu nos dias 18 e 19, em Salvador, a sétima edição do Encontro dos Contadores, evento que já faz parte do calendário do sistema cooperativista baiano como um dos principais na área de contabilidade.

O evento reuniu um público de mais 60 pessoas, sendo formado por funcionários que atuam na contabilidade e contadores prestadores de serviço das cooperativas da Bahia, colaboradores da OCEB e do SESCOOP/BA e representantes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – CRCBA.

O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, deu as boas-vindas aos participantes e explicou sobre o objetivo do encontro de esclarecer sobre assuntos pertinentes às áreas contábil e tributária das cooperativas, e suas especificidades, já que a contabilidade tem impacto na gestão, influenciando diretamente nas decisões dos dirigentes nas cooperativas.

O presidente do CRCBA, Antônio Nogueira, marcou presença na abertura do encontro, e evidenciou que as ações de parceria entre o conselho e o sistema cooperativista baiano demonstra a importância e o crescimento dos setores ligados ao cooperativismo nas atividades contábeis do país e necessidade de fortalecer a formação e capacitação dos contadores que atuam nesses setores. “As normas voltadas para o setor de cooperativas sempre estão em evidência e em estudo, buscando, com isso, o aperfeiçoamento da atividade e que os laudos contábeis, voltados para o setor de cooperativa, externem a realidade das finanças das cooperativas para que a sociedade possa, sobretudo, confiar e investir, cada vez mais, no setor cooperativista”, ressaltou.

A programação do evento, no primeiro dia, contou com a palestra sobre “A Responsabilidade do Contador e seu Reflexo nas Demonstrações Contábeis”, realizada por Luiz Fernando Nóbrega, Vice-presidente de Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade, que abordou sobre diferentes aspectos da responsabilidade do profissional contábil e como esses profissionais podem ajudar a detectar situações que envolvem corrupção. Luís Augusto Gomes, representante da Unimed Itabuna, avaliou positivamente a palestra, pois chamou atenção sobre a responsabilidade do contador.

Após a palestra, foi iniciado o curso sobre “Enquadramento CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas e FPAS - Fundo Previdenciário de Assistência Social”, que finalizou no dia seguinte.  

Para Nelson Lopes, contador da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - COOPROESTE, os temas tratados no encontro são oportunos, já que os profissionais que atuam nas organizações, e nas cooperativas não é diferente, precisam saber como evitar, detectar e tratar qualquer irregularidade ou inconformidade que possa ocorrer.

O encontrou também oportunizou a apresentação da Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas do CRCBA, instituída em abril desse ano para promover, segundo o coordenador da comissão, Valmir Lima, a interação e aproximação entre os contadores e cooperativas da Bahia, entre o CRCBA e o Sistema OCEB para receber as demandas dos profissionais, verificar a melhor forma de atendê-los e melhorar a qualidade da atividade e das demonstrações contábeis.

Esse encontro faz parte de mais uma ação do SESCOOP/BA de promover capacitações que busquem melhorar a gestão contábil e financeira das cooperativas baianas.

Por ASCOM SESCOOP/BA

Confira mais fotos clicando AQUI.



Transforme o perfil de sua cooperativa na Rede Olá em um site personalizado

30 de Setembro de 2015, 19:04, por George Freitas - 0sem comentários ainda

O perfil de sua cooperativa na Rede Olá pode se transformar em um site totalmente personalizado. Quer saber como? Entre em contato com a Colivre, cooperativa de serviços em Tecnologia da Informação especializada no desenvolvimento de soluções livres para web.

Os sites são aliados poderosos na hora de pensar a comunicação de qualquer empresa, cooperativa ou organização. Podem funcionar como canal institucional, potencializar a interação com diversos públicos, promover a divulgação de informações e otimizar a comunicação interna.

Que tal somar os benefícios de ter um site com as vantagens de hospedá-lo em um ambiente que une rede social e um catálogo online das cooperativas baianas? Isso tudo é possível na Rede Olá, a rede social do cooperativismo na Bahia. Na Olá, o perfil de sua cooperativa pode se transformar em uma página totalmente personalizada: um site com funcionalidades de rede social.

Confira algumas vantagens de ter o site da sua cooperativa na Rede Olá:


Conteúdo Multimídia e Notícias
O site contará com um editor de conteúdos que dá total controle à cooperativa sobre a disposição, tamanho e tipo de fonte e mídia da página. Com o editor é possível inserir imagens, links, vídeos (Youtube, Vimeo, Dailymotion, entre outros) e utilizar uma grande variedade de recursos para elaboração do conteúdo das páginas. Para fortalecer a comunicação institucional, o site terá um sistema de publicação de notícias online, com a opção de uma ferramenta de Feed RSS que cria uma alternativa mais fácil para os usuários acompanharem a atualização.


Gestão de conteúdos
Disponibilização fácil de qualquer tipo de arquivo como imagens, vídeos, acervos de matérias ou documentos digitais é algo essencial. Para isso, é possível organizar todo o conteúdo criado no site em pastas que lembram bastante aquelas utilizadas nos computadores pessoais. Assim, textos, imagens, blogs, feeds e vídeos podem ser facilmente gerenciados por sua cooperativa.


Loja virtual
O site pode contar com uma loja virtual, onde sua cooperativa pode divulgar e comercializar seus produtos e serviços, além de buscar fornecedores e parceiros entre as cooperativas da rede.

 


Blogs
O site permite a criação de blogs de forma fácil e intuitiva, além de atualização por meio de um feed externo. Caso a cooperativa já tenha um ou mais blogs fora da rede, o Noosfero permite que o blog externo seja “clonado” via RSS de forma sincronizada, ou seja, toda vez que o blog externo for atualizado, o seu clone na Olá também será.

 


Fóruns e Envio de Mensagens
Os sites na Rede Olá contam com recursos para realização de debates e discussões em fóruns. Além disso, é possível enviar mensagens para todos os usuários que fazem parte do perfil da cooperativa.

 


Divulgação de Conteúdos
Todo o conteúdo criado em seu site pode ser divulgado para perfis de outras cooperativas, pessoas e comunidades da Rede Olá de forma fácil e rápida. É claro que a aprovação do conteúdo em cada um dos perfis ou no ambiente dependerá das permissões de cada usuário.

 

Visite nosso site para conhecer outras soluções desenvolvidas pela Colivre, como intranets corporativas, plataformas educacionais, sistemas de gestão de projetos, cursos e consultoria em tecnologia, e muito mais!



Sistema OCEB realiza V Encontro dos Contadores

24 de Agosto de 2015, 17:09, por André Felipe - 0sem comentários ainda

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, através do Serviço Nacional de Aprendizado do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA, está promovendo o V Encontro dos Contadores. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, das 8h às 18h, limitado a 60 participantes. 

O objetivo desta ação é alinhar as especificidades da Sociedade Cooperativa com os contadores das cooperativas do Estado da Bahia, bem como contribuir para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos frente ao sistema financeiro nacional. 

Público-alvo: Contadores e técnicos contábeis com CRC e que atuam nas cooperativas, seja como integrante do quadro de funcionários ou prestador de serviços.

Instrutor: Dorly Dickel - Contador, Administrador de Empresas, pós-graduado em cooperativismo, Instrutor de cursos para o sistema OCB/Sescoop, Professor em cursos de pós-graduação, membro do Comitê contábil/tributário da OCB, membro da Comissão de estudos contábeis do CRC/RS, sócio da DICKEL & MAFFI – Auditoria e Consultoria S/S e da DSM Consultores Associados S/S

Clique aqui e inscreva-se! 



Manual de Contabilidade para Ramo Agropecuário

13 de Novembro de 2014, 11:43, por André Felipe - 0sem comentários ainda

 

Confira o Manual de Contabilidade para Ramo Agropecuário cedido pelo Sescoop/RS.