Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Licenciado sob CC (by)

Construída com Noosfero, Rede Olá é aposta de comunicação do cooperativismo baiano

14 de Outubro de 2014, 19:06, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

 

A Rede Olá, rede social do cooperativismo, teve seu lançamento oficial no último dia 08 de outubro, durante o 1º Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, realizado em Salvador.  Concebida pela OCEB e Sescoop/BA, viabilizada tecnicamente pela Colivre, a rede faz parte da atual política de comunicação do sistema OCEB, que busca fortalecer a intercooperação entre as cooperativas baianas e aproximar os empreendimentos.

A partir da plataforma Noosfero, a Rede Olá foi construída como um ambiente que une rede social, sites e um catálogo online das cooperativas baianas. A Olá permite a criação de perfis pessoais, fóruns, grupos de discussão, calendário de eventos, blogs e sites com lojas virtuais.

Durante o lançamento, o presidente do sistema OCEB e Sescoop/BA, Cergio Tecchio destacou que a Olá é uma grande aposta para o fortalecimento do cooperativismo baiano. "Acredito na Rede Olá como um projeto inovador e facilitador para o mercado cooperativo. Responsável, principalmente, por uma intercomunicação entre as cooperativas, os cooperados e o cenário cooperativista. Precisamos de atitude e mostrar que estamos prontos para encarar o mercado de forma justa e positiva", afirmou.

O assessor de comunicação da OCEB, Ricardo Caribé, também destacou a importância da plataforma e afirmou o interesse da OCEB para que ela seja adotada nacionalmente. 


Para a Colivre a Rede Olá é forma de promover a ajuda mútua entre as cooperativas, a comercialização de produtos e serviços  e a divulgação de informações e notícias sobre o cooperativismo.
"São infinitas as possibilidades, a construção da rede é diária, é o uso que vai aprimorá-la", afirmou Patrícia Conceição durante a apresentação da rede no Encontro de Comunicadores.

Para conhecer a Rede Olá acesse www.ola.coop.br




Cooperativas baianas realizam encontros para fortalecer o cooperativismo na Bahia

3 de Outubro de 2014, 14:05, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A partir desta quarta-feira (08/10), cooperativas baianas realizarão dois encontros com o objetivo de fortalecer o cooperativismo na Bahia: o Encontro de Comunicadores Cooperativistas e o III Encontro Estadual de Cooperativas Baianas (BahiaCoop). Os eventos são organizados pelo Sindicato e Organização das Cooperativas (OCEB), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – (Sescoop/BA).

O BahiaCoop acontecerá nos dias 09 e 10/10 no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. O encontro, que acontece a cada dois anos, reúne representantes de diversas cooperativas baianas e brasileiras, além de autoridades locais e nacionais. No ocasião, será possível também conhecer produtos e serviços das cooperativas em estandes montados no local. A Colivre estará presente no evento com um estande apresentando soluções e iniciativas como o Noosfero e a Rede Olá. Para inscrições e mais detalhes sobre o BahiaCoop, acesse o site Bahia Cooperativo. Para conferir a programação completa clique aqui.

Já o Encontro de Comunicadores Cooperativistas será realizado na quarta-feira (08/10), no Hotel Fiesta, em Salvador, e reunirá os responsáveis pela comunicação das cooperativas baianas. A programação inclui a apresentação das diretrizes nacionais de comunicação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), as ações de comunicação da OCEB e o lançamento da Rede Olá, a rede social do cooperativismo da Bahia. Criada com Noosfero, a Rede Olá faz parte de uma política de integração da comunicação da OCEB. Para mais informações sobre o Encontro, confira aqui a programação.



Dia de Cooperar acontece no sábado (06.09) em todo o Brasil

25 de Agosto de 2014, 15:32, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Com o objetivo de promover o cooperativismo por meio de diversas ações em todo o Brasil, acontece no dia 06 de setembro o Dia de Cooperar, também chamado de Dia C. A data reúne um conjunto de ações e eventos realizados por cooperativas de todo o país.

As comemorações na Bahia acontecerão em Salvador, com a II Caminhada Cooperativista Baiana, que reúne diversas atividades no Dique do Tororó. Promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas da Bahia (OCEB), o Dia C baiano contará com caminhada acompanhada de fanfarra, ginástica de aquecimento, café da manhã, apresentação de capoeira e shows musicais. A inscrição custa uma lata de leite em pó e pode ser feita através do site da OCEB neste endereço. As doações arrecadadas serão levadas para o Lar Irmã Maria Luiza. Para ver a programação completa acesse aqui.

Carinhosamente apelidado de Dia C, o Dia de Cooperar começou no ano de 2009, promovido pela Organizaçao Cooperativa Estadual (OCE) de Minas Gerais, a Ocemg. No ano passado, através de um projeto-piloto, as OCEs de sete estados se juntaram para  produzir o evento. Este ano as 21 unidades estaduais realizarão atividades no mesmo dia em que as cooperativas executam ações priorizando o trabalho voluntário para mostrar a força do cooperativismo brasileiro.

Para mais informações acesse o site oficial do evento: http://diac.brasilcooperativo.coop.br/

Confira também o vídeo de divulgação do Dia C 2014:



Estudantes de Minas Gerais desenvolvem sistema de irrigação com software e hardware livre para agricultura familiar

25 de Julho de 2014, 16:46, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

 

Estudantes de Ciência da Computação  do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) juntamente com alunos do curso de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) construíram um kit para automação e controle de irrigação de hortas voltado para agricultores familiares. O sistema utiliza os recursos de open hardware e software embarcado.

O kit conta com sensor umidade do solo, de temperatura e de umidade do ar e permite que o agricultor decida qual é o melhor momento para se irrigar e por quanto tempo se irrigar. O sistema também vai trabalhar com um temporizador (timer) que possibilita programar o horário da irrigação.

A maquete do projeto foi exposta para visitação na área da Fazendinha da UFMG, no Parque de Exposições João Alencar Athayde no período de 05 a 13/07/2014 em parceria com o Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFMG).

Confira o vídeo produzido pelos estudantes para apresentar o projeto:

 

Fonte: site do IFNMG



Governo Federal lança portal Participa.br e Política Nacional de Participação Social

27 de Maio de 2014, 11:06, por Desconhecido - 0sem comentários ainda


Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (23/06), a presidenta Dilma Roussef lançou oficialmente a Política Nacional de Participação Social (PNPS), que visa articular mecanismos e instâncias democráticas de diálogo e fortalecer a atuação conjunta entre governo federal e sociedade civil. Junto com a PNPS também foi lançado o portal Participa.br, plataforma desenvolvida a partir do software livre Noosfero que oferece uma série de ferramentas de participação para cidadãos, redes, movimentos sociais e organizações que querem dialogar com o Governo Federal na construção de políticas públicas.

Na ocasião do lançamento, Dilma destacou a importância de apostar na internet para mobilização social e diálogo democrático, lembrando experiências recentes bem sucedidas de uso das ferramentas virtuais, como no caso da aprovação do Marco Civil da Internet. "Por meio desse portal, agora os brasileiros vão ter mais um canal aberto de diálogo direto com o governo federal. Portal que inclusive foi construído em software livre e com tecnologia nacional", afirmou.

Noosfero como plataforma de diálogo
O Noosfero  é uma plataforma web para redes sociais que integra ferramentas como blog, portfólio online, CMS para sites, RSS, fóruns, chats, eventos e compartilhamento de ideias em um mesmo sistema. Inicialmente desenvolvido pela Colivre, o Noosfero é também um projeto de software livre construído por uma comunidade de desenvolvedores/as espalhada pelo mundo.

O Participa.br adota o Noosfero como plataforma tecnológica que possibilita o diálogo entre instâncias governamentais e sociedade, por meio de consultas, debates, conferências e transmissão online de eventos. No Participa.br, os recursos do Noosfero estão a serviço da participação, mobilização e construção conjunta.

Clique aqui e aqui para mais informações sobre a Política Nacional de Participação Social e o portal Participa.br.