Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Licenciado sob CC (by)

Recesso de Carnaval da Colivre

1 de Fevereiro de 2016, 16:44, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Informe_carnaval_2016



Final do ano 2015 na Colivre

17 de Dezembro de 2015, 19:17, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Colivre-e-van-gogh

Devido aos festejos de final de ano, a sede da Colivre não funcionará nos dias 24,25 e 31/12  e 01/01/16. Após esse período, retomaremos as atividades regulares no dia 4 de janeiro. Quem precisar se comunicar conosco durante esses dias, poderá entrar em contato pelo email contato@colivre.coop.br.

Este foi um ano muito significativo para a Colivre, pois conquistamos o primeiro lugar em mais um prêmio nacional: o prêmio Pontos de Mídia Livre do Ministério da Cultura, com o projeto Noosfero: A plataforma web livre para redes de mídias sociais, educacionais, de economia solidária e cidadania. A premiação foi destaque em diversos veículos como o Portal TI Bahia, o Bahia Econômica, a Revista Espírito Livre e o Canal Cooperativo. A Colivre também foi destaque na Revista Mundocoop. Além disso, a Colivre firmou um convênio com a Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) para a venda de sites na Rede Olá, participou de mais uma edição do Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), do II Encontro Nacional das Produtoras Culturais Colaborativas e fez parte da equipe de relatoria do Fórum da Internet no Brasil, que aconteceu em Salvador.

A Colivre deseja a todas e todos clientes, amig@s e parceir@s boas festas e um 2016 repleto de felicidades, conquistas e realizações. E que o novo ano valorize o conhecimento livre e respeite o meio ambiente, as pessoas e a diversidade.



Resultado final do Prêmio Pontos de Mídia Livre confirma primeiro lugar da Colivre na categoria nacional

18 de Novembro de 2015, 15:47, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Noosferocolivre_3

Foi divulgado na quarta-feira (18/11) o resultado final do Prêmio Pontos de Mídia Livre. Entre 280 projetos classificados de todas as regiões do país na categoria nacional a Colivre conquistou o primeiro lugar e pontuação máxima com o projeto Noosfero: A plataforma web livre para redes de mídias sociais, educacionais, de economia solidária e cidadania.  O prêmio teve o objetivo de reconhecer e apoiar financeiramente iniciativas de mídia livre nos mais diversos formatos como rádio, TV, mídias sociais, blogs e jornais.

Lançado pela Colivre em 2009, o software livre Noosfero é uma plataforma web para a criação de redes sociais autônomas com foco no compartilhamento de conteúdo. Ele permite que cada organização, instuição ou coletivo crie sua própria rede de mídia social. Possibilita ainda que cada usuário de uma rede tenha total autonomia na personalização de seus perfis e utilização da rede (desde que respeite os termos de uso) criando comunidades, site e blogs, compartilhando textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso o Noosfero também é uma plataforma que foi criada para atender a uma demanda da economia solidária e possui recursos de loja virtual e inteligência econômica colaborativa. A plataforma possibilita um nível de personalização muito grande permitindo a criação de redes sociais educacionais, intranets e muito mais.



"Foi uma grande vitória e motivo de comemoração o prêmio na Colivre. No começo ficamos um pouco desacreditados porque achávamos que um projeto de software poderia não ser reconhecido como mídia pelo concurso. Porém, num contexto de convergência digital não é possível limitarmos nossas definições de mídia. Software também é mídia e o Noosfero é uma plataforma web que permite que organizações, empreendimentos e coletivos tenham sua própria mídia social autônoma e, por ser um projeto de software livre ainda permite que esses atores e atrizes sociais participem no desenvolvimento desse software. Nosso propósito enquando cooperativa é esse, o de difundir a ideia de que é necessário autonomia tecnológica para se construir a emancipação dos sujeitos".

Equipe_colivre

Fundada no ano de 2006, a Cooperativa de Tecnologias Livres (Colivre) surgiu do sonho de universitários recém-formados de viver do software livre e do cooperativismo. A cooperativa se utiliza dos princípios do software livre para prestar serviços e desenvolver tecnologias. Em novembro de 2014 a Colivre conquistou o primeiro lugar em um outro concurso nacional: o 9° Prêmio Cooperativa do Ano, na categoria Inovação e Tecnologia, também com o Noosfero. O vídeo de apresentação do projeto pode ser visto aqui. Mais informações sobre a Colivre podem ser encontradas no seu site oficial http://colivre.coop.br/

No site oficial do Noosfero (http://noosfero.org/) é possível conhecer melhor a plataforma e as redes e organizações que a utilizam e colaboram no seu desenvolvimento.



 







 



Colivre fica em primeiro lugar na fase de seleção do edital Pontos de Mídia Livre

26 de Outubro de 2015, 20:33, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Midias-livres

Saiu hoje 26/10 o resultado inicial da fase de seleção do Edital Pontos de Mídia Livre da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (Minc). A Colivre ficou em primeiro lugar com pontuação máxima na categoria nacional com o projeto Noosfero: a plataforma web livre para redes de mídias sociais, educacionais, de economia solidária e cidadania.

O edital, que tem o objetivo de premiar iniciativas de comunicação compartilhada e participativa realizadas por coletivos ou entidades culturais, premia ainda 10 iniciativas na categoria nacional, 25 na categoria estadual e 45 na categoria local.

Confira neste link a portaria do Minc com a lista de classificados no prêmio. Para mais informações acesse a notícia da divulgação do resultado no site do Minc.



Rede social cooperativista é aposta baiana para momento de crise

6 de Outubro de 2015, 14:47, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Cooperativas baianas contam com uma grande ferramenta para promoção do cooperativismo no estado: a Rede Olá, uma rede social cooperativista. Concebida pela Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e viabilizada tecnicamente pela cooperativa Colivre, a Olá utiliza o software livre Noosfero, reunindo funcionalidades de rede social, sites e um catálogo online das cooperativas baianas.

A grande vantagem da Rede Olá é que ela tem foco no relacionamento e promoção dos empreendimentos, podendo funcionar como um catálogo online de cooperativas com filtros por ramo, localidade e busca de produtos e serviços do cooperativismo. Outra vantagem da rede social é que cada perfil de cooperativa pode ter um site personalizado dentro da rede, o que facilita a indexação de conteúdos pelos serviços de busca na internet, uma forma de potencializar o marketing digital para o cooperativismo.

A rede está aberta para as pessoas que queiram criar usuários, comunidades, conhecer cooperativas e comprar seus produtos, desde que respeitem os seus termos de uso. No momento apenas as cooperativas regularizadas junto à OCEB têm direito ao perfil cooperativa, que permite funcionalidades extras, como a criação de uma loja virtual.

Segundo o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, a Olá faz parte da sua nova política de comunicação, que busca maior aproximação e interação entre a OCEB e as cooperativas baianas. "Acredito na Rede Olá como um projeto inovador e facilitador para o mercado cooperativo, responsável, principalmente, por uma intercomunicação entre as cooperativas, os cooperados e o cenário cooperativista. Precisamos de atitude para mostrar que estamos prontos para encarar o mercado de forma justa e positiva", afirma Tecchio.

Para Daniela Feitosa, presidente da Colivre, a utilização da plataforma Noosfero na rede Olá permite que esta se beneficie das melhorias construídas pela comunidade desenvolvedora: "O Noosfero é uma plataforma que conta com um processo de criação aberto, dentro de critérios e padrões internacionais de uma comunidade de software livre. Instituições como a Universidade de Brasília (Unb), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Universidade TU Dresden da Alemanha já utilizam a o Noosfero e colaboram com o seu desenvolvimento", destacou Daniela.

Acesse e conheça a Rede Olá através do endereço www.ola.coop.br.