Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Licenciado sob CC (by)

Ministério da Justiça edita Portaria que prioriza o uso de softwares livres

3 de Maio de 2016, 15:06, por Feed RSS do(a) Colivre - 1Um comentário

Por Lis Rodriques

Em 19 de abril de 2016, o Ministério da Justiça editou a PORTARIA Nº 496 (DOU de 22/04/2016 (nº 76, Seção 1, pág. 72) que estabelece a priorização para adoção de softwares livres e públicos, no âmbito do Ministério da Justiça, bem como condições e requisitos para que as Unidades do Núcleo Central do Ministério da Justiça - MJ demandem soluções na área de Tecnologia da Informação - TI.

Traduzindo em linguagem leiga, isto significa que todos os softwares desenvolvidos pela estrutura do Ministério da Justiça, ou por contratados do MJ, devem manter um histórico de versões em repositório aberto, disponibilizado no Portal do Software Público e ter seu modelo de licenciamento compatível com software livre ou público.

Os serviços que passam a operar sob as determinações da Portaria são os consideradas como demandas de solução de TI que impliquem o desenvolvimento, a sustentação, a absorção e/ou a contratação de:

I - sistemas de informação desenvolvidos pelo próprio órgão, adquiridos de terceiros ou disponibilizados gratuitamente;

II - sítios ou portais de internet; e

III - produtos e serviços de tecnologia da informação que utilizem a infraestrutura lógica do MJ.

A lei também determina as novas regras para contratação de empresas de TI prestadoras de serviço ao Ministério da Justiça. A contratação de novos serviços deverá ter seu Estudo Técnico Preliminar submetido ao CTI para deliberação sobre o prosseguimento da contratação sempre que a solução escolhida não for:

I - solução existente no Portal do Software Público Brasileiro;

II - solução disponível em outro órgão ou entidade da Administração Pública; ou

III - software livre.

A Portaria entrou em vigor na data de sua publicação. Confira AQUI o texto na íntegra!

Fonte: PSL-Brasil



Colivre participa do Workshop de Boas Práticas de Gestão Cooperativa em Brasília

29 de Março de 2016, 2:18, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Site_logo_workshopdeboaspraticas

 

Com o objetivo de promover a profissionalização das cooperativas e disseminar boas práticas de gestão, o o Sistema OCDF-Sescoop/DF realiza no dia 29 de março o 1° Workshop de Boas Práticas de Gestão.

Além do case da Colivre que foi vencedeora na categoria Inovação e Tecnologia do último Prêmio Cooperativa do Ano, serão apresentados os cases da Unimed Vitória -  vencedora do I Prêmio de Excelência de Gestão da OCB/SESCOOP;  o case da C.Vale - Cooperativa Agroindustrial que ficou em segundo lugar na categoria Desenvolvimento Sustentável; e ainda o case do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (SESCOOP/GO).

Para o presidente do Sistema OCDF-Secoop/DF, Roberto Marazi o evento é uma oportunidade para conhecer exemplos de sucesso de outras cooperativas. “O Workshop de Boas Práticas de Gestão é importante para sensibilizar os dirigentes de cooperativas do DF sobre a relevância dos investimentos que as cooperativas precisam fazer em capacitação profissional. Quanto melhor gerida estiver uma cooperativa maior as chances de ser contemplada no Prêmio Sescoop de Excelência em Gestão”, ressaltou.

Confira a Programação do Workshop de Boas Práticas de Gestão:
 
8h às 9h Credenciamento – Welcome coffee
 
9h Abertura – Presidente Roberto Marazi
 
9h30h Cases de Sucesso – C.Vale
 
10h Cases de Sucesso – COLIVRE
 
10h30 Cases de Sucesso – Unimed Vitória
 
11h Cases de Sucesso – Sescoop/GO
 
11h30 Debates - mediadora
 
12h Lançamento dos Programas: PAGC, PDGC, CooperJovem e JovemCoop
 
12h30 Almoço de Relacionamento
 
Data: 29/03/2016
Horário: 8h às 14h
Local: Brasília Imperial Hotel - SHS, Qd.03, Bloco H, Asa Sul, Brasília - DF
Mais informações: (61) 3345- 3036 / 3312-8911
 
 

 

 



Recesso de Carnaval da Colivre

1 de Fevereiro de 2016, 16:44, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Informe_carnaval_2016



Final do ano 2015 na Colivre

17 de Dezembro de 2015, 19:17, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Colivre-e-van-gogh

Devido aos festejos de final de ano, a sede da Colivre não funcionará nos dias 24,25 e 31/12  e 01/01/16. Após esse período, retomaremos as atividades regulares no dia 4 de janeiro. Quem precisar se comunicar conosco durante esses dias, poderá entrar em contato pelo email contato@colivre.coop.br.

Este foi um ano muito significativo para a Colivre, pois conquistamos o primeiro lugar em mais um prêmio nacional: o prêmio Pontos de Mídia Livre do Ministério da Cultura, com o projeto Noosfero: A plataforma web livre para redes de mídias sociais, educacionais, de economia solidária e cidadania. A premiação foi destaque em diversos veículos como o Portal TI Bahia, o Bahia Econômica, a Revista Espírito Livre e o Canal Cooperativo. A Colivre também foi destaque na Revista Mundocoop. Além disso, a Colivre firmou um convênio com a Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) para a venda de sites na Rede Olá, participou de mais uma edição do Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), do II Encontro Nacional das Produtoras Culturais Colaborativas e fez parte da equipe de relatoria do Fórum da Internet no Brasil, que aconteceu em Salvador.

A Colivre deseja a todas e todos clientes, amig@s e parceir@s boas festas e um 2016 repleto de felicidades, conquistas e realizações. E que o novo ano valorize o conhecimento livre e respeite o meio ambiente, as pessoas e a diversidade.



Resultado final do Prêmio Pontos de Mídia Livre confirma primeiro lugar da Colivre na categoria nacional

18 de Novembro de 2015, 15:47, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Noosferocolivre_3

Foi divulgado na quarta-feira (18/11) o resultado final do Prêmio Pontos de Mídia Livre. Entre 280 projetos classificados de todas as regiões do país na categoria nacional a Colivre conquistou o primeiro lugar e pontuação máxima com o projeto Noosfero: A plataforma web livre para redes de mídias sociais, educacionais, de economia solidária e cidadania.  O prêmio teve o objetivo de reconhecer e apoiar financeiramente iniciativas de mídia livre nos mais diversos formatos como rádio, TV, mídias sociais, blogs e jornais.

Lançado pela Colivre em 2009, o software livre Noosfero é uma plataforma web para a criação de redes sociais autônomas com foco no compartilhamento de conteúdo. Ele permite que cada organização, instuição ou coletivo crie sua própria rede de mídia social. Possibilita ainda que cada usuário de uma rede tenha total autonomia na personalização de seus perfis e utilização da rede (desde que respeite os termos de uso) criando comunidades, site e blogs, compartilhando textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso o Noosfero também é uma plataforma que foi criada para atender a uma demanda da economia solidária e possui recursos de loja virtual e inteligência econômica colaborativa. A plataforma possibilita um nível de personalização muito grande permitindo a criação de redes sociais educacionais, intranets e muito mais.



"Foi uma grande vitória e motivo de comemoração o prêmio na Colivre. No começo ficamos um pouco desacreditados porque achávamos que um projeto de software poderia não ser reconhecido como mídia pelo concurso. Porém, num contexto de convergência digital não é possível limitarmos nossas definições de mídia. Software também é mídia e o Noosfero é uma plataforma web que permite que organizações, empreendimentos e coletivos tenham sua própria mídia social autônoma e, por ser um projeto de software livre ainda permite que esses atores e atrizes sociais participem no desenvolvimento desse software. Nosso propósito enquando cooperativa é esse, o de difundir a ideia de que é necessário autonomia tecnológica para se construir a emancipação dos sujeitos".

Equipe_colivre

Fundada no ano de 2006, a Cooperativa de Tecnologias Livres (Colivre) surgiu do sonho de universitários recém-formados de viver do software livre e do cooperativismo. A cooperativa se utiliza dos princípios do software livre para prestar serviços e desenvolver tecnologias. Em novembro de 2014 a Colivre conquistou o primeiro lugar em um outro concurso nacional: o 9° Prêmio Cooperativa do Ano, na categoria Inovação e Tecnologia, também com o Noosfero. O vídeo de apresentação do projeto pode ser visto aqui. Mais informações sobre a Colivre podem ser encontradas no seu site oficial http://colivre.coop.br/

No site oficial do Noosfero (http://noosfero.org/) é possível conhecer melhor a plataforma e as redes e organizações que a utilizam e colaboram no seu desenvolvimento.