Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Pontos de cultura do Nordeste se reúnem para encontro sobre produção cultural colaborativa

20 de Março de 2017, 15:27 , por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 11 vezes

 

Exibir imagem.php

II Encontro Nordeste das Produtoras Culturais Colaborativas contará com debates, shows e oficinas voltadas à economia solidária

Entre os dias 30 de março e 1º de abril a capital pernambucana será, pela primeira vez, palco do II Encontro Nordeste das Produtoras Culturais Colaborativas. O evento vai reunir diversos coletivos e pontos de cultura, entre outras instituições do Norte, Nordeste e Sul do país, para trocar experiências sobre técnicas de economia solidária e o uso de softwares livres, além de debater os benefícios dessas ações em várias comunidades brasileiras.

A abertura acontecerá no dia 30 (quinta-feira) na sede da ONG Gestos, no bairro da Boa Vista, Centro. Durante o dia estão programados debates sobre movimentos sociais e comunicação, além de uma mostra audiovisual com vídeos produzidos pelos coletivos participantes. À noite a programação se estende para o bar Apolo 17, no bairro do Recife, com a montagem do Palco livre. Bandas, músicos, poetas e artistas que estiverem interessados em apresentar seus trabalhos podem se inscrever e dividir o espaço com o set list animado do DJ Charles ZamboHead.

Na sexta-feira serão realizados debates no Centro de Educação da UFPE, a partir das 9h, com temas como Subjetividades Coletivas, Educação Popular, Tecnologias Sociais e Economia Solidária. A programação cultural acontecerá na Praça da Várzea, a partir das 20h, com shows dos Batuqueiros do Silêncio, Coco Raízes do Capibaribe, Forró de Cabeça e DJ VirguLINUX, nos intervalos.

No último dia, o público poderá escolher entre as oficinas de Moedas Sociais Digitais, Acervo Cultural Multimídia, Criação de Brinquedos Populares e outras, todas ministradas na UFPE. O encerramento será a partir das 14h, no bairro de Guadalupe, em Olinda, com um debate sobre a Aplicação da Lei Cultura Viva e uma roda com os encaminhamentos do encontro. A partir das 18h, subirão aoque palco o anfitrião Coco de Umbigada e os convidados especiais o Mestre Zé Negão e a Sambadaon Jr.

Para participar basta fazer a inscrição, gratuita, até o dia 30 de março no link: http://www.corais.org/colaborativas/node/94602. A primeira edição do evento foi realizada em outubro de 2013, na Faculdade de Educação da UFBA, em Salvador.

História do evento


O II Encontro Nordeste das Produtoras Culturais Colaborativas faz parte da execução do plano de trabalho do Projeto da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas que foi aprovado em 1º lugar na categoria nacional do edital Cultura de Redes, promovido pelo MinC em 2015. Esta tecnologia social foi certificada pela Fundação Banco do Brasil (http://e.eita.org.br/produtora-cultural-colaborativa) , no ano de 2015, passando a fazer parte do banco de tecnologias sociais da entidade. O projeto teve como proponente o Instituto Intercidadania, envolvendo aproximadamente 28 coletivos que utilizam a tecnologia social das Produtoras Culturais Colaborativas, que pode inclusive ser expandida para novas cidades brasileiras.

Serviço:


II Encontro Nordeste das Produtoras Culturais Colaborativas
Onde: Sede da ONG Gestos (Boa Vista), Centro de Educação da UFPE e Coco de Umbigada
Quando: de 30 de março a 1º de abril
Quanto: Gratuito
Inscrições: http://www.corais.org/colaborativas/node/94602


Fonte: http://softwarelivre.org/colivre/blog/pontos-de-cultura-do-nordeste-se-reunem-para-encontro-sobre-producao-cultural-colaborativa

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.