Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Licenciado sob CC (by)

Colivre é finalista do Prêmio Banco do Brasil de Tecnologia Social

15 de Agosto de 2017, 18:20, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Com o projeto Noosfero: plataforma web livre para a criação de redes sociais autônomas, a Colivre é finalista de mais um prêmio nacional, o Prêmio Banco do Brasil de Tecnologia Social, promovido pela Fundação Banco do Brasil



Nova versão do sistema operacional universal é lançada

20 de Junho de 2017, 17:22, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Debian 9 stretch

Depois de 26 meses de desenvolvimento pela comunidade do projeto Debian, o sistema operacional universal, como é chamado o Debian GNU/Linux, acaba de lançar sua nova versão, o Debian 9 - Strech. Esta versão presta uma homenagem ao fundador do projeto Ian Murdock, que faleceu em 28 de dezembro de 2015. O Debian agora pode ser instalado em 75 idiomas, sendo a maioria deles disponível tanto em interfaces de usuário baseadas em texto como gráficas.

O Stretcht terá suporte a atualizações de segurança pelos próximos 5 anos, graças ao trabalho combinado da equipe de Segurança do Debian e da equipe de Suporte de Longo Prazo do Debian. O Firefox e o Thunderbird retornam ao Debian com o lançamento da nova versão, e substituem as suas versões com as marcas removidas Iceweasel e Icedove, que estiveram presentes no repositório por mais de 10 anos.

O Debian é um sistema operacional livre, desenvolvido por milhares de voluntários ao redor do mundo que colaboram através da Internet. O pontos chave do projeto Debian são a sua base de voluntários, a sua dedicação ao Contrato Social do Debian e ao Software Livre, e o seu compromisso de fornecer o melhor sistema operacional possível. Este novo lançamento é um passo importante nessa direção.

Para mais informações visite as páginas web do Debian em https://www.debian.org/



Biblioteca do Comum reúne acervo multimídia para difusão do conhecimento livre

1 de Junho de 2017, 17:37, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Biblioteca do comum2


Surgida da fusão das blibliotecas do Instituto do Intersaber e do Baixa Cultura, o portal Biblioteca do Comum é uma biblioteca digital voltada para difundir o conhecimento e a cultura livres. A proposta do site é reunir materiais nos mais diversos formatos como áudio, vídeo, livros, artigos, teses, dissertações, entrevistas, quadrinhos, fanzines, revistas com temas relacionados à Agricultura Urbana, Bens Comuns, Ciência Cidadã, Cultura Livre, Economia Colaborativa, Educação Expandida, Participação Digital, Tecnologias Sociais, entre outros. A plataforma foi desenvolvida com o software livre Omeka. 

Além de ser uma ferramenta para a construção e difusão do conhecimento livre, a bliblioteca adota um modelo de gestão aberto, no qual todas as pessoas e organizações interessadas são convidadas a participar do processo por meio de um chamamento permanente, como é descrito no site: "A Biblioteca do comum não é público nem privada, mas comum. Como uma horta urbana formada em um terreno doado, ou um espaço transformado em praça pela ação de vizinhos, quem cuida dela somos nós: tod@s aqueles interessad@s em construir um conhecimento aberto e de fácil acesso a tod@s".

A Biblioteca do Comum se propõe a quebrar as barreiras criadas pela sistema de propriedade intelectual, que deixa o conhecimento na controle de poucas corporações e o acesso a pessoas que podem pagar por ele.

Para ter acesso ao conteúdo ou colaborar com o projeto acesse o endereço http://www.bibliotecadocomum.org/



Richard Stallman visita o Brasil para palestras em algumas cidades

10 de Maio de 2017, 15:43, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Stallman brasil editada

O fundador do movimento de Software Livre do Projeto GNU, da Free Software Foundation (FSF), e um dos autores da Licença Pública Geral GNU (GNU GPL) estará no Brasil entre maio e junho de 2017 visitando algumas cidades para palestrar.

A agenda dele confirmada até o momento é a seguinte (pode sofrer alterações):

29 de maio - Belo Horizonte - MG

A palestra fará parte das comemorações dos 90 anos da UFMG.

  • Horário: 14:00h
  • Local: Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 1, Campus Pampulha UFMG.
  • Organização: Comissão 90 anos UFMG e Departamento de Ciência da Computação.
  • Inscrição: gratuita

31 de maio - Campinas - SP

A Palestra fará parte da programação da disciplina de Seminários sobre Software Livre.

  • Horário: 16:00h
  • Local: Sala CB-06 do Ciclo Básico I (antigo) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • Organização: Profa. Islene Calciolari Garcia
  • Inscrição: gratuita

02 de junho - Curitiba - PR

Site com todas as informações http://rms.curitibalivre.org.br

17 de junho - Brasília - DF

A palestra fará parte da programação da Campus Party Brasília

 

Para ver a agenda completa de viagens do Stallman pelo mundo acesse o site da FSF.

Fonte: PSL Brasil



II Seminário Software e Cultura no Brasil acontece no dia 07/04

5 de Abril de 2017, 15:27, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Lablivre

O Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da UFABC promoverá, no próximo dia 7 de abril (sexta-feira), em São Bernardo do Campo, um encontro com desenvolvedores e membros brasileiros de comunidades de softwares livres culturais para receber sugestões quanto a editais públicos que serão lançados pelo Laboratório em 2017. Aurélio Heckert, sócio e desenvolvedor da Colivre, participará representando a comunidade do Inkscape, o software para edição de imagens e documentos vetoriais.

Parte do projeto de pesquisa de mapeamento dos softwares culturais no Brasil, desenvolvido pelo LabLivre desde maio de 2016, esses editais têm como objetivo fomentar o desenvolvimento de tecnologias e soluções livres no campo cultural. Poderão contar com apoio financeiro desenvolvedores que tenham projetos para criar ou aprimorar ferramentas e funcionalidades para esses softwares.

Durante o período da manhã, os convidados apresentarão, em linhas gerais, como funciona a dinâmica interna das comunidades de que fazem parte. Relatarão, entre outras questões, seu histórico, o processo de desenvolvimento do software e seus mecanismos para tomadas de decisão. Até o momento, estão confirmados os seguintes participantes (clique nos nomes para mais informações):

ATHOS RIBEIRO (comunidade Fedora)
AURÉLIO HECKERT (comunidade Inkscape)
FILIPE SARAIVA (comunidade KDE)
GEORGES BASILE STAVRACAS NETO (comunidade GNOME)
GUSTAVO MATTOS (comunidade Blender)
JOÃO SEBASTIÃO DE OLIVEIRA BUENO (comunidade GIMP)
LUCAS KANASHIRO (comunidade Debian)
OLIVIER HALLOT (comunidade LibreOffice)

À tarde, na primeira parte, os membros das comunidades apresentarão o(s) software(s) mantidos por elas e apontarão suas demandas mais urgentes e relevantes. Em seguida, serão debatidas sugestões para as questões relacionadas à atividade-fim dos editais, tais como tempo de desenvolvimento e manutenção, valores, contrapartidas, entre outras.

Não é necessário fazer inscrição. Aqueles que precisarem de certificado de participação, basta solicitá-lo pelo e-mail contato@lablivre.wiki.br.

Confira abaixo a programação completa:

II SEMINÁRIO SOFTWARE E CULTURA NO BRASIL
UFABC – Campus São Bernardo do Campo (veja aqui como chegar)
Sala: A1-S104 (Bloco Alfa 1, primeiro andar)

9h30 – Apresentação: LabLivre e os objetivos do seminário
Pesquisadores do Laboratório falarão sobre o projeto pesquisa de mapeamento dos softwares culturais no Brasil e sobre a dinâmica do seminário. SADY JACQUES, Coordenador Geral da Associação Software Livre.Org, falará sobre o apoio da ASL aos projetos do LabLivre.

10h – Raio-X das comunidades
Convidados apresentarão como funciona a dinâmica interna das comunidades de que fazem parte

12h – Almoço

13h30 – Principais demandas de desenvolvimento
Membros das comunidades apresentarão o(s) software(s) mantidos por elas e apontarão suas demandas mais urgentes e relevantes

15h30 – Sugestões para os editais de fomento
Serão debatidas sugestões para as questões relacionadas à atividade-fim dos editais

17h – Encerramento


Fonte: LabLivre