Ir para o conteúdo
 

Blog RSS feed

ou

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Licenciado sob CC (by)

Pontos de cultura do Nordeste se reúnem para encontro sobre produção cultural colaborativa

20 de Março de 2017, 15:27, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

 

Exibir imagem.php

II Encontro Nordeste das Produtoras Culturais Colaborativas contará com debates, shows e oficinas voltadas à economia solidária

Entre os dias 30 de março e 1º de abril a capital pernambucana será, pela primeira vez, palco do II Encontro Nordeste das Produtoras Culturais Colaborativas. O evento vai reunir diversos coletivos e pontos de cultura, entre outras instituições do Norte, Nordeste e Sul do país, para trocar experiências sobre técnicas de economia solidária e o uso de softwares livres, além de debater os benefícios dessas ações em várias comunidades brasileiras.

A abertura acontecerá no dia 30 (quinta-feira) na sede da ONG Gestos, no bairro da Boa Vista, Centro. Durante o dia estão programados debates sobre movimentos sociais e comunicação, além de uma mostra audiovisual com vídeos produzidos pelos coletivos participantes. À noite a programação se estende para o bar Apolo 17, no bairro do Recife, com a montagem do Palco livre. Bandas, músicos, poetas e artistas que estiverem interessados em apresentar seus trabalhos podem se inscrever e dividir o espaço com o set list animado do DJ Charles ZamboHead.

Na sexta-feira serão realizados debates no Centro de Educação da UFPE, a partir das 9h, com temas como Subjetividades Coletivas, Educação Popular, Tecnologias Sociais e Economia Solidária. A programação cultural acontecerá na Praça da Várzea, a partir das 20h, com shows dos Batuqueiros do Silêncio, Coco Raízes do Capibaribe, Forró de Cabeça e DJ VirguLINUX, nos intervalos.

No último dia, o público poderá escolher entre as oficinas de Moedas Sociais Digitais, Acervo Cultural Multimídia, Criação de Brinquedos Populares e outras, todas ministradas na UFPE. O encerramento será a partir das 14h, no bairro de Guadalupe, em Olinda, com um debate sobre a Aplicação da Lei Cultura Viva e uma roda com os encaminhamentos do encontro. A partir das 18h, subirão aoque palco o anfitrião Coco de Umbigada e os convidados especiais o Mestre Zé Negão e a Sambadaon Jr.

Para participar basta fazer a inscrição, gratuita, até o dia 30 de março no link: http://www.corais.org/colaborativas/node/94602. A primeira edição do evento foi realizada em outubro de 2013, na Faculdade de Educação da UFBA, em Salvador.

História do evento


O II Encontro Nordeste das Produtoras Culturais Colaborativas faz parte da execução do plano de trabalho do Projeto da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas que foi aprovado em 1º lugar na categoria nacional do edital Cultura de Redes, promovido pelo MinC em 2015. Esta tecnologia social foi certificada pela Fundação Banco do Brasil (http://e.eita.org.br/produtora-cultural-colaborativa) , no ano de 2015, passando a fazer parte do banco de tecnologias sociais da entidade. O projeto teve como proponente o Instituto Intercidadania, envolvendo aproximadamente 28 coletivos que utilizam a tecnologia social das Produtoras Culturais Colaborativas, que pode inclusive ser expandida para novas cidades brasileiras.

Serviço:


II Encontro Nordeste das Produtoras Culturais Colaborativas
Onde: Sede da ONG Gestos (Boa Vista), Centro de Educação da UFPE e Coco de Umbigada
Quando: de 30 de março a 1º de abril
Quanto: Gratuito
Inscrições: http://www.corais.org/colaborativas/node/94602



Recesso do Carnaval 2017 na Colivre

22 de Fevereiro de 2017, 15:31, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Carnaval colivre2017

 



Rede Nacional Observatórios do Trabalho é desenvolvida em Noosfero pela Colivre

17 de Fevereiro de 2017, 20:46, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Redeot

Foi realizado em Brasília, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2017, o 2º Seminário Nacional da Rede Observatórios do Trabalho. Além de abordar as estratégias de articulação e de mobilização dos gestores, conselheiros de conselhos de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, o seminário lançou oficialmente o ambiente virtual da Rede Observartórios do Trabalho. Desenvolvido em Noosfero pela Colivre, o ambiente é uma rede social que tem o objetivo de articular e qualificar a atuação de técnicos de Observatórios do Trabalho, pesquisadores, gestores públicos e conselheiros envolvidos com as políticas de trabalho no Brasil.

A Rede Observartórios do Trabalho é um projeto do Ministério do Trabalho (MTb) em parceria com o Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) que vem sendo construída desde 2014 para possibilitar o desenvolvimento de atividades e produtos que contribuam para a articulação e aprimoramento metodológico dos Observatórios de Trabalho pelo país, buscando aprimorar a produção de informações voltadas para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas no campo do trabalho.

O objetivo principal da Rede Observatórios do trabalho é produzir conhecimento para subsidiar o debate público e o diálogo social, no âmbito nacional e subnacional, acerca dos desafios para se assegurar trabalho digno e, desse modo, contribuir para o aperfeiçoamento das polí­ticas de trabalho no Brasil. A proposta de constituição da rede está assentada em valores como trabalho digno e desenvolvimento com inclusão; democracia; participaçãoo; equidade; descentralização; e fortalecimento das políticas públicas. Seus princí­pios estão baseados na construção colaborativa de conhecimento; autonomia crítica e  científica; respeito à  diversidade e negociação de conflitos; articulação das múltiplas escalas do território; e horizontalidade nas relações intrarede. 

Para conhecer o ambiente virtual da Rede, que está em domínio provisório, acesse o endereço https://redeot.colivre.net/



Rede Internacional de Educação Artística adere ao Noosfero

18 de Janeiro de 2017, 17:07, por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda

Anotherroadmap

A rede internacional Another Roadmap for Arts Education (Outro Roteiro para a Educação Artística), que reúne educadores/as e pesquisadores/as em museus, universidades, escolas e projetos culturais e educativos passou a utilizar o Noosfero como plataforma de articulação e comunicação entre seus núcleos ao redor do mundo. A rede agrega 22 grupos ao redor do mundo com a proposta de tabalhar a educação artística inserida nas relações sociais e políticas, respeitando os contextos locais.

Another Roadmap surgiu do anseio de educadores/as e pesquisadores/as fazer uma análise crítica do Roteiro para a Educação Artística da Unesco, definido em 2006, e da Agenda de Seul (2010), uma série de metas mundiais para o desenvolvimento da Arte e Educação. A rede, que deu início à Another Roadmap School (Escola Outro Roteiro), tem a perspectiva de questionar a hegemonia dos conceitos ocidentais de arte e educação e elaborar alternativas e novos paradigmas para as pesquisas e práticas relacionadas á educação artística.

O Noosfero permite autonomia para os grupos que fazem parte da rede porque permite que cada perfil de comunidade e usuário na rede possa ter seu próprio layout customizado além de possuir funcionalidades de blogs, fóruns, agendam, wiki, pastas de arquivos, galeria de imagens, entre outras.

O Noosfero é uma plataforma web livre para a criação de redes sociais autônomas com foco no compartilhamento de conteúdo. Desenvolvido pela Colivre e lançado em 2009 durante o III Encontro Nordestino de Software Livre, o Noosfero já garantiu o primeiro lugar em diversos prêmios nacionais à cooperativa como o 9º Prêmio Cooperativa do Ano em 2014, o Prêmio Pontos de Mídia Livre do Ministério da Cultura em 2015 e o Prêmio Especial Recursos Educacionais Abertos da Revista ARede Educa em 2016.

Para conhecer mais sobre a rede Another Roadmap for Arts Education acesse o site oficial através do endereço http://another.zhdk.ch/.



Recesso de final de ano da Colivre

29 de Dezembro de 2016, 20:48, por Feed RSS do(a) Colivre - 1Um comentário

A Colivre deseja a todas e todos @s clientes, amig@s, parceir@s e colaborador@s um 2017 repleto de cooperação, solidariedade, liberdade e realizações.

 

Cartao 2017