Ir para o conteúdo
ou

Thin logo

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias

31 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Desconhecido - | 2 pessoas seguindo este artigo.

Seja bem-vind@ à central de notícias do Sistema OCEB. Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no universo do cooperativismo baiano.


Sescoop Bahia reúne jovens para celebrar Ano Internacional das Cooperativas

20 de Julho de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

Cerca de 160 jovens estarão reunidos neste final de semana (21 e 22/07) no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador/BA, para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas, durante o II Encontro Estadual de Integração do JLC. Os participantes do evento são alunos e ex-alunos do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA.O Programa compreende a capacitação profissional em gestão cooperativista e empreendedorismo voltado para jovens de 16 a 30 anos, que possuem ligação com alguma cooperativa baiana. Desde 2008, 215 pessoas já concluíram o curso. Atualmente, a capacitação possui 27 alunos em formação na cidade de Inhambupe.O curso promovido pelo Sescoop Bahia tem levado capacitação para as cidades do interior da Bahia proporcionando aos jovens vislumbrar novas oportunidades de atuação profissional e intervenção de crescimento nas suas comunidades. As cidades de Mairi, Nazaré, Salinas da Margarida, Baixa Grande, Pintadas, Capela do Alto Alegre, Maragogipe, Várzea da Roça e Ruy Barbosa já foram beneficiadas.O Programa tem carga horária de 328 horas e abrange, dentro outros objetivos: despertar o interesse sobre o negócio cooperativo; capacitar os jovens para gerir o negócio cooperativo de forma competitiva; fomentar a formação de novos cooperativistas no segmento; e ampliar a visibilidade do cooperativismo local e regional.



Sescoop Bahia reúne jovens para celebrar Ano Internacional das Cooperativas

20 de Julho de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo


Sescoop Bahia reúne cooperativas baianas para discutir comunicação cooperativista

18 de Julho de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA reuniu nesta terça-feira, 17 de julho, os profissionais que lidam com a comunicação das cooperativas baianas para discutir os Desafios da Comunicação Cooperativista durante o Encontro de Comunicação. O evento contou com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB."O cooperativismo baiano precisa sair da invisibilidade. Temos que mostrar quem somos, onde estamos e o que fazemos para a sociedade baiana. Além disso, me preocupa muito a falta de comunicação entre a cooperativa e seus cooperados", ressaltou o presidente da OCEB-Sescoop/BA, Cergio Tecchio, durante a abertura do evento.Segundo o presidente, um dos fatores que prejudicam a intercooperação é o fato das cooperativas não se conhecerem. "Os meios de comunicação evoluíram. O Sistema Cooperativo também precisa evoluir. Precisamos nos conhecer melhor e expor ao mundo nossos valores", abordou.O evento discutiu a comunicação enquanto experiência, que enfatiza o saber ouvir e saber falar, a articulação de ideias e pessoas, a difusão de conceitos, a construção de entendimentos e emancipação. Além disso, ao discutir os desafios da comunicação o Encontro construiu um espaço para que os profissionais explanassem sobre os entraves de comunicação encontrados no dia-a-dia das cooperativas, permitindo uma rica troca de ideias. "A gente aprende com a experiência do outro", ressaltou Cristiane Veiga da Cooperativa Baiana de Teatro.O evento foi conduzido por Ricardo Caribé, que integra a equipe de Assessoria de Comunicação da OCEB-SESCOOP/BA. Durante o Encontro, os participantes assistiram a uma palestra de sensibilização sobre o tema e participaram de oficinas sobre comunicação interna e comunicação externa. Nessas oficinas, os profissionais se reuniram em grupo para discutir e apontar soluções de comunicação para situações-problema que podem ocorrer no dia-a-dia das cooperativas.A proposta e a metodologia do Encontro foram bem aceitos pelos participantes. "Outros eventos como esse devem acontecer para tratarmos a comunicação com mais profundidade. Os conhecimentos passados aqui foram muito enriquecedores", relatou Jefferson Campos representante da Uniodonto de Salvador. "O evento foi uma experiência riquíssima e válida. Foi meu primeiro contato com outras cooperativas", ressaltou Fernanda Cruz da Coopersaúde. Na consolidação do evento, as cooperativas baianas foram convidadas a participar de uma rede de comunicação cooperativista e construir propostas para o Encontro Estadual de Cooperativismo, que será realizado pela OCEB em outubro deste ano.



Sescoop Bahia reúne cooperativas baianas para discutir comunicação cooperativista

18 de Julho de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo


População de Ipirá é beneficiada com o Programa Tudo Por Um Sorriso

13 de Julho de 2012, 3:00, por Portal Bahia Cooperativo

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, em parceria com o Sicoob Sertão, realizou no último dia 11 de julho mais uma edição do Programa Tudo Por Um Sorriso. O evento foi realizado na cidade de Ipirá/BA e beneficiou cerca de 700 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos. A Campanha Tudo Por Um Sorriso busca disseminar informações sobre a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a qualidade de vida entre cooperados, empregados das cooperativas, familiares e a população das cidades por onde passa. "O evento foi uma grande oportunidade para exercermos a intercooperação, pois participaram cooperativas da área de saúde, de crédito, Sescoop/BA, várias organizações sociais e o poder público local", ressalta o diretor presidente do Sicoob Sertão, Milton Aparecido Ramos. O público teve acesso aos serviços de higiene bucal com aplicação de flúor, serviços médicos com aferição de pressão e glicemia, orientação para postura saudável e distribuição de kits bucais. "Ações como essa são formas de promover aprendizagem, retribuição à comunidade, aos associados e familiares, bem como motivar o aumento da participação no cooperativismo", completa Ramos. A Campanha é uma ação de Promoção Social, uma das três linhas de atuação do Sescoop/BA, que contempla a prestação de serviços, a promoção da saúde e da qualidade de vida.



Categorias

Comunicação
Tags deste artigo: cooperativismo