Ir para o conteúdo
ou

BahiaCoop 2014

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

III BahiaCoop promove ciclo de palestras

14 de Outubro de 2014, 16:47 , por André Felipe - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 18 vezes

 

 

Durante o III Encontro Estadual das Cooperativas Baianas – BahiaCoop – os participantes acompanharam palestras e cases de sucesso de algumas cooperativas, além de praticarem a intercooperação, através dos stands das cooperativas montados no espaço do evento.

 

O segundo dia do BahiaCoop começou com a palestra do Presidente do Bancoob, Marcos Aurélio Almada. O tema abordado foi “Governança Cooperativa como Ferramenta no Desenvolvimento do Cooperativismo”. A apresentação da palestra foi ilustrada com exemplos de empresas, que por não adotar uma governança estruturada enfrentaram grandes problemas. O Presidente ressalta que a governança é fundamental para o sucesso nos negócios. "É necessário avançar e a governança bem estruturada tem papel significativo para alcançar objetivos", comenta Marcos Aurélio. Na oportunidade, modelos de governança foram apresentados e o palestrante destacava o papel dos envolvidos no processo.

 

Depois da brilhante palestra do Presidente do Bancoob, o público acompanhou a apresentação do Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – OCEPAR, João Paulo Koslovski. O assunto abordado pelo presidente foi  “Desenvolvimento Sustentável via Cooperativa”. Na ocasião, os desafios do cooperativismo e sugestões de ações para superá-los foram discutidos. “A qualificação continuada e o profissionalismo são ferramentas essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo”, destacou João Paulo.

 

Para o vice-presidente da cooperativa COOPERMED, Sérvulo Dourado, o cooperativismo só avança com a participação e opinião de todos. “Esse evento é a oportunidade de trocarmos experiências e juntos superarmos os desafios. Aqui, encontramos colegas mais experientes explanando sobre suas dificuldades e as soluções adotadas. Desta forma, crescemos e podemos pensar no futuro.”

 

Dando sequência à programação do evento, as cooperativas dos ramos agropecuária, crédito, educação e transportes apresentaram seus cases de sucesso. Cada cooperativa trouxe um pouco da sua trajetória, dos desafios enfrentados e das conquistas, além de evidenciar ações que contribuíram para o sucesso da cooperativa. Fechando o ciclo de palestras, Kau Mascarenhas abordou o tema “Nova Visão de Liderança”. O palestrante provocou entre os participantes um momento de reflexão sobre o papel da liderança. Além disso, a metodologia adotada estimulou a participação dos presentes durante a apresentação.

 

Para o Conselheiro de Administração da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento, Hélio Ferreira da Silva, o evento superou as expectativas. “Promover um Encontro dessa grandeza é muito importante para o cooperativismo. O evento ultrapassou minhas expectativas e colaborou para aprimorar o conhecimento, além de possibilitar a aproximação com outras cooperativas de diversos ramos.”

 

Intercooperação.

O sexto princípio do cooperativismo foi colocado em prática no III BahiaCoop. Durante os dois dias  de evento as cooperativas dos ramos saúde, transporte, trabalho, crédito e agropecuário puderam expor seus produtos e serviços, além de utilizarem o evento para iniciar processos de parcerias. Para a Presidente da Cooperativa UNIFISIO, Sandra Cohim, esse momento oportunizado pelo Sistema OCEB-SESCOOP/BA é fundamental para estreitar relações e negócios “Mais uma vez o evento reforça a intercooperação e isso é importante no processo de união das cooperativas. A OCEB e o SESCOOP/BA estão de parabéns em promover um evento dessa magnitude, buscando sempre promover o cooperativismo.” O Superintendente da Cooperativa COOTRASB, Gilvan Souza, comenta sobra a importância em promover a intercooperação. “Esse princípio estimulado pelo Sistema OCEB e concretizado nesse evento é uma prova do fortalecimento do cooperativismo na Bahia. Temos a oportunidade de conhecer o que cada cooperativa oferece e trocar ideias e experiências com os expositores. Unidos somos mais fortes.”

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.