Ir para o conteúdo
ou

0 amig@s

Nenhum(a)

0 comunidades

Nenhum(a)

 Voltar a Blog
Tela cheia

Poupatempo conta com serviço de agendamento

13 de Setembro de 2017, 22:31 , por Amanda Costa Melo - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Com a proposta de facilitar o acesso da população a serviços essenciais, o Poupatempo foi criado pelo governo estadual de São Paulo em 1997. O primeiro posto a entrar em operação foi o da Sé, na região central da capital. Desde então, dezenas de unidades espalhadas pelo estado foram inauguradas, chegando a 72 locais de atendimento em 2016.

O modelo de centralização dos serviços agradou aos cidadãos, que passaram a se dirigir a um endereço do Poupatempo para resolver suas pendências. Além disso, a rapidez e a praticidade para emitir documentos importantes sempre foi um diferencial do programa. O atendimento tem aprovação de 97% dos paulistas.

Serviços

Atualmente, o Poupatempo disponibiliza uma relação de mais de 400 serviços. Entre eles, estão aqueles mais requisitados pelos usuários, como emissão do RG, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da Carteira de Trabalho. Em paralelo, os postos também resolvem demandas de Sabesp, Correios, Detran, Procon, Jucesp, entre outros órgãos.

Em quase 20 anos de fundação, já foram realizados 512,2 milhões de atendimentos. Para você ter uma ideia da dimensão do Poupatempo, somente em 2016 foram 38 milhões. Isso dá, mais ou menos, 175 mil por dia.

Os serviços “campeões” são o de RG, Licenciamento de veículos, CNH e Carteira de Trabalho. Veja o número de emissões de cada um deles desde a inauguração da primeira unidade:

  • RG: 47,8 milhões
  • Licenciamento: 26,3 milhões
  • CNH: 24,3 milhões
  • Carteira de Trabalho: 12 milhões

Agendamento de Serviços

Devido à alta demanda de solicitações, o Poupatempo passou a agendar os atendimentos dos serviços mais procurados pelos cidadãos. Dessa forma, o órgão evita filas e consegue manter o padrão de agilidade pelo qual sempre foi reconhecido.

Contudo, vale lembrar que não são todos os serviços que precisam ser agendados com antecedência. Somente os mais concorridos entram nessa obrigatoriedade. Veja quais são:

Cadastro de Emprego

Emissão da Carteira de Trabalho

Solicitação do Seguro-Desemprego

Emissão do Atestado de Antecedentes Criminais (ACC)

Emissão do RG – Carteira de Identidade (1ª e 2ª via)

CNH – 1ª habilitação, Reabilitação de permissionário, Adição/Mudança de Categoria

CNH – 2ª Via, Troca da permissão para dirigir pela CNH definitiva

CNH – Processo de Suspensão e de Cassação

CNH – Renovação com exame médico fora do Poupatempo

CNH – Renovação com exame médico no Poupatempo

Serviços relacionados a veículos (multas, licenciamento, entre outros)

Para os serviços acima, é importante ressaltar que você não poderá ser atendido caso agende uma data e um horário previamente.

Como fazer um agendamento

Existem duas formas para você fazer agendamentos no Poupatempo. Uma delas é pelo site oficial da instituição. Para reservar uma data, primeiramente você precisa fazer um cadastro. Você vai precisar fornecer seus dados pessoais e registrar uma senha de acesso. Depois disso, basta você seguir as instruções indicadas no site para realizar o agendamento que deseja.

A segunda opção é através do telefone 0800 772 36 36. Esse é o número do Disque Poupatempo. É bastante simples agendar e você não precisa se cadastrar. Ao ligar, você deve seguir as orientações correspondentes ao serviço que quer agendar. Ao final, você receberá um número de protocolo confirmando o agendamento. A ligação é gratuita.


Categorias

Serviços